Nos pênaltis, Botafogo vence e evita terceiro vexame seguido na Copa do Brasil
Jogadores comemoram gol sobre o River-SE no Engenhão

Em uma partida dramática, o Botafogo teve muitas dificuldades, mas venceu o River Plate-SE nos pênaltis por 4 a 1 depois de 1 a 0 no tempo regulamentar e avançou à segunda fase da Copa do Brasil.

Com o resultado, o técnico Joel Santana, pressionado pelos resultados ruins nesse começo de ano, ganha um pouco mais de alívio. O Botafogo evitou o terceiro vexame seguido na Copa do Brasil, já que suas duas últimas eliminações na competição foram para times menores (Santa Cruz e Americano), em pleno Engenhão, na segunda fase do torneio.

Essa foi a primeira vitória do Botafogo em uma disputa de pênaltis nos últimos quatro anos. O time de General Severiano havia sido eliminado nas penalidades em 2007, 2009 e 2011 no Campeonato Carioca - todas para o Flamengo -, e em 2008 e 2009 na Copa do Brasil por Corinthians e Americano, respectivamente.

Sem poder contar com seu principal atacante por conta de uma lesão, o uruguaio Loco Abreu, o Botafogo sofreu para criar boas chances no primeiro tempo. Mesmo assim, os mandantes abriram ao placar aos 40 minutos com um gol contra duvidoso de Bebeto.

Na etapa final, o Botafogo continuou pressionando os adversários, mas sem conseguir balançar as redes muito por conta das boas defesas do goleiro do River Plate. Com o 1 a 1 no placar agregado, a partida encaminhou para os pênaltis.

Pelo Botafogo, Marcio Rosário, Herrera, Antonio Carlos e Lucas acertaram suas cobranças. Fábio Júnior e Bebeto desperdiçaram suas penalidades por cima do gol de Jéfferson e deram a classificação aos cariocas.

O jogo - A necessidade da vitória e a ausência de Loco Abreu fez o técnico Joel Santana mudar o esquema do Botafogo. E pela primeira vez na temporada, o time alvinegro começou uma partida com dois jogadores na armação. Renato Cajá e Everton tinham a missão de se aproximar dos atacantes Herrera e Caio.

Nos primeiros minutos, o time carioca encontrou muita dificuldade para superar a marcação do River Plate. O time sergipano foi o primeiro a criar uma uma jogada de perigo aos quatro minutos quando Fernando Pilar foi lançado na área mas o goleiro Jefferson saiu antes e fez a defesa.

Só aos 19 minutos é que o Botafogo conseguiu levantar a torcida com uma bomba de Caio de fora da área que passou bem perto do travessão de Max.O lance assustou o River Plate que se concentrou na defesa e se preocupou apenas em impedir que o Botafogo criasse condições de conclusão. Aos 23 minutos, Renato Cajá fez excelente passe para Herrera que tentou deslocar o goleiro com um toque sutíl mas o goleiro sergipano fez ótima defesa.

O Botafogo embolava muito pelo meio campo e só aos 33 minutos voltou a criar um momento de perigo aos 33 minutos em cabeçada de Caio que aproveitou um bom cruzamento de Lucas mas a bola saiu com grande perigo. Logo depois o goleiro Max voltou a brilhar ao fazer uma ponte em cabeçada de Renato Cajá. Aos 39 minutos, a torcida do Botafogo tomou um grande susto quando o baixinho Bibi se antecipou à zaga e cabeceou, mas Jefferson evitou o gol.

O time dirigido por Joel Santana marcou aos 40 minutos quando após cobrança de escanteio, o goleiro Max se atrapalhou com Antonio Carlos, a bola bateu no zagueiro Bebeto e entrou nas redes sergipanas em lance polêmico que foi decidido pelo assistente Guilherme Camilo que confirmou o gol. O Botafogo seguiu pressionando em busca do segundo gol e Herrera perdeu uma chance incrível aos 46 minutos, chutando por cima quando estava livre na pequena área.

O Botafogo começou empolgado no segundo tempo e antes do primeiro minuto, Everton acertou a trave esquerda do River Plate com um chute cruzado. O River Plate adiantou seus jogadores para tentar buscar o gol do empate enquanto o Alvinegro carioca tentava acionar Herrera e Caio que, muito isolados, encontravam dificuldades para superar a defesa do River. Aos nove minutos, Herrera fez boa jogada individual mas acabou chutando mal. Logo depois Everton pediu para sair e Joel Santana optou pelo atacante Alex que foi jogar entre os zagueiros.

Aos 17 minutos, Caio entrou livre na área e errou ao tentar passar para Herrera,mas Alex fez boa jogada e concluiu com perigo. No minuto seguinte foi a vez de Herrera receber livre na área mas foi desarmado por Max ao tentar driblar o goleiro da equipe de Sergipe.

Com o passar do tempo as duas equipes foram ficando cada vez mais nervosas e cometendo muitos erros. O Botafogo buscava o segundo gol enquanto o River tentava levar a partida para a disputa de pênaltis. Aos 30 minutos, Joel resolveu trocar Renato Cajá por Fabrício que fazia sua estreia no Botafogo. A torcida não gostou e chamou o treinador de burro.

A torcida passou a protestar a cada erro de passe, intranquilizando os jogadores alvinegros. Aos 35 minutos, Alex, livre na pequena área, cabeceou com firmeza mas Max fez grande defesa, evitando o segundo gol. O goleiro sergipano voltou a aparecer bem aos 37 em chute cruzado de Caio.

Nos minutos finais, o Botafogo errou quase tudo que tentou e a decisáo foi para a disputa de pênaltis.

FICHA TÉCNICA BOTAFOGO-RJ (4) 1 x 0(1) RIVER PLATE-SE Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de março de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 19h30(de Brasília)
Árbitro: Emerson Ferreira (MG)
Assistentes: Guilherme Camilo (MG) e Helberth Andrade (MG)
Cartões Amarelos: Márcio Rosário, Bruno Tiago, Antonio Carlos (Botafogo); Bebeto, Bruno Ramos, Bebeto Oliveira, Pedrinho e Da Silva (River)
Gols: BOTAFOGO: Bebeto, contra, aos 40 minutos do primeiro tempo
Pênaltis: BOTAFOGO: Márcio Rosário, Herrera, Antonio Carlos e Lucas converteram.
RIVER PLATE: Bebeto Oliveira e Fábio Júnior desperdiçaram. Da Silva marcou.

BOTAFOGO: Jéfferson;Lucas, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Alessandro); Rodrigo Mancha, Bruno Tiago, Everton (Alex) e Renato Cajá (Fabrício); Herrera e Caio
Técnico: Joel Santana

RIVER PLATE-SE: Max; Glauber, Bebeto, Váldson e Pedrinho; Wallace, Fernando Pilar, Bruno Ramos (Lucas) e Éder (Fábio Júnior); Bibi (Da Silva) e Bebeto Oliveira
Técnico: Aílton Silva



FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27872756