TÊNIS INTERNACIONAL 2011
Invicto há 20 partidas, sérvio será número 2 do mundo a partir desta segunda
Novak Djokovic é o melhor tenista de 2011. O sérvio de 23 anos apagou qualquer dúvida a respeito disso neste domingo, ao derrotar de virada o número 1 do mundo, Rafael Nadal, e conquistar o título do Masters 1.000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. Campeão também do Australian Open e do ATP 500 de Dubai, Nole, como é conhecido, fez 4/6, 6/3 e 6/2 e já chega a 20 vitórias seguidas no circuito mundial - 18 delas nesta temporada.
Novak Djokovic festeja seu terceiro título seguido em 2011 (Foto: AP)
O jogo deste domingo marcou a primeira vitória de Djokovic sobre Nadal em uma decisão. Até então, o espanhol havia levado a melhor em todas as cinco finais entre eles. O sérvio também jamais havia derrotado o rival de virada. O retrospecto de confrontos diretos agora marca 16 triunfos de Rafael Nadal contra oito de Novak Djokovic.
Número 1 tem ótimo começo
O jogo começou morno, com os dois tenistas sacando bem e confirmando sem sustos. O duelo só ganhou emoção a partir do quinto game, quando Nadal assumiu o cargo de tenista mais agressivo e forçou seguidos erros do sérvio. Com uma dupla falta e um backhand para fora, Djokovic perdeu seu game de saque.
A resposta de Nole foi imediata. Mudando rapidamente sua postura e atacando mais, Djokovic conseguiu devolver a quebra no sexto game graças a duas jogadas espetaculares. Primeiro, encaixou uma esquerda cruzada vencedora. Em seguida, fechou o game com uma paralela de direita. O jogo ganhou em qualidade, e o número 1 maia uma vez respondeu à altura, quebrando novamente o saque do rival e fazendo 4/3.
Rafael Nadal fez um belo começo de jogo neste domingo (Foto: EFE)
Nadal se perde no saque
Nadal teve problemas com o saque em toda a semana, e a final não foi diferente. O número 1 errou dez primeiros serviços seguidos no começo do segundo set até que Djokovic aproveitou e conseguiu a quebra no sexto game. A história do primeiro set se repetiu, com três quebras seguidas, mas desta vez foi Djokovic quem levou a vantagem.
O sérvio chegou ao nono game sacando em 5/3 e, enfim, depois de cinco set points desperdiçados, consolidou uma quebra: 6/3, e a decisão foi para o terceiro set.
Com o título disputado em um último set, Djokovic foi impecável na hora mais importante. O sérvio parou de errar e anulou todas tentativas de ataque do número 1. Nadal, que seguia com problemas no primeiro saque (25% de aproveitamento no segundo set e 45% no terceiro), teve o serviço quebrado duas vezes seguidas. Nole abriu 4/0 e, pela 20ª vez seguida no ano, venceu.
Após título em Indian Wells, Djokovic aparece em segundo lugar no ranking
Eliminado na terceira rodada, Thomaz Bellucci perde uma posição
Djokovic é campeão em Indian Wells (Foto: AP)Campeão do Masters 1.000 de Indian Wells neste domingo, Novak Djokovic é o principal destaque do ranking da ATP desta semana. O tenista sérvio, que superou pela primeira vez o líder Rafael Nadal em uma decisão, voltou a ocupar o segundo lugar na lista.
Com a conquista do título nos Estados Unidos, o tenista sérvio, invicto há 20 jogos, superou o suíço Roger Federer no ranking. Agora, Djokovic soma 8.710 pontos, enquanto Federer, que caiu nas semifinais, aparece com 8.280. Ainda assim, o vice-líder está bem distante do líder Rafael Nadal (12.630 pontos).
A derrota na terceira rodada de Indian Wells custou a Thomas Bellucci uma posição no ranking da ATP. O melhor brasileiro da lista caiu da 29ª colocação para a 30ª, com 1.285 pontos. Ricardo Mello, que foi eliminado na segunda rodada nos Estados Unidos, perdeu quatro posições, passando de 75º para 79º lugar. Antes em 95º, Marcos Daniel virou o 97º.
Nenhum comentário:
Postar um comentário