segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Fã de Jefferson, goleiro do Cruzeiro busca o seu espaço na seleção Sub-17


Goleiro capixaba Lucas Romão está no Chile para disputa do Mundial. Arqueiro de 1,92m conta início em escolinha na Serra e transferência para a Raposa, aos 12 anos




Por
Vila Velha, ES



Lucão, goleiro da seleção brasileira sub-17 (Foto: Divulgação/CBF)Lucas, goleiro da seleção brasileira sub-17 (Foto: Divulgação/CBF)


Durante toda sua jovem carreira como jogador de futebol, o goleiro capixaba Lucas Romão, de 17 anos e atualmente no Cruzeiro, se acostumou a fazer várias viagens desde que saiu de sua terra natal - Vila Velha, no Espírito Santo -, quando ainda tinha 12 anos de idade.

No entanto, com mais um carimbo no passaporte, sente que a ocasião é especial. E não é para menos: convocado para disputar seu primeiro Mundial sub-17 com a seleção brasileira, no Chile, que acontece durante o mês de novembro, o 'gigante' de 1,92m, fã declarado do goleiro Jefferson, não esconde a ansiedade e relembra trajetória.

- Para mim é muito bom, disputar um campeonato desses, campeonato que todos gostariam de disputar. É gratificante e sensacional estar entre esses 21 que vão disputar o o campeonato mundial.

Se essa é a mais importante convocação de sua trajetória, não é a única. Lucas Romão já foi convocado outras três vezes para vestir a camisa amarelinha. Duas vezes no sub-15, para a disputa de um torneio na Espanha, mas sofreu uma lesão durante os treinos e ficou de fora. A terceira foi há um mês, quando o arqueiro foi chamado para disputar um mini-campeonato na Coreia do Sul, envolvendo a seleção da casa, Nigéria e Croácia, e fez seu primeiro jogo como titular da seleção.


Campeão na Copa A Gazetinha
A lembrança marcante o fez recordar do início, quando vestia as luvas para defender a equipe de seu bairro, no município da Serra. Tudo começou na escolinha da Projae e, após boa campanha na Copa A Gazetinha, tradicional torneio mirim do Espírito Santo, um convite para disputar a edição nacional do torneio. Com outra equipe capixaba, dessa vez o Solvive, o goleiro foi campeão, em 2010, e despertou olhares de grandes clubes brasileiros.

- Fomos campeões e isso me abriu várias portas nacionalmente. Após o campeonato eu tive várias propostas, de Atlético-MG, Flamengo, Cruzeiro, e aí pela escolha do meu pai eu fui para o Cruzeiro.

Goleiro Lucas foi campeão da Copa A Gazetinha 2010, pelo solvive (Foto: Arquivo Pessoal)
Goleiro Lucas foi campeão da Copa A Gazetinha 
2010, pelo Solvive (Foto: Arquivo Pessoal)


O Cruzeiro foi escolha do pai, mas teve aval do atleta. Segundo Lucas, a preferência pela Raposa foi por conta da escola de goleiros do clube. Seu ídolo, um dos goleiros da seleção brasileira principal, também começou na base da equipe mineira.

- O Jeferson é o meu ídolo, por tudo o que já conquistou e está conquistando. É um goleiro que admiro muito e tenho como um espelho para a minha carreira, neste começo.

Saudade de casa
Longe do Espírito Santo desde os 12 anos de idade, o jovem não esconde a saudade de casa. Por conta do calendários de competições, o capixaba só pode ver a família de seis em seis meses, mas tem planos de levar os parentes para morar em Belo Horizonte.

- A saudade aperta bastante, estou aqui há cinco anos, e só posso ver meus familiares de seis em seis meses. Mas eu tenho planos de já em 2016 trazer minha família para morar em Belo Horizonte, consigo mantê-los.

Mundial Sub-17

Goleiro Lucas (no centro) embarcou com a Seleção Brasileira para o Chile (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Goleiro Lucas (no centro) embarcou com a 
Seleção Brasileira para o Chile 
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Nesta sexta-feira o goleiro Lucas e a Seleção Brasileira Sub-17 embarcaram para o Chile, onde disputam o Mundial a partir do dia 17 de outubro. O Brasil está no Grupo B ao lado de Inglaterra, Coreia do Sul e Guiné. O time brasileiro faz a sua estreia contra os coreanos no estádio Francisco Sanchez Rumoroso, em Coquimbo.


*Sob supervisão de Sidney Magno Novo


Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/es/noticia/2015/10/fa-de-jefferson-goleiro-do-cruzeiro-busca-o-seu-espaco-na-selecao-sub-17.html

Nenhum comentário: