Com 'lambreta' de Damião, Inter bate Juventude e faz Gre-Nal na final do 2º turno
O Internacional venceu fora de casa o Juventude por 2 a 1, neste domingo, em partida válida pela semifinal do segundo turno do Campeonato Gaúcho. Com o resultado, o time colorado se classificou para a decisão da Taça Farroupilha e enfrenta o arquirrival Grêmio.

Esta foi a terceira decisão que o Inter enfrentou em três jogos sob comando de Falcão. Desde que o técnico assumiu, a equipe atuou nas quartas de final do próprio Gaúcho - que terminou em vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz-RS - e na última rodada da fase de classificação da Libertadores - triunfo por 2 a 0 sobre o Emelec, que garantiu a ponta do grupo 6.

Quem abriu o placar foi o Internacional, com o meio-campista argentino Bollatti, aos 19 minutos do primeiro tempo, com um belo chute logo no primeiro ataque da equipe na partida. O empate do Juventude chegou pouco depois, aos 27 minutos, também da etapa inicial, com Fred, em bela cobrança de falta na entrada da área colorada, sem chances para Renan.

Aos 20 minutos do segundo tempo, a situação ficou difícil para o Inter, que perdeu Bolatti expulso, mas Leandro Damião desafogou os colorados e garantiu a classificação, aos 32 minutos: depois de bela "lambreta" na direita da grande área, ele cruzou para o meio e o zagueiro Rafael Pereira, que disputava a bola com Tinga, acabou empurrando sem querer para as própria rede.

Por ter vencido o primeiro turno, o Grêmio se sagra campeão estadual se vencer o segundo turno. Caso o Internacional seja o campeão da Taça Farroupilha - que será decidida em uma partida -, os times voltam a se enfrentar na decisão da competição, desta vez em dois jogos.

O jogo
Apesar da situação desanimadora do Juventude (que, no ano passado, foi rebaixado à Série D do Campeonato Brasileiro), o início da partida fez jus à tradição do clássico.

Logo aos seis minutos, os donos da casa criaram a primeira oportunidade. Após boa tabela de Cristiano e Alex Telles, o atacante Júlio Madureira testou firme, porém por cima da meta de Renan.

Os vermelhos não se intimidaram e, com Oscar (recuperado de uma lesão no tornozelo direito) na meia cancha, responderam aos 19 minutos de forma letal. O argentino Bolatti se aproveitou da saída errada do Juventude e acertou um lindo chute. A bola encontrou o ângulo do arqueiro Jônatas: 1 a 0 Inter.

O duelo continuou equilibrado, mesmo com o maior volume dos visitantes. O Inter, composto por jogadores de maior qualidade, ditava o ritmo, enquanto o Juventude tentava ameaçar em lances fortuitos. E a receita surtiu efeito. Aos 27 minutos, o mesmo volante Bolatti derrubou Jardel na entrada da área. Fred cobrou com perfeição e deixou tudo igual no Estádio Alfredo Jaconi.

Na segunda etapa, o Inter voltou ainda mais incisivo. Aos 15 minutos, a equipe da capital gaúcha quase retomou a dianteira do placar. Após o lateral esquerdo Kleber acertar o travessão, Bolívar cabeceou e Rafael Pereira, de bicicleta, tirou em cima da linha.

Quatro minutos depois, o jovem Oscar carregou, levou para o meio e, de longe, bateu colocado. A bola explodiu no travessão do atordoado Juventude. Contudo, quando tudo conspirava a favor do Inter, um baque. Bolatti se atrapalhou, pôs a mão na bola, foi expulso e se candidatou a vilão.

Mas, apesar da espanada do argentino, o atacante Leandro Damião, até então apagado no confronto, deu show. O jogador, presente na última lista do treinador da seleção brasileira Mano Menezes, deu uma carretilha na linha de fundo e cruzou para Tinga. O volante dividiu com os zagueiros e entrou com bola e tudo. Um golaço nos pampas.

Mesmo com a inferioridade numérica, o Inter manteve-se superior e garantiu a vaga na final do Segundo Turno. O adversário será o Grêmio, que eliminou, no sábado, o Cruzeiro-RS.

O Inter tem de vencer o Grêmio para levar a disputa do título gaúcho para a Super Final. Além dos possíveis confrontos pelo Estadual, os clubes arquirrivais podem se encontrar nas quartas de finais da Libertadores.

FICHA TÉCNICA:JUVENTUDE 1 x 2 INTERNACIONALLocal: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 24 de abril de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Tatiana Jacques de Freitas
Cartões amarelos: Fred e Alex Telles (Juventude); Bolatti (Internacional)
Cartão vermelho: Bolatti (Internacional)
GOLS: JUVENTUDE: Fred, aos 27 minutos do primeiro tempo
INTERNACIONAL: Bolatti, aos 19 minutos do primeiro tempo, e Tinga, aos 32 minutos do segundo tempo

JUVENTUDE: Jonatas; Anderson Pico, Fred, Rafael Pereira e Alex Telles; Jardel (Christian), Umberto, Cristiano e Ramiro; Zulu e Júlio Madureira (Rafael Aidar).
Técnico: Antônio Picoli

INTERNACIONAL: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Bolatti, Oscar (Zé Roberto) e Andrezinho; Leandro Damião e Rafael Sóbis (Tinga)
Técnico: Paulo Roberto Falcão



FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/com-lambreta-de-dami%C3%A3o-inter-bate-juventude-e-faz-gre-nal-na-final-do-2%C2%BA-turno