terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Juiz ameaçado de morte após reportagem do Estadão nega elo com presos



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/juiz-ameacado-de-morte-apos-reportagem-do-estadao-nega-elo-com-presos






Jornal GGN - O juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas Luis Carlos Valois, alvo de uma reportagem do Estadão insinuando que ele tem ligações com a facção criminosa Família do Norte, negou as acusações da Polícia Federal no âmbito da operação La Muralla, cuja segunda fase, deflagrada em junho de 2016, passou a investigar o elo entre magistrados e traficantes.
Um dia após o massacre do Compaj, com 56 mortes - a maior rebelião em presídio desde Carandiru -, o Estadão publicou uma matéria dizendo que Valois foi "convocado" para participar das negociações "pelos presos", e apontou que ele foi alvo de pedido de busca e apreensão na La Muralla. A PF diz que o juiz foi citado num conversa entre cabeça da facção e uma advogada que temia que Valois fosse sacado da Vara de Execuções Penais. O processo corre em segredo de Justiça. 
Nas redes sociais, Valois revelou que o Estadão o entrevistou por 20 minutos antes de publicar a matéria, mas não inseriu nenhuma linha do que o magistrado respondeu.
Em entrevista ao Nexo, ele foi questionado sobre a denúncia da PF. "A informação é de que há advogado de preso falando com o preso sobre mim. O que eu vou fazer? Eles aparecem conversando, dizendo que eu vou despachar amanhã. É claro que eu vou despachar amanhã. Eu sou respeitado pela massa carcerária. Eu trabalho com isso há 20 anos. Os presos me respeitam", respondeu.
O magistrado também disse que é "mentira" que ele tenha pedido ajuda de presos para fazer pressão sobre o Estado para mantê-lo como juiz da VEP. "É mentira. Eu pedi licença para fazer meu doutorado na USP. Um advogado soube e foi falar com o preso para que fosse feito um abaixo-assinado pedindo que eu não saísse da VEP [Vara de Execuções Penais]. Eu não estava saindo, eu estava pedindo licença para fazer um doutorado na Universidade de São Paulo."
Após a reportagem do Estadão, Valois passou a receber ameaças de morte de outra facção criminosa, rival à Família do Norte. Há suspeita de que a rebelião no presídio aconteceu porque houve ordem para assassinar membros do PCC no Amazonas.
A entrevista completa está aqui.

Nenhum comentário: