domingo, 10 de abril de 2011

Botafogo x Flamengo: rivalidade à prova em 'decisão' sem taça

Protagonistas das últimas quatro finais do Carioca se enfrentam ainda em busca de vaga na semifinal da Taça Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

montagem Caio Junior Botafogo Luxemburgo Flamengo (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Caio Júnior e Luxemburgo duelam neste domingo
(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM

Uma partida entre Botafogo e Flamengo virou quase sinônimo de decisão no Rio de Janeiro. Protagonistas das últimas quatro decisões do Campeonato Carioca (o clássico de 2010 decidiu a Taça Rio, mas deu o título estadual antecipado ao Alvinegro), as duas equipes enfrentam uma outra realidade neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O jogo é uma batalha na difícil missão de alcançar uma vaga na semifinal do segundo turno.
O Flamengo tem a situação mais confortável. Campeão da Taça Guanabara, o time de Ronaldinho Gaúcho tem vaga assegurada na decisão do estadual. Mas na Taça Rio, o Rubro-Negro ocupa a segunda posição do Grupo A, com 12 pontos, quatro a menos do que o líder Vasco e um a mais do que o Americano, que neste domingo enfrenta o Fluminense. No Grupo B, o Botafogo é o vice-líder, com 11 pontos, ao lado do Fluminense, e a três do líder Olaria.
As duas equipes têm campanhas parecidas na Taça Rio, e equilíbrio é a marca do clássico desde 2007, quando deram início à sequência de decisões. Até a semifinal da Taça Guanabara de 2011, quando o Flamengo levou a melhor nos pênaltis, os rivais se enfrentaram 24 vezes, com nada menos do que 13 empates (sendo que seis em 2 a 2), sete vitórias rubro-negras e quatro do Botafogo.
Esta será a primeira vez que Caio Júnior disputa um clássico carioca desde que deixou o Flamengo, em 2008. Aliás, o treinador alvinegro nunca perdeu neste tipo de confronto. Pelo Rubro-Negro, foram quatro vitórias e dois empates.
O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Wagner do Nascimento Magalhães, que terá os auxiliares Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira.

header o que esta em jogo
Botafogo: pressionado pelo Fluminense e separado do líder Olaria por três pontos, o Alvinegro precisa vencer o Flamengo para chegar à última rodada da fase de classificação da Taça Rio dependendo apenas de suas forças para se classificar à semifinal. Esta é a última chance de o Botafogo garantir presença em mais uma decisão do Carioca, feito alcançado nas últimas cinco edições.
Flamengo: campeão da Taça Guanabara, o Fla quer ganhar a Taça Rio a todo custo para evitar os dois jogos finais do Carioca. A classificação para a semifinal do segundo turno, no entanto, não é tão simples. Com 12 pontos no Grupo A, a equipe está a quatro do líder Vasco e apenas um à frente do Americano..

header as escalações 2
Botafogo: Márcio Azevedo, suspenso, é o único desfalque de Caio Júnior para o clássico. Assim, Somália será mais uma vez improvisado na lateral esquerda. O restante da equipe é o mesmo que venceu o Paraná Clube, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. O técnico Caio Júnior escalou o time com a seguinte formação: Jefferson, Alessandro, João Filipe, Antônio Carlos e Somália; Marcelo Mattos, Arévalo, Bruno Tiago e Everton; Herrera e Loco Abreu.
Flamengo: Vanderlei Luxemburgo vai dar uma nova chance ao atacante Deivid. Ele será titular ao lado de Ronaldinho. A última vez que começou uma partida, foi justamente contra o Botafogo, na semifinal do primeiro turno. Na lateral esquerda, Rodrigo Alvim está mantido. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

header fique de olho 2
Botafogo: motivado pelos dois gols marcados na vitória sobre o Paraná, Loco Abreu estará mais uma vez diante do Flamengo, adversário contra o qual costuma se dar bem. O atacante é a referência ofensiva e também é alternativa na armação de jogadas para seus companheiros.
Flamengo: com cinco gols no ano, Deivid é o artilheiro da equipe ao lado de Wanderley e Ronaldinho. Depois de perder peso e se livrar de um problema no nervo ciático, o atacante tenta recuperar a confiança. Pressionado pela torcida, ele reconhece que as vaias o incomodam.

header o que eles disseram
Caio Júnior, técnico do Botafogo: "Estou muito feliz em voltar ao Rio de Janeiro. É uma cidade alegre e festiva, o que é legal quando se está no campo. Estava com saudade desse ambiente de clássico. Meu histórico em clássicos é positivo."
Ronaldinho, meia-atacante do Flamengo: “É um clássico importantíssimo, como todos os clássicos no Rio de Janeiro. Tem sabor especial principalmente pelo momento da competição.”

header números e curiosidades
* Nas últimas seis vezes que Botafogo e Flamengo se enfrentaram pelo Campeonato Carioca, a equipe de Gávea não conseguiu vencer. Foram duas vitórias do Bota e quatro empates.
* A última vitória do Flamengo sobre o Botafogo pelo estadual ocorreu na final da Taça Rio de 2009: 1 a 0 (gol contra do zagueiro Emerson).
* Computando apenas jogos do Carioca, Botafogo e Flamengo não empatam uma partida sem gols há 22 anos (ou 51 partidas). O último por 0 a 0 ocorreu no dia 18 de junho de 89, na primeira partida da histórica decisão de 1989.
* Desde 2000, Botafogo e Flamengo se enfrentaram 46 vezes, com pequena vantagem rubro-negra. Foram 15 vitórias do Flamengo, 12 triunfos do Botafogo e 19 empates. Foram 67 gols marcados pelo Fla e 65 pelo Bota

header último confronto v2

No jogo mais recente entre os rivais, o Flamengo levou a melhor. Foi em 20 de fevereiro deste ano, na semifinal da Taça Guanabara, no Engenhão. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, gols de Ronaldo Angelim e Loco Abreu, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Felipe defendeu duas cobranças (de Somália e Everton) e ainda viu Renato Cajá chutar para fora. O resultado classificou o Rubro-Negro para a decisão contra o Boavista.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-carioca/noticia/2011/04/botafogo-x-flamengo-rivalidade-prova-em-decisao-sem-taca.html

Nenhum comentário: