sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Botafogo e Vasco perdem terrenos cedidos para a construção de CTs



Área de 58 mil metros quadrados, em Vargem Grande, seria dividida entre os clubes. Em nota oficial, clube cruz-maltino vê cessão do terreno como um "presente de grego"




Por
Rio de Janeiro


terreno CT Vasco Botafogo Vargem Grande (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Terreno que seria dividido por Botafogo e Vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Às vésperas da mudança na administração municipal, no próximo dia 1 de janeiro, a Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Município, o cancelamento da cessão de dois terrenos localizados em Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade, para que Botafogo e Vasco construíssem seus Centros de Treinamento. Desde meados de 2015 o órgão vinha tentando cancelar a cessão, uma vez que os dois clubes não haviam apresentado projetos nem cronogramas de obras.

A área em questão tem 58 mil metros quadrados e seria dividida entre os clubes, conforme o prefeito Eduardo Paes havia havia anunciado em abril de 2013. Na ocasião, ele também cedera o terreno em que hoje está situado o CT do Fluminense, próximo à Cidade de Deus e erguido graças aos recursos de um benemérito. Em relação ao Flamengo, o Ninho do Urubu foi construído em terreno adquirido pelo  clube, com R$ 15 milhões em recursos de sócios e patrocinadores. A Prefeitura havia cedido os terrenos para alvinegros e vascaínos por 50 anos, renováveis por igual período. Paes desejava como contrapartida  que tais CTs tivessem sido usados para treinamento de equipes de futebol que viriam para o Rio para as Olimpíadas de agosto de 2016.

LEIA MAIS: 
+ Primeiro setor é finalizado, e Engenhão terá nova pintura em jogo da Seleção


A diretoria do Vasco divulgou uma nota lamentando a decisão da Prefeitura, sem sem aviso prévio, e classificou a atitude como deselegante. O clube destacou que a área é grande "presente de grego", já que só poderia ser ocupada após um enorme gasto para aterro e urbanização. Os dirigentes cruz-maltinos já buscam novos terrenos. O Botafogo ainda não se manifestou publicamente.

- O procedimento é lamentável porque foi feito sem aviso prévio, de forma deselegante, já que a Prefeitura sabia da inviabilidade do investimento nas atuais condições, tendo em vista que a área só poderia ser ocupada após um enorme gasto para aterro e urbanização (...). Os clubes na verdade receberam um "presente de grego", que serviu de propaganda para as administrações passadas e para o atual Prefeito.

O Botafogo treina no CT João Saldanha, na sede de General Severiano, ou mesmo no campo anexo do Engenhão, enquanto este não estava cedido ao Comitê Organizador da Rio-2016. Já o Vasco construiu um campo de treinamento em São Januário, além de utilizar para a preparação da base um terreno que lhe fora cedido pelo governo federal nos anos 70, na Rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias.


Leia na íntegra a nota oficial do Vasco

O Club de Regatas Vasco da Gama considera um procedimento lamentável da Prefeitura do Rio de Janeiro, ao apagar das luzes da atual administração, de cancelar a concessão de um terreno que poderia ser utilizado para a construção de um Centro de Treinamento. Outro terreno na mesma área tinha sido cedido ao Botafogo. O procedimento é lamentável porque foi feito sem aviso prévio, de forma deselegante, já que a Prefeitura sabia da inviabilidade do investimento nas atuais condições, tendo em vista que a área só poderia ser ocupada após um enorme gasto para aterro e urbanização.

Os clubes na verdade receberam um "presente de grego", que serviu de propaganda para as administrações passadas e para o atual Prefeito. A decisão publicada, às vésperas de um novo comando assumir o Município, pode ter relação com o receio de investigações dos órgãos de fiscalização de como as decisões eram tomadas.

O Vasco, além do investimento feito na recuperação e modernização das estruturas de treinamento em São Januário, desenvolve uma nova opção que, se tudo der certo, será conhecida nos próximos meses.

Eurico Miranda
Presidente 


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2016/12/botafogo-e-vasco-perdem-terrenos-cedidos-para-construcao-de-cts.html

Nenhum comentário: