sábado, 30 de abril de 2016

Para rir e chorar: título do Leicester fará torcedor do time "perder" R$ 360 mil



John Pryke apostou £ 20 na conquista antes do torneio, mas não se arriscou a esperar o prêmio de £ 100 mil e retirou "apenas" £ 29 mil há dois meses. "Não me arrependo"



Por
Leicester, Inglaterra




Morador de Leicester e torcedor fanático do time da cidade, John Pryke espera por isso há 59 anos. O "milagre", como vem sendo chamada a campanha dos "Foxes" neste Campeonato Inglês, está muito perto de ser concretizado neste domingo. Basta uma vitória sobre o Manchester United no Old Trafford para garantir a conquista do título da Premier League pela primeira vez em 132 anos de história. E com sobras, com direito a duas rodadas de antecedência. O duelo está marcado para as 10h05 (horário de Brasília), com acompanhamento em Tempo Real do GloboEsporte.com.

Se não vencer os Diabos Vermelhos neste domingo, o Leicester City ainda pode ser campeão na segunda-feira, quando o Tottenham, vice-líder com sete pontos a menos, visita o Chelsea. Se perder, precisa que os Spurs também percam. Se empatar, só não pode ver os rivais vencendo. De qualquer forma, o Leicester só precisa de mais uma vitória em três jogos para levantar a taça.

John Pryke apostou no título do Leicester, mas deixou de ganhar uma bolada ainda maior ao retirar dinheiro antes (Foto: Ivan Raupp)
John Pryke apostou no título, mas deixou de 
ganhar bolada ainda maior ao sacar dinheiro 
antes (Foto: Ivan Raupp)


>>> Clique aqui e veja a tabela completa do Campeonato Inglês 2015/16
A proximidade do "milagre" é um motivo e tanto para o torcedor John Pryke comemorar. Para o "investidor" John Pryke, no entanto, a situação é bem mais complexa. Antes do início do campeonato, ele resolveu apostar £ 20 (o equivalente a R$ 101) que o até então inexpressivo Leicester seria campeão inglês. Estaria agora bem perto de levar uma bolada de £ 100 mil (R$ 507 mil). O problema é que, após um tropeço do time quase dois meses atrás (empate por 2 a 2 com o West Bromwich em casa, pela rodada número 28), ele começou a pensar em diminuir seu risco. E fez o chamado "cash out": encerrou a aposta antes da hora e retirou £ 29 mil (R$ 147 mil), valor oferecido pela casa de aposta na ocasião.


Apostador Leicester (Foto: GloboEsporte.com)

- A razão foi o estresse. Eu não conseguia me concentrar com todo o estresse que estava na minha cabeça. Eu não estava tão preocupado em ganhar os £ 100 mil, mas o fato é que, na terça-feira antes de retirar o dinheiro, o Leicester empatou em casa com o West Brom, aí comecei a pensar... Procurei saber quanto eu ganharia se retirasse o dinheiro naquela ocasião, e seriam £ 16 mil. Não fiquei interessado. No dia seguinte, Arsenal, Tottenham e Manchester City perderam. Voltei a procurar a casa de apostas e vi que, se retirasse o dinheiro, levaria £ 29 mil. Foi um grande pulo. Pensei: se eu não pegar, imagina se o Leicester não vence o Campeonato Inglês... Eu não me perdoaria por não pegar as £ 29 mil. Eu gastei £ 20 e ganhei £ 29 mil: bom retorno - disse o torcedor-apostador.

Muito simpático, John Pryke recebeu o GloboEsporte.com em sua casa neste sábado para conversar sobre a aposta e sobre o momento de fama que está vivendo - ele diz que já deu entrevistas para mais de 40 veículos da imprensa. John atualmente é dono de uma agência que presta cuidados a pessoas idosas, mas já trabalhou como chef profissional. E usou as £ 29 mil principalmente para reformar a cozinha, seu lugar preferido da casa. Está reformando também o jardim, além de ter comprado um sonho antigo de consumo: uma jukebox. Mas será que bate arrependimento por ter retirado antes o dinheiro? Afinal, deixou de ganhar £ 71 mil (R$ 360 mil)...

John Pryke do Leicester reformou a cozinha com dinheiro da aposta (Foto: Ivan Raupp)
John, que já foi chef, reformou a cozinha com 
dinheiro da aposta (Foto: Ivan Raupp)


- Não me arrependo nem um pouco, porque tudo que eu faria é mudar para outra casa, uma maior. Mas isso significaria fazer toda uma mudança, empacotar, tirar das caixas... Eu já me mudei várias vezes na vida e não queria passar por isso de novo. Estou feliz de tudo ter acontecido dessa maneira. E o Chris já tem tudo aqui, os equipamentos e tudo mais. Teria sido difícil para nós essa mudança, por isso essa foi a melhor opção, definitivamente. Mas eu não ligo, porque o Leicester ser campeão já vai ser gigantesco, brilhante. Faremos isso pela primeira vez em nossas vidas. Então, quem se importa? Não me preocupo (risos). O único arrependimento que tenho é não ter colocado £ 50 inicialmente, porque aí eu teria ganhado mais dinheiro - afirmou ele, que lamentou outro fato na sequência.

A razão foi o estresse. Eu não conseguia me concentrar com todo o estresse que estava na minha cabeça"
John Pryke, sobre ter retirado dinheiro antes

- Só tem uma coisa que eu não sabia: você pode sacar 50% do dinheiro e deixar rolando os outros 50% apostados. Se eu soubesse disso antes, teria feito, porque eu ainda teria minha cozinha nova - completou.

Chris é Christopher, o mais velho dos três filhos de John, e não estava presente no momento da entrevista. O garoto nasceu com deficiência mental, mas isso não o impede de ser torcedor fanático do Leicester assim como o pai. O quarto dele, por sinal, é todo decorado com artigos do time. Confiante no título, Chris foi contra John ter retirado o dinheiro antes da hora. E essa aposta, lá no início, só não foi maior por conta do medo de levar uma bronca da esposa.

- Em 2004, meu filho Christopher disse que a Grécia venceria a Eurocopa. A aposta neles estava pagando 500/1. Nós rimos do Chris, dissemos que a Grécia não tinha chance. E eles foram campeões. Eu deveria ter escutado meu filho e feito uma aposta. Nesta temporada eu resolvi ver como estavam as casas de apostas. E a aposta para o Leicester campeão inglês estava pagando 5.000/1. Então, pensei em apostar £ 50 no título. Mas depois pensei que era melhor não gastar £ 50, porque minha esposa não ficaria muito feliz, então apostei £ 20.

Christopher, filho deficiente de John, com o goleiro Kasper Schmeichel, seu jogador preferido (Foto: Arquivo pessoal)
Christopher, filho deficiente de John, com 
o goleiro Kasper Schmeichel, seu jogador 
preferido (Foto: Arquivo pessoal)


Segunda aposta rende mais R$ 20 mil a torcedor

John pode até parecer, mas não é um apostador frequente. Ele conta que sua última aposta havia ocorrido 40 anos atrás, em uma corrida de cavalo. Na ocasião, lucrou somente £ 3,50 ao apostar £ 50 no cavalo que era tido como favorito. Desta vez, o tiro não só foi muito mais grandioso como duplo.
Além das £ 20 que botou no título, apostou mais £ 10 que o Leicester ficaria entre os três primeiros colocados do Inglês, que estava pagando 400/1. Como isso já está garantido, ele até já retirou seu dinheiro: £ 4 mil (R$ 20 mil). Ou seja, com £ 30 (R$ 152), faturou £ 33 mil (R$ 167 mil). Poderia levar ao todo £ 104 mil (R$ 527 mil) se tivesse um pouco mais de confiança no Leicester. Mas, para o torcedor fanático, o "problema" é apenas um detalhe se comparado à conquista inédita do time de coração. E com direito a uma aposta derradeira.

- Estou esperando por isso há muitos anos. Está sendo um sonho, uma coisa incrível. Depois de tantos anos, eles realmente vão conseguir. Não importa se farão isso no domingo ou na segunda, só sei que farão. Mas aposto que eles vencerão o Manchester United neste domingo.

Cama do filho deficiente de John com edredom do Leicester City (Foto: Ivan Raupp)
Cama do filho deficiente de John com edredom 
do Leicester City (Foto: Ivan Raupp)


Camisa para comemorar o título do Leicester na temporada 2015/16 já está separada (Foto: Ivan Raupp)
Casaco para comemorar o título do Leicester 
na temporada 2015/16 já está separada 
(Foto: Ivan Raupp)


Jukebox, sonho antigo de consumo, também foi comprada com dinheiro da aposta (Foto: Ivan Raupp)
Jukebox, sonho antigo de consumo, também 
foi comprada com dinheiro da aposta 
(Foto: Ivan Raupp)


Bandeira do Leicester City no carro de John (Foto: Ivan Raupp)
Bandeira do Leicester City no carro de 
John (Foto: Ivan Raupp)


FONTE:

Nenhum comentário: