domingo, 10 de julho de 2016

Murray cumpre favoritismo contra Raonic e é bicampeão de Wimbledon





WIMBLEDONi 2016



Número 2 do mundo bate algoz de Federer em sets diretos na primeira final de Grand Slam em que é favorito. Britânico está 100% desde retomada de parceria com Lendl




Por
Londres



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO 
NO LINK DA FONTE NO 
FINAL DA MATÉRIA ABAIXO)



Quis o destino que Andy Murray voltasse a ganhar um Grand Slam apenas quando tivesse a companhia de Ivan Lendl novamente. Bastou um mês da retomada da parceria com o ex-número 1 do mundo para o britânico conquistar Wimbledon pela segunda vez na carreira. O vice-líder do ranking entrou em quadra como pleno favorito na decisão deste domingo contra o canadense Milos Raonic (7º) e conseguiu segurar o saque potente do adversário. Três temporadas após quebrar um jejum de 77 anos da Grã-Bretanha no All England Club (à época treinado por Lendl), o tenista da casa venceu por 3 sets a 0, nas parciais de 6/4, 7/6(3) e 7/6(2), e voltou a levantar a taça do tradicional torneio. Depois do ponto da vitória, Murray até tentou enxugar as lágrimas de felicidade, mas por diversas vezes não conseguiu conter a emoção.

Andy Murray, Wimbledon, tênis (Foto: Getty Images)
Murray é bicampeão de Wimbledon três anos 
após quebrar longo jejum britânico 
(Foto: Getty Images)


Murray foi muito bem tanto no saque quanto na devolução. Quando acertou o primeiro serviço, levou 87% dos pontos. E somou 36 pontos de devolução, contra 24 do canadense. Além disso, Raonic, um dos maiores sacadores do circuito, aplicou oito aces, somente um a mais que Murray. O canadense também subiu 74 vezes à rede, tendo sucesso em 46. Mas cometeu mais que o dobro de erros não forçados que o britânico (29 contra 12).

- A vitória é extra especial por causa das duras derrotas, então estou muito orgulhoso de botar minhas mãos neste troféu de novo. Eu joguei bem hoje, mas Milos tinha tido boas semanas na grama e vitórias inacreditáveis. A partida dele contra Roger Federer foi um grande jogo, ele é um dos que dão duro por aí - comentou o tenista britânico.

Essa foi a 11ª final de Murray em Grand Slams, mas a primeira em que poderia ser considerado o grande favorito ao caneco. Em todas as anteriores, ele enfrentou ou o suíço Roger Federer ou o sérvio Novak Djokovic. O título do britânico neste domingo se junta às conquistas do US Open em 2012 e de Wimbledon em 2013, todas elas sob a batuta de Lendl. Ele foi treinado pela francesa Amélie Mauresmo, também ex-número 1 do mundo, entre junho de 2014 e maio de 2016, período no qual ganhou os dois primeiros títulos no saibro (ATP 250 de Munique e o Masters 1000 de Madri, ambos em 2015).

Andy Murray, Wimbledon, tênis (Foto: EFE)
Murray se emociona com o segundo título de 
Wimbledon (Foto: EFE)


O confronto deste domingo foi uma repetição da final do ATP 500 de Queen's. No torneio de grama disputado há três semanas, o primeiro neste segundo trabalho com Lendl, Murray levou a melhor por 2 sets a 1, de virada, com as parciais de 6/7(5), 6/4 e 6/3. O triunfo em Wimbledon mantém em 100% de aproveitamento a nova parceria do britânico com o ex-tenista.

Raonic alcançou a primeira decisão de Grand Slam da carreira ao eliminar Federer na semifinal. Derrotado, o canadense perdeu a chance de subir ao posto de número 5 do mundo. Ele manterá a sétima colocação na atualização do ranking na próxima segunda-feira, assim como Murray seguirá na vice-liderança, atrás apenas de Djokovic.

- É um desafio difícil (ganhar o título). Andy vem jogando bem e merece vencer aqui pela segunda vez. Essa vai doer, então vou me assegurar de que, enquanto essas quadras continuarem verdes, estarei de volta para uma outra oportunidade - declarou Raonic.
o jogo
Andy Murray, Wimbledon, tênis (Foto: Getty Images)Murray abafou saque de Raonic com boas devoluções (Foto: Getty Images)


Desde a primeira troca de bolas, Murray mostrou que estava bastante ligado no primeiro set. Agressivo nos pontos de serviço e eficiente nas devoluções, o tenista da casa impedia o adversário de sequer sonhar em tomar conta do jogo. Além da potência no saque, Raonic tinha como estratégia subir à rede sempre que podia. Porém, uma das aproximações não terminou bem. No sétimo game, o canadense soltou um voleio sem força na rede e teve o saque quebrado. Murray manteve a pegada e levou a parcial inicial.

Apesar de agredir cada vez mais o segundo serviço do oponente, Murray não soube aproveitar as chances de quebra que teve no segundo set. Foram três no total, uma no sétimo game e duas no nono, e o britânico só definiu a situação no tie-break. E como definiu. Após Raonic perder dois pontos de serviço, Murray abriu 6 a 1 e aguardou a próxima vez de sacar para fechar o game de desempate.
Na pausa para o terceiro set, Raonic se dirigiu ao vestiário para tentar esfriar o número 2 do mundo.

Demorou um pouco, mas ele assustou o rival. No quinto game, o canadense montou na devolução de segundo serviço e chegou a ter dois break points consecutivos, mas Murray conseguiu salvá-los. Com ambos os tenistas sacando bem, um novo tie-break foi necessário. E, depois de fazer 5 a 0 e 6 a 1, mais uma vez o britânico levou a melhor. Com cinco match points a defender, Raonic chegou a salvar um antes de Murray sacramentar o bicampeonato de Wimbledon forçando a bola do adversário na rede.
Milos Raonic, Andy Murray, Wimbledon, tênis (Foto: Getty Images)
Raonic cumprimenta Murray após ser derrotado 
em sua primeira decisão de Grand Slam 
(Foto: Getty Images)


FONTE:

Nenhum comentário: