Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), enfrentando o Olaria. O Rubro-Negro busca realizar seu objetivo na competição: ser campeão estadual sem a necessidade de uma decisão.

Para isso, o Flamengo precisa ganhar também o segundo turno, repetindo o feito do Botafogo em 2010. O time conseguiu essa façanha pela última vez em 1996, quando era dirigido pelo técnico Joel Santana e tinha como principal estrela o artilheiro Romário.

ACOMPANHE ESSA PARTIDA EM TEMPO REAL NO WWW.ESPN.COM.BR/TEMPOREAL

Apesar de ter consciência de que as dificuldades serão grandes na Taça Rio, pois o Flamengo é a equipe a ser batida, os jogadores adotam o discurso de que desejam acabar com o Estadual antes da decisão.

"No ano passado, o Botafogo ganhou a Taça Guanabara e soube trabalhar muito bem na Taça Rio. Chegou para a final do segundo turno menos pressionado e usou bem a vantagem que conseguiu. O Flamengo precisa usar essa mesma estratégia neste momento da disputa, pois ganhamos o primeiro turno e apenas a nossa equipe pode evitar que o Estadual tenha uma decisão", disse o lateral direito Leonardo Moura.

O primeiro passo para ganhar a Taça Rio, segundo os atletas flamenguistas, é esquecer a conquista da Taça Guanabara, que veio na semana passada, após o triunfo por 1 a 0 sobre o Boavista.

"O jogo contra o Boavista será lembrado por todos nós por se tratar da conquista de um título. Mas não podemos ficar pensando no que já ficou para trás e temos que focar neste compromisso contra o Olaria, que será muito complicado. O Flamengo tem condições de conquistar o título da Taça Rio, mas, para isso, deve deixar de lado o que aconteceu no primeiro turno", afirmou o goleiro Felipe, um dos destaques do Flamengo neste início de temporada.

Em relação à escalação da equipe, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu repetir a escalação que derrotou o Boavista na final de domingo passado. Com isso, Ronaldinho Gaúcho vai atuar no ataque, contando com os avanços dos meias Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves. Egídio permanece como titular da lateral esquerda.

Pelo lado do Olaria também existe motivação. Isso porque o time, no final de semana passado, também comemorou um título ao ganhar a Taça Washington Rodrigues, torneio disputado pelos terceiros e quartos colocados dos dois grupos da Taça Guanabara. Na decisão, o Olaria derrotou o Resende nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Para o segundo turno, a meta na Rua Bariri é surpreender os grandes times e conquistar a vaga nas semifinais. O técnico Cleimar Rocha considera que, para isso, seja fundamental estrear derrotando o Flamengo.

"O Flamengo não é o adversário ideal para nenhum time enfrentar na estreia de uma competição, mas essa também pode ser uma grande oportunidade para começarmos a disputa com moral e pegarmos embalo para alcançar os nossos objetivos. O Olaria também vem se tornando um adversário complicado de ser batido e por isso mesmo estamos confiantes", afirmou Cleimar Rocha.

Na Taça Guanabara, o Olaria terminou o Grupo B na terceira colocação com dez pontos conquistados. Essa pontuação dá tranquilidade para o segundo turno, pois o time se encontra distante da zona de rebaixamento.

FICHA TÉCNICAFLAMENGO X OLARIA
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 5 de março de 2011 (Sábado)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo de Miranda (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Felippe Costa (RJ)

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

OLARIA: Renan; Ivan, Thiago Eleutério, Rafael e Calisto; David, Danilo, Victor e Renan Silva; Felipe e Waldir
Técnico: Cleimar Rocha

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27900010