quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

De coelho invasor ao Tanabi: quem teve seus 15 minutos de fama em 2014

Nutricionista do Boavista e clube com projeto ousado para estádio também integram lista com personagens do futebol brasileiro de destaque momentâneo no ano; confira


Por
Rio de Janeiro
 

Um coelho abusado que invade um estádio, uma nutricionista atraente, um técnico interino com bom aproveitamento. O que têm em comum? Todos tiveram seus momentos. Seja por coincidência, bons resultados, pela boa aparência ou por ser insólito. Em 2014, alguns personagens no futebol brasileiro usufruíram dos seus 15 minutos de fama.   

Estão longe de ter o prestígio dos grandes craques ou das grandes equipes nacionais, mas conseguiram algum destaque. O GloboEsporte.com faz uma lista com exemplos que se encaixam neste perfil. Alguns têm chance de voltar a brilhar. Outros terão que percorrer um longo caminho para chegar a algum lugar. Veja a lista:

nutricionista boa de samba


Rossana Torales saiu de Assunção, no Paraguai, para cursar Nutrição no Rio de Janeiro e mal sabia que a atividade poderia lhe render ainda mais. A paraguaia se tornou nutricionista do modesto Boavista, de Saquarema-RJ, mas a boa forma e a beleza chamaram atenção. Seus posts em redes sociais repercutiram com os internautas, e Rossana chegou a desfilar pela Mangueira no carnaval da Sapucaí. Após o estadual, a nutricionista deixou o Boavista, mas já acertou novo vínculo para o Campeonato Carioca de 2015. Mais uma chance de voltar aos holofotes.   

coelho ozir


Os jogos do Paranaense disputados no Ecoestádio Janquito Malucelli, em Curitiba, tiveram uma atração a mais. Um espectador inusitado invadiu um dos gols do campo na partida entre Atlético-PR e Operário-PR: um coelho. Mas não era um coelho qualquer. Era Ozir, morador do Ecoestádio. Ele ainda seria visto no duelo entre JMalucelli e Vitória, pela Copa do Brasil, quando Bruno Batata se preparava para cobrar um pênalti. Entretanto, no jogo do Furacão com o mesmo JMalucelli, a administração do estádio tratou de prendê-lo. O próximo jogo no estádio será em 1º de fevereiro, entre o Jotinha e o Rio Branco-PR, pelo estadual.

wilker do avaí


No dia 5 de abril, a dramaturgia e o cinema brasileiro perderam um de seus maiores nomes: o ator José Wilker, que morreu após infarto. No mesmo dia, um jovem atleta do Avaí teve destaque por uma simples coincidência ligada ao seu nome. O atacante Wilker, aos 20 anos, fazia, contra o Marcílio Dias, sua segunda partida pelo Leão catarinense. Marcou um dos gols do empate por 2 a 2, o seu primeiro - e até agora único - na carreira. A ligação com o ator não está apenas no nome. Ele também sofreu com um problema no coração, mas passou por cirurgia e se recuperou. 

"bandeirinha gostosa"


Maíra Americano Labes não esperava que, após trabalhar no jogo Juventus-SC x Chapecoense, pelo Catarinense, chegaria até ao "Programa do Jô". A auxiliar, de 26 anos (nove de carreira), ouviu do técnico Celso Teixeira, do Juventus, um recado após ser expulso pelo árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra: “Vou sair, sua gostosa”. O relato foi registrado na súmula, e o caso repercutiu. O treinador se defendeu, e Maíra amenizou o episódio. Disse que “não teve malícia” no comentário de Celso. A bandeirinha pertence ao quadro da Federação Catarinense e ainda não trabalhou em jogos da elite do futebol brasileiro - somente do Campeonato Brasileiro Feminino.

tanabi, parte 2



O Tanabi, da segunda divisão paulista – correspondente à quarta divisão – já havia tido seus momentos de notoriedade em 2013 com as passagens de Viola e Túlio Maravilha. Em 2014 foi a vez de Cabañas e Gessé. O paraguaio estava afastado do futebol desde 2010, quando levou um tiro após uma briga em um bar no México, onde atuava pelo América. Em abril, o presidente do Tanabi, Irineu Alves, foi até o Paraguai para convencê-lo a jogar. Seu contrato era de três partidas, mas só atuou em um amistoso contra o Barueri e ainda perdeu pênalti. O acreano Gessé chamou atenção por causa de um golaço do meio-campo pelo Atlético-AC. O Tanabi segue na quarta divisão paulista.

gonçalense e o estádio cata-vento

Projeto do estádio catarinão, do gonçalense (Foto: Divulgação)
Projeto ambicioso do estádio Catarinão, do 
Gonçalense (Foto: Divulgação)


O Gonçalense Futebol Clube foi fundado em 2013 e disputará a Série B do Campeonato Carioca em 2015. Chamou atenção neste ano por causa de um ambicioso projeto de estádio, o Catarinão (ou Cata-Vento). Tem design ousado e com capacidade para 43 mil pessoas, colocando-o no terceiro posto entre os maiores do Rio. O planejamento é que seja finalizado em 2017, mas sendo aproveitado já a partir de março, em versão reduzida, para 5 mil pessoas. O gramado foi instalado, e cabines de TV e rádio foram construídas.

alberto valentim


A luta contra o rebaixamento não era realidade no início do Brasileiro para o Palmeiras, que chegou a ficar em quarto lugar na sexta rodada. Após a saída de Gilson Kleina, o interino Alberto Valentim ficou no cargo até a chegada do argentino Ricardo Gareca e surpreendeu. Venceu quatro jogos seguidos, três pelo Brasileiro e um pela Copa do Brasil. No entanto, a boa fase foi passageira. Foi derrotado em seus dois últimos jogos no comando do Palmeiras antes da Copa do Mundo, quando cederia lugar a Gareca. Valentim ainda treinaria o Verdão na derrota por 2 a 0 diante do Atlético-MG, pela Copa do Brasil, após a saída do argentino.

santa rita-al


O Santa Rita sequer estava em uma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Conseguiu uma vaga na Copa do Brasil somente após fusão com o Corintihans-AL, participando pela primeira vez de um torneio nacional. E mesmo assim conseguiu ter seus 15 minutos de fama. Ou melhor, suas duas semanas de fama, quando enfrentou o Cruzeiro, que já dominava o futebol brasileiro. O time alagoano - com folha salarial de R$ 120 mil - passou por Guarani, Potiguar e Santa Cruz até encarar a Raposa nas oitavas. Aí a realidade falou mais alto: perdeu por 5 a 0 no Mineirão e por 2 a 1 em Arapiraca.


FONTE:

Nenhum comentário: