segunda-feira, 4 de julho de 2016

Após quase 5 horas e discussões com árbitra, Soares tem jogo interrompido




WIMBLEDON 2016


Dupla do brasileiro abre 2 a 0, sofre empate, mas falta de luz natural para jogo em 13 a 13 no quinto set. Bruno e croata Pavic são advertidos. Marcelo Melo é eliminado




Por
Londres




Estava sendo um jogo mais tenso do que o comum para uma terceira rodada, mas quando se fala do torneio mais tradicional do circuito mundial de tênis, os nervos ficam à flor da pele. Na partida do brasileiro Bruno Soares e do britânico Jamie Murray contra o croata Mate Pavic e o neozelandês Michael Venus, que foi interrompida no quinto set por falta de luz natural, a sérvia Marijana Veljovic sentiu o nervosismo. Por três vezes, a árbitra chamou a atenção dos tenistas por mau comportamento e ouviu um bocado. Primeiro de Pavic, com quem discutiu por mais de cinco minutos, em dois momentos distintos, depois de o europeu comemorar uma quebra de maneira exagerada. Posteriormente, de Bruno, que não gostou de ser repreendido por bater sua raquete na grama de Wimbledon, algo proibido (assista o video clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

Após uma maratona de 4 horas e 51 minutos de um jogo tenso, a falta de luz natural em Londres interrompeu a partida da dupla do brasileiro, que vale vaga nas quartas de final do Grand Slam, quando o placar marcava 2 sets a 2, parciais de 6/3, 7/6 (7/3), 4/6, 4/6 e 13/13. O duelo vai continuar nesta terça-feira, e Soares/Murray começa no saque. Na próxima fase, quem avançar vai enfrentar Pospisil (CAN) e Sock (EUA) ou o vencedor do jogo atrasado da segunda rodada entre os franceses Benneteau e Roger-Vasselin e o britânico Inglot e o canadense Nestor.


O jogo
Amenizar os estragos dos saques de Pavic e Venus e apostar nas devoluções vencedoras, foi assim que Bruno Soares e Jamie Murray chegaram à vitória no primeiro set (6/3). Nem os cinco aces nem os 81% de aproveitamento no primeiro serviço rival significou problema aos tenistas. A única quebra na parcial, logo no segundo game de partida, deu tranquilidade à dupla, que teve 93% dos pontos conquistados, quando acertou o primeiro serviço. Outro ponto de destaque foi o trabalho junto à rede do brasileiro.

A história do segundo caminhava para um desfecho bastante parecido. Bruno e Jamie conquistaram a quebra no terceiro game e chegaram ao décimo para fechar e abrir 2 a 0. O primeiro serviço adversário não tinha tanta precisão (69%), o brasileiro dominava a rede e não dava chance para Pavic e Venus. Só que no 10º game, o saque não encaixou, as devoluções do croata e do neozelandês entraram, e os rivais conseguiram a quebra na única oportunidade que tiveram. Pavic extravasou, foi chamada a atenção pela árbitra de cadeira e reclamou bastante. Veio o tie-break, e Bruno e Murray voltaram a pressionar, empurraram Pavic e Venus para o fundo de quadra e fecharam com ace do britânico (7/3). Novamente, o esquentadinho voltou a gesticular.

Jamie Murray e Bruno Soares Wimbledon (Foto: Getty Images)
Jamie Murray e Bruno Soares Wimbledon 
(Foto: Getty Images)


No set para fechar o jogo, Bruno e Jamie deixaram a concentração cair. O primeiro serviço entrava pouco (53%), o aproveitamento nos pontos de saque também, assim como as devoluções (27%). Era a vez de Pavic e Venus pressionarem. Chegaram perto da quebra no quinto, mas foi no sétimo game que ela veio (4/3), quase se repetindo no nono, com dois sets points. O brasileiro e o britânico conseguiram adiar a queda, que se confirmou no saque do croata (6/4).

A confiança pela vitória deu a Pavic e Venus confiança. O saque passou a fazer diferença, as devoluções de Bruno e Murray pouco entravam, e o jogo de rede diminuiu. Os tenistas quase não foram ameaçados durante todo o quarto set. Com o braço leve, achavam bolas vencedoras com mais assiduidade. A quebra veio no quinto game e jogou enorme pressão para o outro lado. Bruno e Murray tiveram um lampejo de esperança de três breaks no 10º game, mas o canhoto croata tirou quatro saques da cartola e empatou o placar da partida (6/4).
Após mais de três horas de partida, o mental dava mostras que decidiria o vencedor. Sair com uma quebra de vantagem poderia ser o fator desequilibrante. Bruno e Murray conseguiram no quarto game e com uma pitada de sorte. Pavic sacou, Murray devolveu, a bola raspou na rede, enganando Venus na rede (3/1). Parecia que o revés faria desmoronar os adversários. Que nada. O fim do set desempate foi de vantagem para quem recebia. Quebra de um lado, resposta de outro. No nono game, Murray fez dois aces e teve o ponto do jogo. Nada feito (5/4).

Daí em diante, as duas duplas foram sempre confirmando seus saques, Soares e Murray com mais facilidades, Pavic e Venus com mais dificuldade, No 16º game, logo depois de a árbitra ameaçar paralisar o jogo por falta de luz natural, a dupla do brasileiro teve o segundo match point da partida, mas Murray acabou mandando a bola na rede, e depois Venus fez 13 a 13. Na sequência, quando o dia já começava a escurecer na capital inglesa, o jogo foi interrompido e continuará nesta terça.


MARCELO MELO ESTÁ ELIMINADO

Ex-líder do ranking de duplas da ATP, Marcelo Melo não conseguiu um bom resultado e se despediu do Grand Slam britânico ao lado do parceiro Ivan Dodig. A dupla cabeça de chave número cinco do torneio foi eliminada por R.Klaasen (AFS) e R.Ram (EUA), em sets diretos, com duas parciais perdidas no tie-break 7/6 (7/3), 7/6 (7/5) e 6/3, em 2h17m de duelo.
Melo e Dodig sofreram com os saques rivais e não tiveram uma chance sequer de quebra durante toda a partida. Mesmo conseguindo mais winners (14 a 10), também erraram mais (11 a 9), contando lances capitais, como um voleio de Melo na rede, no tie-break do segundo set.

Klaasen e Ram esperam pelo vencedor do jogo entre R.Stepanek (CZE) e N.Zimonjic (SER) e os irmãos Bryan (EUA) para saber quem enfrentar nas quartas de final.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2016/07/apos-quase-5-horas-e-discussoes-com-arbitra-soares-tem-jogo-interrompido.html

Nenhum comentário: