quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ex-número 1, Hewitt perde para David Ferrer e dá adeus ao tênis na Austrália


Australiano se despede do esporte com derrota para o espanhol na terceira rodada do Grand Slam disputado em Melbourne. Torcida apoia o agora ex-atleta o tempo todo




Por
Melbourne, Austrália



Aos 34 anos e após adiar algumas vezes seu adeus ao tênis, o australiano Lleyton Hewitt se despediu das quadras nesta quinta-feira em seu país. Sua última partida, válida pela terceira rodada do Aberto da Austrália, não teve exatamente o resultado que ele queria, afinal, saiu derrotado por 3 a 0, parciais de 2/6, 4/6 e 4/6 para o espanhol David Ferrer, mas seu esforço no duelo e o apoio de seus compatriotas já valeram a pena para que sua despedida fosse mais do que digna. Eles vibravam a cada jogada certa do ex-número 1 do mundo.

- Hoje é um dia triste porque Hewitt encerra sua carreira. Ele foi um ídolo e um espelho para mim. O jogo foi muito difícil, ele mereceu todos os pontos que conquistou e hoje a noite e os holofotes são dele. Eu tenho um museu na minha casa e lá está uma camisa do Lleyton que ele assinou e me deu há uns oito anos - revelou David Ferrer após bater o australiano, que o assistia visivelmente emocionado.

Hewitt vibrando com ponto e aplausos da torcida (Foto: EFE)
Hewitt vibrando com ponto e aplausos da 
torcida (Foto: EFE)


- Eu tentei dar meu máximo o tempo todo, fiz isso em todas as últimas partidas, mas tive um último mês fantástico, joguei em todas as cidades da Austrália. A torcida é fantástica e me sinto totalmente honrado por ser apoiado por fãs como esses - disse Lleyton Hewitt logo após Ferrer, recebendo o carinho de seus filhos dentro de quadra.

Hewitt se despede de David Ferrer no fim do jogo (Foto: REUTERS/Jason O'Brien)
Hewitt se despede de David Ferrer no fim 
do jogo (Foto: REUTERS/Jason O'Brien)


Em seguida, a organização do Aberto da Austrália colocou no telão um vídeo com grandes nomes do tênis mundial mandando mensagens a Hewitt, como o suíço Roger Federer, que disse que agora o ex-atleta vai aproveitar a melhor parte de sua vida; o jovem australiano Nick Kyrgios, que disse que o compatriota é o maior da história de seu país; o britânico Andy Murray, que o chamou de "exemplo" e desejou uma excelente aposentadoria; e o espanhol Rafael Nadal, que falou sobre a rivalidade sempre presente entre os dois, a postura de Lleyton e como ele sempre foi um atleta especial.
Hewitt foi finalista do Aberto da Austrália em 2005, mas nunca conseguiu levantar o caneco no Grand Slam em sua própria casa. Em Roland Garros, na França, ele chegou até as quartas em 2001 e 2004. O agora ex-atleta foi campeão do US Open em 2001 e de Wimbledon no ano seguinte. Além disso, ele ganhou o Tour Finals em 2001 e 2002. O ex-tenista também atuou nas duplas, foi campeão com Max Mirnyi no US Open em 2000 e vice em Wimbledon no mesmo ano.

Hewitt perde de David Ferrer na Austrália (Foto: EFE/Tracey Nearmy)
Hewitt perde de David Ferrer na 
Austrália (Foto: EFE)


Ele começou sua carreira profissional em 1997 com uma vitória no Challenger de Perth. No ano seguinte, levou seu primeiro torneio ATP Tour em sua cidade natal, Adelaide, se tornando o tenista mais jovem a conseguir um título desse nível com apenas 16 anos e 10 meses. Em 1999, ganhou sua primeira taça no saibro em Delray Beach. No ano seguinte, foi campeão em Adelaide, Sydney, Queen’s e Scottsdale, entrando no grupo dos 10 melhores tenistas do mundo, assegurando assim sua primeira aparição na Masters Cup.

Lleyton agradecendo a torcida pelo carinho no jogo (Foto: REUTERS/Jason O'Brien)
Lleyton agradecendo a torcida pelo carinho 
no jogo (Foto: REUTERS/Jason O'Brien)


Nesse mesmo ano o ex-atleta chegou em sua primeira decisão da Davis, perdendo para o time da Espanha. Em 2011, tornou-se o mais jovem australiano a ser o melhor jogador do planeta, com 20 anos e oito meses. Ele ficou nessa posição por 75 semanas seguidas. Ou seja, é o sexto jogador a ficar mais tempo no topo, atrás do sérvio Novak Djokovic, atual melhor do mundo e em quinto na lista de todos os tempos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/01/ex-numero-1-hewitt-perde-para-david-ferrer-e-da-adeus-ao-tenis-na-australia.html

Nenhum comentário: