segunda-feira, 21 de março de 2011

Djokovic vira sobre Nadal em Indian Wells e fatura terceiro título seguido

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

Invicto há 20 partidas, sérvio será número 2 do mundo a partir desta segunda

Por GLOBOESPORTE.COM Indian Wells, EUA

Novak Djokovic é o melhor tenista de 2011. O sérvio de 23 anos apagou qualquer dúvida a respeito disso neste domingo, ao derrotar de virada o número 1 do mundo, Rafael Nadal, e conquistar o título do Masters 1.000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. Campeão também do Australian Open e do ATP 500 de Dubai, Nole, como é conhecido, fez 4/6, 6/3 e 6/2 e já chega a 20 vitórias seguidas no circuito mundial - 18 delas nesta temporada.
djokovic  indian wells (Foto: AP)Novak Djokovic festeja seu terceiro título seguido em 2011 (Foto: AP)

A fase é tão boa que Djokovic assumirá, nesta segunda-feira, o posto de número 2 do mundo. Atual número 3, ele garantiu a ascensão ao derrotar Roger Federer nas semifinais em Indian Wells. O suíço, aliás, foi sua vítima mais frequente este ano. Djokovic o derrotou nas semifinais em Melbourne e na decisão em Dubai. Nole também computa triunfos sobre os top 10 Andy Murray e Tomas Berdych (duas vezes) em 2011.
O jogo deste domingo marcou a primeira vitória de Djokovic sobre Nadal em uma decisão. Até então, o espanhol havia levado a melhor em todas as cinco finais entre eles. O sérvio também jamais havia derrotado o rival de virada. O retrospecto de confrontos diretos agora marca 16 triunfos de Rafael Nadal contra oito de Novak Djokovic.
Número 1 tem ótimo começo
O jogo começou morno, com os dois tenistas sacando bem e confirmando sem sustos. O duelo só ganhou emoção a partir do quinto game, quando Nadal assumiu o cargo de tenista mais agressivo e forçou seguidos erros do sérvio. Com uma dupla falta e um backhand para fora, Djokovic perdeu seu game de saque.
A resposta de Nole foi imediata. Mudando rapidamente sua postura e atacando mais, Djokovic conseguiu devolver a quebra no sexto game graças a duas jogadas espetaculares. Primeiro, encaixou uma esquerda cruzada vencedora. Em seguida, fechou o game com uma paralela de direita. O jogo ganhou em qualidade, e o número 1 maia uma vez respondeu à altura, quebrando novamente o saque do rival e fazendo 4/3.
Rafael Nadal tênis Indian Wells final (Foto: EFE)Rafael Nadal fez um belo começo de jogo neste domingo (Foto: EFE)

A segunda quebra deu ainda mais confiança ao espanhol, que não perdeu mais nenhum ponto em seus games de serviço e não demorou para fechar o set em 6/4.
Nadal se perde no saque
Nadal teve problemas com o saque em toda a semana, e a final não foi diferente. O número 1 errou dez primeiros serviços seguidos no começo do segundo set até que Djokovic aproveitou e conseguiu a quebra no sexto game. A história do primeiro set se repetiu, com três quebras seguidas, mas desta vez foi Djokovic quem levou a vantagem.
O sérvio chegou ao nono game sacando em 5/3 e, enfim, depois de cinco set points desperdiçados, consolidou uma quebra: 6/3, e a decisão foi para o terceiro set.

Com o título disputado em um último set, Djokovic foi impecável na hora mais importante. O sérvio parou de errar e anulou todas tentativas de ataque do número 1. Nadal, que seguia com problemas no primeiro saque (25% de aproveitamento no segundo set e 45% no terceiro), teve o serviço quebrado duas vezes seguidas. Nole abriu 4/0 e, pela 20ª vez seguida no ano, venceu.


Após título em Indian Wells, Djokovic aparece em segundo lugar no ranking

Eliminado na terceira rodada, Thomaz Bellucci perde uma posição

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Novak Djokovic tênis Indian Wells final  (Foto: AP) Djokovic é campeão em Indian Wells (Foto: AP)Campeão do Masters 1.000 de Indian Wells neste domingo, Novak Djokovic é o principal destaque do ranking da ATP desta semana. O tenista sérvio, que superou pela primeira vez o líder Rafael Nadal em uma decisão, voltou a ocupar o segundo lugar na lista.
Com a conquista do título nos Estados Unidos, o tenista sérvio, invicto há 20 jogos, superou o suíço Roger Federer no ranking. Agora, Djokovic soma 8.710 pontos, enquanto Federer, que caiu nas semifinais, aparece com 8.280. Ainda assim, o vice-líder está bem distante do líder Rafael Nadal (12.630 pontos).
A derrota na terceira rodada de Indian Wells custou a Thomas Bellucci uma posição no ranking da ATP. O melhor brasileiro da lista caiu da 29ª colocação para a 30ª, com 1.285 pontos. Ricardo Mello, que foi eliminado na segunda rodada nos Estados Unidos, perdeu quatro posições, passando de 75º para 79º lugar. Antes em 95º, Marcos Daniel virou o 97º.

Nenhum comentário: