terça-feira, 30 de junho de 2015

Com status de "futuro" do Paraguai, prodígio supera perda e vira referên

Délis González é destaque dos guaranis na campanha na Copa América e é elogiado por Ramón Díaz e Tata Martino. Nesta 3ª, ele vai encarar a Argentina, em Concepción



Por
Concepción, Chile

 
Derlis Gonzalez gol Paraguai x Brasil (Foto: AP)Dérlis González é o principal jogador do Paraguai na atual edição da Copa América (Foto: AP)


Quando assumiu a responsabilidade de bater o pênalti que decretaria o empate do Paraguai por 1 a 1 contra o Brasil, no último sábado, em Concepción, o meia-atacante Dérlis González, de apenas 21 anos, não tinha noção de que aquele gol seria fatal para o seu tio, que morreu de emoção aos 44 anos após infarto fulminante. Mas ali ele tinha certeza de que havia se tornado a principal figura da equipe do técnico Ramón Diaz na Copa América. 

O empate não só recolocou o Paraguai na partida como, minutos mais tarde, após decisão por pênaltis, na semifinal da competição ao derrotar a seleção brasileira por 4 a 3. Nesta terça-feira, em Concepción, contra a Argentina, a equipe guarani tem apenas uma certeza. Será Dérlis González e mais dez em campo. 

- Não tenho dúvida para montar o time. Sei que um dos jovens mais promissores do futebol paraguaio vai estar em campo: Dérlis González, de 21 anos. Ele é o grande exemplo de um jovem de 21 anos, que teve personalidade de bater dois pênaltis num momento difícil. É justo que falemos dele porque é o futuro da equipe do Paraguai - garantiu Ramón Díaz. 

É justo que falemos dele (Dérlis González) porque é o futuro da equipe do Paraguai 
Ramón Díaz

Em reconstrução após ficar na última colocação nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, o Paraguai precisou se reinventar, renascer. E nada melhor do que encontrar um promissor jogador para criar uma nova identidade. E Dérlis González nasceu aí. Na seleção, tudo começou em 2013, no Sul-Americano sub-20. O meia-atacante despontou como destaque da equipe ao marcar quatro gols e dar o vice-campeonato para os guaranis. 

Meses mais tarde, Dérlis também foi o destaque no Mundial sub-20. Marcou um gol e ajudou a sua equipe a chegar às oitavas do torneio. Tais desempenhos o credenciaram a ser chamado para a Copa América. Começou entre os reservas e aos poucos foi ganhando moral com Ramón Díaz, principalmente após sair do banco e ser fundamental para o empate por 2 a 2 com a Argentina, na fase de grupos.

O desempenho chamou a atenção de Gerardo "Tata" Martino, que curiosamente comandou o Paraguai entre fevereiro de 2007 e agosto de 2011. Quando viu o prodígio sair do banco, o argentino sabia que estava diante daquele menino que deixou o país muito jovem. 

- Dérlis é um jogador novo, um dos mais destacados de sua geração. Saiu muito jovem do Paraguai, deu voltas e hoje está na Suíça - revelou.

E Tata tem razão. Dérlis deixou o Rubio Ñu e foi para o Benfica por cerca de R$ 3 milhões. Só pode transferir-se para Portugal aos 18 anos, em 2012. Porém, não firmou-se e acabou retornando ao seu país de origem. No ano passado, o Basel investiu na contratação do meia-atacante e ofereceu um contrato de cinco anos. O investimento surtiu efeito e na última edição da Liga dos Campeões, o prodígio balançou a rede de Real Madrid e Porto.

Derlis Gonzales coletiva Basel (Foto: Agência Reutes)
Dérlis Gonzáles foi um dos destaques do Basel 
na última edição da Liga dos Campeões 
(Foto: Agência Reutes)


Agora, o bom desempenho na Copa América atraiu a atenção de gigantes como Juventus, Chelsea e Manchester City, como tem noticiado a imprensa paraguaia. Mas o momento é a Argentina e o duelo desta terça. E no que depender do momento de Dérlis, os Hermanos que abram o olho porque o prodígio não quer cair na semifinal.

O confronto entre Paraguai e Argentina será transmitido ao vivo pelo Sportv. O GloboEsporte.com também acompanha a partida em Tempo Real.


FONTE:
http://glo.bo/1C4Xdfe?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: