terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Com delação da Odebrecht, Lava Jato vai dizer que Mantega e Palocci eram homens de Lula



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/com-delacao-da-odebrecht-lava-jato-vai-dizer-que-mantega-e-palocci-eram-homens-de-lula





Jornal GGN - Começam a se firmar na grande mídia os indícios de como a Lava Jato pretende usar a delação do grupo Odebrecht para fechar o cerco ao ex-presidente Lula. Segundo informações da coluna Mônica Bergamo, a força-tarefa pretende jogar concreto nas supostas relações promíscuas entre Marcelo Odebrecht, dois ex-ministros da Fazenda, o "caixa mãe" do PT e Lula.
Nos relatos feitos à Lava Jato, afirma Bergamo, Marcelo Odebrecht foi apontado como a figura que "cuidava apenas das contas de propina da empreiteira no plano nacional". Casos que envolvessem governadores e prefeitos eram administrados por outros executivos.
O "interlocutor" de Marcelo Odebrecht com o governo petista era, no início, o ex-ministro Antonio Palocci, depois substituído por Guido Mantega. Essa suposta conexão era uma afirmativa esperada, uma vez que a própria Folha revelou que os procuradores da Lava Jato teriam exigido que Odebrecht apontasse crimes de Mantega e Palocci para conseguir fechar o acordo de cooperação.
A ideia é dizer que Lula, de fato, não recebeu vantagens indevidas diretamente, ou seja, não há rastros de dinheiro sendo desviado de esquemas na Petrobras e chegando nas contas bancárias do ex-presidente.
A operação vai dizer que Palocci e Mantega supriam as necessidades de PT e Lula com uma conta mãe onde a Odebrecht depositava a propina. E a prova de que Marcelo Odebrecht precisava de "interlocutores" para chegar a Lula era que ambos "não se gostavam". O ex-presidente teria relação melhor com Emílio Odebrecht.
"A delação deve revelar que, além da já célebre reforma no sítio de Atibaia, outros benefícios a terceiros pagos pela empreiteira, sem contar doações para campanhas, foram atribuídos a Lula."
Palocci e Mantega negam as acusações.
"E Marcelo Odebrecht ficará dez anos sem ver a cara da rua nos finais de semana e em feriados. Mesmo quando passar para o regime semiaberto de prisão, e depois para o aberto, ele não poderá sair de casa nessas datas", informou a colunista, nesta terça (6).

Nenhum comentário: