sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Djokovic rasga camisa, vê Monfils ser vaiado e aplaudido e avança à decisão





US OPEN 2016



Francês faz "jogo maluco" nos dois primeiros sets, é criticado pelo público, mas reage e eleva o nível; sérvio se mantém firme e vai à terceira final de Grand Slam no ano




Por
Nova York, EUA



Acostumado a dar "show" em suas partidas por conta de sua habilidade e variação de jogadas, Gael Monfils (12º no ranking) voltou a aprontar das suas nesta sexta-feira. Diante de Novak Djokovic, o francês exagerou no risco, beirou a displicência nos dois primeiros sets e, de forma "suicida", acabou facilitando as coisas para o sérvio. O estilo de jogo incomodou até o público no Arthur Ashe Stadium, que o vaiou no início do terceiro set. A partir daí, ele equilibrou as coisas e deu trabalho ao número 1 do mundo, que chegou até a rasgar a camisa antes de vencer por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 6/2, 3/6 e 6/2, em 2h32, e garantir a vaga na decisão do US Open, chegando à sua terceira final de Grand Slam nesta temporada - foi campeão do Aberto da Austrália e de Roland Garros.

Novak Djokovic US Open 2016 semifinal rasga camisa (Foto: Mike Stobe / AFP)
Novak Djokovic rasga a camisa após se irritar 
com ponto no terceiro set contra Monfils 
(Foto: Mike Stobe / AFP)


Assim, Djokovic chega à sua 21ª decisão de Grand Slam e vai em busca de seu 13º título, o que diminuiria a diferença para os maiores vencedores - Roger Federer (17), Rafael Nadal e Pete Sampras (ambos com 14). Na final, o adversário sairá do vencedor da outra semifinal, entre Stan Wawrinka (3º) e Kei Nishikori (7º), que acontece ainda nesta sexta-feira. Apesar da derrota, Gael Monfils tem motivos para comemorar, já que subirá para 8º lugar no ranking da ATP, próximo de sua melhor colocação na carreira (7º).

+ Confira a chave de simples do US Open

O jogo

Gael Monfils US Open 2016 semifinal (Foto: Mike Hewitt / AFP)Após vaias, Monfils reagiu no jogo e vibrou muito com o público (Foto: Mike Hewitt / AFP)


Pode-se dizer que o primeiro set foi intenso. Em apenas 36 minutos, tudo aconteceu. Djokovic, com duas quebras, e se aproveitando do alto número de erros e duplas faltas de Monfils, abriu 5/0 e chegou a ter mais uma chance de quebra para aplicar um "pneu". No entanto, o francês reagiu com um belo ponto no voleio e depois um ace para fazer seu primeiro game. Adotando a mesma postura tática, de acelerar muito as jogadas no contra-ataque, Monfils foi encontrando os espaços e se aproveitou de uma dupla falta de Djokovic para devolver a quebra e encostar no placar, com 5/3. O jogo ainda poderia ter sido outro caso o francês tivesse aproveitado o duplo break point no nono game, mas voltou a cometer erros não forçados e viu Djokovic conseguir confirmar e fechar em 6/3.
Monfils não baixou o ritmo. Continuou arriscando tudo, mesmo no segundo saque, e tentava encurtar os pontos a todo custo. Só que o dia não era dos melhores e o francês somava erros. Tirando o primeiro game, quando protagonizou bons lances ao se defender dos voleios de Djokovic para conseguir confirmar o saque, somente facilitou o caminho de Djokovic, que conseguiu dois quebras para fazer 6/2 e abrir larga vantagem na partida.

Sem mostrar poder de reação, Monfils continuava errando e, ao encarar um duplo break point logo no primeiro game, recebeu as vaias do público no Arthur Ashe Stadium. O francês reagiu pedindo mais, cometeu dupla falta, foi quebrado e levou novas vaias. Isso pareceu ter mexido com os brios de Monfils, que mostrou ótima reação e um bom jogo no quarto game ao devolver a quebra para ser aplaudido pelos torcedores.

Novak Djokovic US Open 2016 semifinal (Foto: AFP)
Novak Djokovic recebe atendimento no ombro 
direito durante a partida (Foto: AFP)


A empolgação deu confiança e Monfils passou, enfim, a dar seu show, quebrou mais uma vez e abriu 5/2 ao confirmar o saque na sequência. Djokovic buscou variar mais o jogo e precisou salvar mais um break e set point na sequência. O sérvio ainda teria três chances de quebra para voltar ao set, mas Monfils estava impossível. Salvou todos e confirmou para fechar a parcial em 6/3 e vibrar demais.

Irritado, Djokovic rasgou a própria camisa e pediu atendimento médico para dores no ombro direito.
O jogo esquentou de vez e subiu em nível técnico. Monfils endureceu o game de saque de Djokovic e o sérvio devolveu com um triplo break point, mas o francês conseguiu se manter e o empate se manteve em 1/1. O número 1 do mundo conseguiu uma devolução no fundo de quadra com um ângulo "impossível" e quebrou no quarto game para fazer 3/1. Depois, cometeu dupla falta e levou a quebra de volta. Porém, o gás de Monfils já estava no fim e o francês não conseguiu mais conter o melhor jogo de Djokovic na reta final. O sérvio soube controlar bem as ações e viu o rival errar demais para vencer os últimos games e finalizar o jogo com 6/2.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2016/09/djokovic-rasga-camisa-ve-monfils-ser-vaiado-e-aplaudido-e-avanca-decisao.html

Nenhum comentário: