sábado, 16 de julho de 2016

Medina e Filipinho são derrotados por australianos e acabam em 5º na África




MUNDIAL DE SURFE



Em Jeffreys Bay, campeão mundial de 2014 começa bem, mas sofre virada de Julian Wilson no fim, enquanto Toledo cai em duelo de alto nível com a fera Mick Fanning




Por
Jeffreys Bay, África do Sul



Gabriel Medina quartas de final Jeffreys Bay surfe (Foto: Reprodução/WSL)Gabriel executa manobra em onda que ele tirou nota 8.33 nas quartas (Foto: Reprodução/WSL)


Após cinco adiamentos seguidos à espera de boas ondas, a etapa de Jeffreys Bay do Circuito Mundial foi retomada na madrugada deste sábado (manhã no horário sul-africano) para a disputa do dia final no pico na África do Sul. E a volta não foi nada boa para os únicos dois brasileiros que chegaram nas quartas de final. Gabriel Medina abriu muito bem seu duelo de quartas de final, com uma nota 8.33, mas não conseguiu uma boa segunda nota e acabou eliminado na reta final pelo australiano Julian Wilson por 12.33 a 11.93. Na bateria seguinte, a última das quartas, Filipe Toledo, o Filipinho, surfou em alto nível e somou 16.40 pontos, mas viu a fera aussie Mick Fanning ser ainda melhor e obter 17.64 pontos para despachar o jovem brasileiro, que, assim como Medina, se despede na quinta colocação. O foco da dupla e dos outros oito membros do Brazilian Storm agora é a etapa de Teahupoo, no Taiti, entre os dias 19 e 30 de agosto.

- Foi um bom resultado para mim. Fiquei muito feliz por fazer uma bateria muito boa com o Mick, mas perdi. Vou continuar treinando bastante para ir mais longe nas próximas etapas - comentou Filipinho, que pulou da 17ª para a 13ª colocação na tabela de classificação da temporada.

+ Confira o ranking após a etapa de J-Bay

Na decisão, contra o havaiano John John Florence, Mick Fanning conquistou o caneco, um ano depois dele sofrer um ataque de tubarão. Vice em J-Bay, John John vai pular para a segunda colocação do ranking da temporada, ultrapassando Medina, agora o terceiro colocado. O líder seguirá sendo o australiano Matt Wilkinson, eliminado na terceira fase na etapa sul-africana do circuito.


Medina é superado por Wilson

Em um duelo com história na elite do surfe, Gabriel Medina tinha pela frente o australiano Julian Wilson na terceira bateria das quartas de final. Com uma boa estratégia, o brasileiro tratou de pegar a primeira onda para tentar sair na frente com um bom placar. A direita foi se alongando, e Gabriel conseguiu encaixar nada menos do que nove manobras, a maioria delas jogando bastante água para o alto. Assim, Medina conseguiu a boa nota 8.33 para botar pressão em cima de Julian.

Gabriel Medina quartas de final Jeffreys Bay surfe (Foto: Reprodução/WSL)Gabriel em ação nas quartas de final em J-Bay(Foto: Reprodução/WSL)


Sempre competitivo, Wilson pegou uma onda que parecia de boa qualidade e engatou duas manobras de nível intermediário antes que a onda fechasse para tirar nota 5.00. Cinco minutos depois, enquanto Gabriel preferiu manter a prioridade, Julian pegou mais uma onda e aumentou seu somatório ao encaixar duas batidas fortes e receber nota 5.83, pulando para a liderança com 10.83 contra 8.33 de Medina, que só tinha uma onda e só precisava de 2.50 para retomar a dianteira, faltando 20 minutos.
Optando por não surfar muitas ondas, Gabriel ficou na arrebentação sentado na sua prancha fazendo uso da prioridade. Sem a mesma paciência, Julian Wilson pegou duas ondas durante os dez minutos sem movimentação do campeão mundial de 2014. Na primeira, ele desistiu após a dropada e levou 0.50. Na segunda, o aussie conectou manobras sem muita força e fluidez para receber 4.33 e não alterar seu somatório.

O tempo ia passando e nada de Medina pegar sua segunda onda. Precisando de 2.50, o astro brasileiro demorou muito e acabou tirando justamente a nota que ele precisava, quando restavam cinco minutos. O placar ficou empatado em 10.83 a 10.83, gerando bastante emoção para a reta final.  Precisando de 5.01, Julian encontrou uma boa direita restando dois minutos e recebeu 6.50 para assumir a dianteira, com 12.33, obrigando Gabriel a obter 4.00. Restando 30 segundos, Gabriel se jogou em uma onda pequena e mandou manobras funcionais. Os juízes não gostaram muito e não lhe deram a virada. Com 3.60 na sua tentativa derradeira, o campeão mundial de 2014 deu adeus em 5º lugar.


Filipinho surfa em alto nível, mas perde para Fanning

Filipe Toledo quartas Jeffreys Bay surfe (Foto: Reprodução/WSL)Filipinho encaixa manobra nas quartas contra Mick Fanning (Foto: Reprodução/WSL)


O embate entre Filipe Toledo e Mick Fanning começou eletrizante. Grande conhecedor do mar de J-Bay, o australiano largou na frente com uma onda de alto nível. Com velocidade e fluidez, ele executou manobras fortes e ganhou nota 7.67. Ligeiro, Filipinho demorou pouco mais de dois minutos para responder à altura. Com radicalidade e bem rápido, o jovem de 21 mandou ver nas batidas e ganhou 7.73.

Empolgado, Toledo pegou duas ondas em sequência. A primeira delas, ele acabou não conseguindo finalizar bem e ganhou 3.00. Na segunda, veio um show. Muito veloz, Filipinho mandou um dos seus famosos aéreos e levou nota 8.67 para abrir boa vantagem sobre Fanning. Ele somava 16.40 contra 8.67 do tricampeão mundial. Mas ainda restavam 24 minutos, e não se pode ignorar a qualidade do homem que foi atacado por um tubarão na decisão do ano passado em J-Bay e nada sofreu.

Faltando 20 minutos, Fanning demonstrou sua qualidade em uma larga direita. Ele conectou manobras bem fortes com fluidez, potência e velocidade para ganhar o notão 9.27 e retomar a dianteira, com 16.94 contra 16.40 do brasileiro, que passou a precisar de 8.28 para ficar em primeiro. Filipinho continuou com a mesma pegada. Ele fez o que pôde para extrair o melhor de uma onda intermediária, mas não encaixou manobras na parte mais crítica da onda e ganhou nota 7.00, quando poderia até ter buscado o 8.28. Ainda havia bastante tempo para tentar. Enquanto isso, Mick segurava a prioridade, pois sabia que apenas uma onda acima de 7.67 mudaria o seu somatório.
Letal, Fanning conseguiu aumentar sua vantagem quando faltavam dez minutos. Com sua habitual categoria e força, o australiano mandou ver nas manobras no ponto crítico e ganhou nota 8.37 para passar a somar 17.64 e obrigar Filipe a buscar 8.98.  O paulista de Ubatuba ainda pegou mais três ondas, mas a melhor delas foi um 5.07. Apesar da atuação muito boa, o jovem deu adeus na quinta posição na etapa sul-africana.



BATERIAS DE QUARTAS DE FINAL
1: John John Florence (HAV) 10.70 x Jordy Smith (AFS) 10.50
2: Kelly Slater (EUA) 11.97 x Josh Kerr (AUS) 12.94
3: Julian Wilson (AUS) 12.33 x Gabriel Medina (BRA) 11.93
4: Mick Fanning (AUS) 17.64 x Filipe Toledo (BRA) 16.40



BATERIAS DE SEMIFINAL
1. John John Florence (HAV) 16.50 x Josh Kerr (AUS) 14.43
2. Julian Wilson (AUS) 15.17 x Mick Fanning (AUS) 17.10


FINAL
John John Florence (HAV) 17.13 x Mick Fanning (AUS) 17.70


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2016/07/medina-leva-virada-de-wilson-no-fim-e-da-adeus-nas-quartas-em-jeffreys-bay.html

Nenhum comentário: