Fluminense perde do América no México e fica em situação delicada na Libertadores
Gum lamenta enquanto jogadores do América comemoram o gol do time em Guadalajara.

Depois de dois empates no Rio de Janeiro contra Argentinos Juniors e Nacional-URU, o Fluminense foi ao México enfrentar o América precisando de uma vitória para manter boas chances de classificação à próxima fase da Libertadores.

No entanto, após ter oportunidades para vencer principalmente no primeiro tempo, o time tricolor perdeu para os mexicanos por 1 a 0 e está em situação muito delicada no grupo 3 do torneio.

O gol da vitória do América no Estádio Azteca foi marcado por Marquez aos 25 minutos da etapa final depois de receber, livre, grande passe de Montenegro dentro da área.

Com o resultado, o Fluminense fica com apenas dois pontos, cinco atrás do líder Argentinos Juniors e a quatro do América. Para complicar, a equipe de Muricy Ramalho precisará reverter a desvantagem contra os mexicanos, na próxima rodada, no Engenhão, e como visitante nas últimas duas partidas diante dos uruguais e dos argentinos.
Efe

O jogo
A partida começou com muita marcação por parte das duas equipes. Como donos da casa, o América buscava ter o domínio da posse de bola, enquanto que o Fluminense tentava avançar nos contra-ataques. No entanto, ambos pecavam no setor ofensivo e não chegavam ao gol adversário. A primeira chance aconteceu somente aos 14 minutos, com o time brasileiro, quando a bola chegou em Rafael Moura. O atacante finalizou, mas Ochoa fez grande defesa. No minuto seguinte foi a vez de Mariano arriscar o chute e parar no goleiro mexicano.

O Fluminense manteve o bom momento por mais cinco minutos, mas o América voltou a ficar com mais posse de bola e chegar com mais facilidade ao ataque. Os mexicanos tiveram sua primeira chance aos 23 minutos. Sánchez fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Olivera. No entanto, antes da bola chegar ao meia o volante Diguinho conseguiu tirar o perigo e salvar o Tricolor de levar o gol.

O jogo seguia sendo disputado com forte marcação das duas equipes. Tanto que o América só voltou a assustar somente aos 33 minutos quando Montenegro arriscou de longe e obrigou Ricardo Berna a espalmar para fora da área. No rebote, Olivera recebeu cruzamento e acertou uma cabeçada no travesão do Fluminense, mas o jogador mexicano fez falta e acabou com o lance.

Melhor em campo, o América passou a pressionar o Fluminense em seu campo de defesa e quase abriu o placar aos 39 minutos. Olivera finalizou da entrada da área, mas a bola passou sob o gol de Ricardo Berna, muito perto do ângulo. Nos minutos finais, os donos da casa mantiveram a blitz no ataque, mas os tricolores se seguraram e foram para o intervalo com o empate.

O segundo tempo iniciou com o Fluminense melhor e tendo logo uma chance de gol aos três minutos. O lateral-esquerdo Carlinhos chutou de longe e a bola raspou no travessão de Ochoa antes de sair. O lance empolgou os tricolores, que seguiram tendo mais domínio da partida.

NO entanto, aos poucos, o América conseguiu equlibrar as ações do jogo, que voltou a ficar sendo muito disputado no meio. Com isso, nenhuma dos times armava boas jogadas no ataque. Somente aos 23 minutos, os donos da casa criaram boa chance. Após cruzamento pela direita, Vuoso cabeceou por cima do gol tricolor.

Só que dois minutos depois os mexicanos abriram o placar no Azteca. O argentino Montenegro pegou rebote na entrada da área e tocou para Márquez. O atacante recebeu sozinho e tocou na saída de Ricardo Berna.

O gol desestabilizou os jogadores do Fluminense, que quase levou o segundo aos 26 minutos. Reyna recebeu na área, pela direita, e chutou. Ricardo Berna estava bem posicionado e defendeu com segurança. Aos poucos, os tricolores voltaram a buscar o ataque e quase empataram aos 30, quando Rafael Moura arriscou de fora da área e obrigou Ochoa a fazer grande defesa.

A resposta do América veio em três lances de perigo. Aos 33 minutos, Martínez chutou de longe e Ricardo Berna se esticou todo para espalmar. Dois minutos depois foi a vez de Montenegro testar o goleiro do Fluminense, que novamente salvou os brasileiros. Mais dois minutos e foi a vez de Sánchez finalizou dentro da peqeuna área, mas por cima do gol.

Nos minutos finais, o Fluminense partiu com tudo em busca do empate, mas não conseguiu criar boas chances para levar perigo ao goleiro Ochoa. Com isso, os tricolores saíram do México com a derrota.

FICHA TÉCNICA AMÉRICA-MEX 1 X 0 FLUMINENSE-BRALocal: Estádio Azteca, na Cidade do México (México)
Data: 2 de março de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Abraham González (Colômbia) e Javier Camargo (Colômbia)
Cartões amarelos: Montenegro (América); Diguinho e Edinho (Fluminense)
Gol: AMÉRICA-MEX: Daniel Márquez, aos 25min do segundo tempo

AMÉRICA: Guillermo Ochoa; Miguel Layún (Daniel Márquez), Aquivaldo Mosquera, Juan Carlos Valenzuela e Oscar Rojas; Rosinei, Pavel Pardo (Ángel Reyna), Nicolás Olivera (José Martínez) e Daniel Montenegro; Vicente Sánchez e Matías Vuoso. Técnico: Carlos Reynoso

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Gum, Leandro Euzébio e Digão (Souza); Mariano, Valencia (Edinho), Diguinho, Darío Conca (Araújo) e Carlinhos; Tartá e Rafael Moura. Técnico: Muricy Ramalho