tranquiloLewis Hamilton vence com folga o GP da Malásia
massa x bottas
Brasileiro ouve que parceiro está rápido, mas segura posição
maré de azar
Ricciardo tem problema no pit stop, quebra asa e é penalizado
Um
problema banal, no chamado "cachimbo da vela" do motor, foi o
responsável por tirar Lewis
Hamilton da corrida anterior, na Austrália. Mas neste domingo, nada pôde
deter
o piloto da Mercedes no GP da Malásia. Largando da ponta, o britânico
imprimiu
um ritmo forte e, com uma atuação
impecável, não foi ameaçado em momento nenhum pelos adversários,
recebendo a
bandeira quadriculada com 17 segundos de vantagem sobre seu companheiro
de
equipe, Nico Rosberg, que lidera o campeonato com 43 pontos. O
tetracampeão Sebastian
Vettel se recuperou do abandono em Melbourne com uma atuação consistente
que o
levou ao pódio. Foi o 23º triunfo de Hamilton na carreira, igualando o
brasileiro Nelson Piquet na 11ª posição do ranking de maiores vencedores
da história da Fórmula 1.
saiba mais
Massa ignora pedido da Williams
Partindo
de 13º, Felipe Massa se beneficiou da ausência da chuva e conseguiu
fazer uma corrida de recuperação
para chegar na sétima colocação. O brasileiro passou três na largada,
ganhou outras posições durante a prova e nas voltas finais, foi alertado
pelo rádio:"Valtteri está mais rápido que você. Não o segure (...) Ele
tem pneus melhores, deixe ele
ir”. Uma mensagem que inevitavelmente remeteu ao famoso episódio do
“Fernando
está mais rápido que você”, do GP
da Alemanha de 2010 quando o brasileiro precisou ceder a vitória a
Fernando Alonso na
Ferrari. Mas dessa vez, o brasileiro não respondeu pelo rádio, e sim na
pista: pisou fundo, conteve as investidas do finlandês
e assegurou o sétimo lugar. A intenção do time era liberar o finlandês
para brigar pelo sexto lugar com Jenson Button, da McLaren. Felipe Massa defendeu sua atitude na pista: 'Fiz o correto'.
Lewis Hamilton comemora vitória no
pódio do GP da Malásia (Foto: AFP)
Fernando
Alonso e Nico Hulkenberg protagonizaram outro interessante duelo nas
voltas finais, com o espanhol da Ferrari levando a melhor sobre o alemão
da Force India, ficando com a quarta posição.Kevin Magnussen (McLaren) e
Daniil Kvyat (STR) completaram o top 10. A corrida foi marcada por
muitos abandonos, sete ao total, mesma quantidade do GP da Austrália.
Depois de chegar em segundo em Melbourne e ser desclassificado, Daniel
Ricciardo teve um domingo para esquecer: viu os mecânicos da RBR fazerem
lambança em seu pit stop, viu sua asa dianteira quebrar sozinha, levou
um "stop and go" por ter sido liberado sem segurança nos boxes,
abandonou e ainda foi punido com dez posições no grid de largada do GP
do Bahrein do próximo fim de semana.
Massa passa três na largada
Felipe Massa fez uma boa largada, ganhando as posições de
Kvyat, Gutiérrez e Vergne. Lá na frente, Hamilton manteve a ponta, e Rosberg superou Vettel. Ricciardo ultrapassou
Alonso e também deixou seu companheiro de RBR para trás, subindo para terceiro.
Enquanto isso, no pelotão de trás, Maldonado e Bianchi se tocaram. Já Pérez,
com problemas hidráulicos em sua Force India, sequer saiu dos boxes.
Ainda na primeira volta, Magnussen tentou tomar a sexta
posição de Raikkonen, mas os dois acabaram se tocando. No incidente, o pneu
traseiro direito da Ferrari furou, forçando o finlandês a ir para os boxes. Já a asa
dianteira da McLaren quebrou, mas o jovem dinamarquês seguiu na pista.
Após ser superado por Ricciardo na largada, Vettel botou “ordem
na casa” e superou o australiano para assumir a terceira posição. Em nono,
Massa pressionava o oitavo colocado, Magnussen. Porém, o brasileiro teve que
conter as investidas para se preocupar com o “fogo amigo” de seu companheiro de
Williams, Bottas. A ousadia do finlandês incomodou o brasileiro, que reclamou
com o time pelo rádio: “Você viu o que ele fez? Ele me tocou”. Bottas retrucou:
“Tenho mais ritmo”. Logo depois, o brasileiro deixou Magnussen para trás e
subiu para oitavo.
Por causa dos incidentes da primeira volta, Magnussen e
Bianchi foram punidos com 5 segundos cada um, que poderiam ser cumpridos no
próximo pit stop. Pouco antes, Maldonado abandonava com problemas em sua Lotus.
Sem mudanças no pelotão da frente após a primeira rodada de
pit stops. Hamilton continuava na liderança, agora com uma boa vantagem de 10s sobre
Rosberg. Na sequência apareciam Vettel, Ricciardo, Alonso, Hulkenberg, Button e
Massa.
Movimentação apenas na parte de trás do grid, com trocas de
posições entre Vergne, Ericsson e Raikkonen, que não conseguia imprimir um
ritmo forte com a Ferrari e outro entre Kvyat e Kobayashi e, na sequência entre Koba e
Grosjean.
Com poucas disputas por posições, a corrida seguia sem
muitas emoções. Mas com 30 das 56 voltas completadas, as equipes receberam a
informação da possibilidade de chuva para o fim da prova, dando contornos
imprevisíveis para os instantes finais.
Na 35ª volta, a Sauber de Sutil apagou completamente na
entrada da reta. Mas os fiscais conseguiram recolher o carro sem precisar da
entrada do safety car. Enquanto Hamilton liderava com folga, Vettel começou a se
aproximar drasticamente de Rosberg. Mas o piloto da Mercedes apertou o passo e
voltou a abrir vantagem para o compatriota da RBR. Mais atrás, Alonso tentava chegar
no quarto colocado Ricciardo, e Massa, no sétimo, Button.
Ricciardo sofre novamente
Daniel Ricciardo, que vinha em quarto lugar, viu mais uma vez um
bom resultado lhe escapar. Em seu terceiro pit stop, os mecânicos da RBR não
fixaram corretamente o pneu dianteiro direito. O australiano parou na saída do
pit lane e precisou ter seu carro recolhido para corrigir a falha. O piloto
perdeu muito tempo por causa da barbeiragem da equipe, voltando apenas na 14ª
posição, uma volta atrás dos líderes. Para piorar a situação, sua asa dianteira
cedeu repentinamente o fazendo voltar aos boxes. Além disso, ainda levou um
stop and go de 10s pela equipe tê-lo liberado sem segurança, precisando fazer
outra visita ao pit lane, na qual preferiu abandonar a prova.
Faltando dez voltar para o fim, Massa colou de vez em
Button. O brasileiro e o britânico protagonizaram um belo e leal duelo, ficando
de lado a lado em diversas curvas, mas o piloto da McLaren conseguiu se manter à frente.
A chuva não veio, mas a terceira rodada de pit stops ficou para as voltas finais e
a única alteração ficou por conta de Nico Hulkenberg, que conseguiu levar a
Force India até o fim com apenas duas paradas e tomou a quarta posição de
Alonso. Mas o piloto da Ferrari logo se aproximou do alemão da Force India e ambos
também estrelaram uma bela disputa, com o espanhol levando a melhor.
Restando
quatro voltas, Massa encontrava-se em uma confortável sétima posição
quando ouviu pelo rádio "Bottas está mais rápido que você". Uma mensagem
que remeteu ao GP da Alemanha de 2010, quando precisou ceder a vitória
para Alonso, na época seu companheiro de Ferrari. Dessa vez, porém,
Massa ignorou a mensagem, acelerou e se manteve à frente do finlandês.
Bottas tentou atacar, mas o brasileiro fechou a porta e no fim, a
Williams pediu para os dois manterem a posição.
Lá na frente,
Hamilton cruzava a linha de chegada para uma vitória tranquila, com 17
segundos de vantagem sobre Rosberg. Vettel recebeu a bandeirada em
terceiro, seguido por Alonso, Hulkenberg e Button.
Confira o resultado final do GP da Malásia:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m40m25s974
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 17s313
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) + 24s534
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 35s992
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 47s199
6) Jenson Button (McLaren-Mercedes) + 1m23s691
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) + 1m25s076
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 1m25s537
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 1 volta
10) Daniil Kvyat (RUSSTR-Renault) + 1 volta
11) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) + 1 volta
12) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) + 1 volta
13) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) + 1 volta
14) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) + 2 voltas
15) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) + 2 voltas
Abandonaram:
Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 49 voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 35 voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 32 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 18 voltas
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 8 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 7 voltas
Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 0 voltas
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/hamilton-vence-de-ponta-ponta-massa-segura-bottas-e-fecha-em-7.html