quinta-feira, 19 de maio de 2016

Diego Aguirre pede para sair do Galo: desejo surgiu antes da final do Mineiro




Treinador não suporta pressão após a eliminação do Atlético-MG na Libertadores.
Presidente do clube garante que não conversou com nenhum possível substituto




Por
Belo Horizonte




Diego Aguirre e Daniel Nepomuceno na coletiva na Cidade do Galo (Foto: Reprodução/TV Globo Minas)
Daniel Nepomuceno acompanha Aguirre na 
coletiva na Cidade do Galo (Foto: 
Reprodução/TV Globo Minas)


Chegou ao fim a era Aguirre no Atlético-MG. Durou pouco mais de cinco meses a passagem do uruguaio no clube. Em pronunciamento na Cidade do Galo, nesta quinta-feira, ele informou que o desejo de deixar o comando técnico atleticano surgiu após a classificação às oitavas de final da Libertadores, antes mesmo de o time chegar à final do Mineiro e iniciar o confronto com o Racing. Após a eliminação na competição continental, na última quarta, o treinador procurou a diretoria e pediu para sair.

Diego Aguirre entrou na sala de imprensa às 13h54 (de Brasília), sem a camisa do clube. Os jornalistas não puderam fazer perguntas, apenas acompanharam o discurso do treinador, sentado ao lado do presidente do clube, Daniel Nepomuceno, que discursou logo em seguida.

Confira o que Diego Aguirre disse, na íntegra.
- Boa tarde, estamos aqui junto com Daniel para comunicar que tomei a decisão de deixar o clube. O principal objetivo esportivo era a Libertadores, que não foi possível, como vocês viram ontem, estamos fora. Acho que o momento esportivo é difícil para o clube, porque perdemos. É bom aliviar um pouco... o Daniel e os jogadores... Talvez seja bom para eles continuarem por um outro caminho. Tenho a tranquilidade que fizemos um grande trabalho. Estou muito agradecido ao presidente, ao Maluf, a todos que trabalham aqui no clube, fundamentalmente aos jogadores, que tivemos um trabalho excelente. Futebol é assim: às vezes, temos que tomar decisões. Vinte dias atrás pedi para sair do clube. Pedi ao Daniel, ele pediu que ficasse, disse que tinha um jogo importante pela Libertadores com o Racing. Achei justo, mas pedi que falássemos quando acabasse a participação na Libertadores. Tivemos uma reunião, um contato, uma coisa que decidi fazer, mas reitero o agradecimento a todos. Tivemos uma experiência excelente, com profissionais do mais alto nível. Deixamos coisas importantes para o futuro do Atlético. Tomando como parte do futebol, agora é mirar para o futuro. Não sei se estou esquecendo de alguma coisa, mas é isso que queria comunicar a vocês: agradecer o bom relacionamento que tivemos e nada mais. 

Patric; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Treinador deixou o clube um dia após a 
eliminação do Atlético-MG na 
Libertadores (Foto: Bruno Cantini/CAM)


O presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, disse que o acerto sobre a saída aconteceu nesta quinta-feira. E garantiu não ter conversado com nenhum possível substituto.

- Em uma relação profissional, estamos nas horas boas e ruins. Desde quando começamos, em dezembro, nosso relacionamento sempre foi muito bom. Nesse momento, que não é bom, temos que estar juntos e trabalhar com a realidade. Não tenho muito a dizer. Mas já tem algumas semanas que ele me procurou, já estávamos nas oitavas da Libertadores. Mas ele deixa à equipe vários ensinamentos: treinador moderno, competente. É isso. Reunimos hoje, e o futebol, infelizmente, traz esses dias de encerramento de etapa. Não conversei com treinador nenhum. Quando tiver que acontecer, vai acontecer, e vocês serão informados. Hoje não é uma tarde boa aos funcionários e aos jogadores que sempre apoiaram ao técnico. Quero agradecer o Diego e à imprensa por terem vindo.

O anúncio da contratação foi feito no dia 3 de dezembro pelo presidente Daniel Nepomuceno, que utilizou o Twitter para confirmar o acerto com o treinador. No mesmo dia, Aguirre foi apresentado na Cidade do Galo, quando elogiou a estrutura do clube, a qual definiu como "espetacular".

Atlético-MG campeão do Torneio da Flórida (Foto: Divulgação / Atlético-MG)No Galo, Aguirre conquistou o primeiro título que disputou, na Flórida (Foto: Divulgação / Atlético-MG)


O trabalho mesmo começou no dia 4 de janeiro, quando os atletas se apresentaram para o início da pré-temporada. Na verdade, nem tempo o time teve para treinar até a estreia no Torneio da Flórida, competição amistosa disputada nos Estados Unidos, quando o Galo venceu o Schalke 04, da Alemanha, por 3 a 0. Além de conquistar a competição, após vencer seu segundo jogo, contra o Corinthians, por 1 a 0, o Atlético-MG retornou ao Brasil para se preparar para a Libertadores, Primeira Liga e Campeonato Mineiro.

No total, Diego Aguirre comandou o time atleticano em 31 partidas, com 16 vitórias, sete empates e oito derrotas. Foram 54 gols a favor e 28 contra. Conquistou apenas o Torneio da Flórida. Foi vice-campeão mineiro, perdendo a decisão para o América-MG. Além disso, foi eliminado na fase de grupos da Primeira Liga, e nas quartas de final da Libertadores, para o São Paulo, que culminou na sua saída do clube alvinegro.


Os números de Aguirre por competição:

Libertadores: 10 jogos, 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
Brasileiro: 1 jogo e 1 vitória
Primeira Liga: 3 jogos, 1 empate e 2 derrotas
Mineiro: 15 jogos, 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas
Torneio da Flórida: 2 jogos e 2 vitórias



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/05/chega-ao-fim-era-aguirre-no-galo-tecnico-pede-para-deixar-o-clube.html

Nenhum comentário: