sábado, 23 de novembro de 2013

Götze faz gol, Dante brilha, e Bayern goleia Borussia no Signal Iduna Park


Alemão entra no segundo tempo e abre o placar no primeiro jogo contra o ex-time depois da polêmica transferência antes da final entre rivais na última Champions

Por Dortmund, Alemanha

Tratado como traidor por se transferir para o rival, Götze cumpriu o tradicional destino cruel do futebol. Principal reforço do Bayern de Munique, saiu do banco de reservas aos dez minutos do segundo tempo para abrir o placar pouco depois, aos 21, e levar o líder do Campeonato Alemão à vitória por 3 a 0 sobre o seu ex-time Borussia Dortmund. Pior, no Signal Iduna Park, diante de 80 mil torcedores, quase todos aurinegros. Em respeito ao clube, não comemorou, mas saiu de campo com o sorriso nos lábios depois de Robben ampliar, aos 40, e Thomas Müller transformar a vitória em goleada, aos 42. Além dos responsáveis por balançar a rede, quem se destacou foi o brasileiro Dante, muito seguro na defesa bávara.

Goetze comemora Gol do Bayern de Munique contra o Borussia Dortmund (Foto: Agência AP ) 
Götze levanta os braços e não vibra com o primeiro 
gol do Bayern sobre o Borussia Dortmund 
(Foto: Agência AP )
 

Possível adversário do Atlético-MG na final do Mundial de Clubes, se ambos ganharem na estreia, o Bayern é líder isolado e invicto do Campeonato Alemão, com 35 pontos - a equipe não perde na Bundesliga há 38 jogos. Pela competição, os bávaros não ganhavam do Borussia há mais de 3 anos e meio. A última vez tinha sido em 13 de fevereiro de 2010, por 3 a 1.

- Grande vitória que conquistamos aqui em Dortmund. Já tinha um bom tempo que isso não acontecia. Conseguimos um resultado muito importante para nós. Não só pudemos manter nossa invencibilidade, mas conseguimos abrir uma boa vantagem em cima do Dortmund. Sei que ainda tem muitos jogos pela frente, mas esse resultado nos dá uma tranquilidade - disse o lateral-direito Rafinha por meio de sua assessoria de imprensa.

A vitória serviu também para aumentar a crise no rival. O Borussia perdeu pela terceira vez seguida na Bundesliga, o que não acontecia desde 2010, e caiu de segundo para terceiro lugar. Com 28 pontos, foi ultrapassado pelo Bayer Leverkusen, vitorioso na 13ª rodada, por 1 a 0, diante do Hertha Berlim, na capital germânica, e novo vice-líder, com 31.

O Bayern volta a campo na quarta-feira, pela Liga dos Campeões da Europa. Classificado antecipadamente para as oitavas de final, enfrenta o CSKA Moscou, na Rússia, pela quinta rodada do Grupo D, às 15h (de Brasília) - o GloboEsporte.com transmite em Tempo Real. Um dia antes, o Borussia decide sua sorte no torneio diante do Napoli. No Signal Iduna Park, precisa vencer para manter suas chances de avançar na competição.

Pelo Alemão, o Bayern joga em casa na próxima rodada. Sábado, recebe o Eintracht Frankfurt, na Allianz Arena. No mesmo dia, o Borussia enfrenta o Mainz, fora de casa.
equilíbrio no 1º tempo

Mesmo desfalcado de Schweinsteiger e Ribéry, lesionados, o Bayern começou melhor, dominando as ações ofensivas. Só que aproveitou pouco diante de uma defesa toda reserva do rival - o zagueiro Hummels e o lateral-esquerdo Schmelzer se juntaram a Subotic e Piszczek no departamento médico na última semana, além do volante Gündogan também estar fora de ação. Tirando um cruzamento rasteiro de Robben pela esquerda, não concluído por ninguém na área, acabou sendo mais ameaçado na metade inicial do primeiro tempo.

O Borussia apostou nos contra-ataques no começo. Assustou o Bayern numa conclusão dentro da área de Lewandowski, aos três minutos, em lance mal anulado pelo árbitro, e num cruzamento de Grosskreutz salvo por Dante com um chutão, aos 20.

Dante Borussia Dortmund e Bayern de Munique (Foto: Agência Reuters) 
Dante neutraliza Kuba em ataque do Borussia Dortmund: 
zagueiro tem ótima atuação no clássico (Foto: Agência Reuters)

Na metade final do primeiro tempo, o Borussia cresceu e equilibrou a posse de bola. Mais duas vezes, chegou com perigo, com Kuba sendo travado por Alaba na hora da conclusão, aos 23, e num chute forte de Reus que foi direto nas mãos de Neuer, aos 29.

Depois dos sustos, o Bayern voltou a dominar as ações ofensivas. Em duas jogadas seguidas dentro da área, obrigou Weidenfeller a trabalhar, salvando com um tapa no canto um belo voleio de Mandzukic, aos 33, e defendendo chute de Müller, aos 34. Pouco depois, aos 37, o centroavante croata levou perigo de novo, mas não conseguiu desviar com força e só triscou na bola cruzada rasteira pela esquerda por Robben.

destino cruel na etapa final
As maiores emoções ficaram guardadas para o segundo tempo. Tão logo começou a etapa, Guardiola mandou Götze e Thiago Alcântara aquecerem. Principais reforços do Bayern para a temporada, os dois entraram em campo aos dez e 18 minutos, respectivamente, e mudaram o panorama do jogo.

Depois de levar dois sustos, em corta-luz de Lewandowski numa bola cruzada na área, aos cinco minutos, e num lançamento para Reus cortado antes da conclusão por Boateng, o time bávaro abriu o placar. Aos 21, Lahm lançou Müller na direita. O alemão cruzou e achou Götze no meio da área, livre. O "traidor do Borussia" dominou e chutou de trivela, no canto, sem defesa para Weidenfeller.

Goetze comemora Gol do Bayern de Munique contra o Borussia Dortmund (Foto: Agência Reuters) 
Diante da desolação dos jogadores do Borussia, 
Götze levanta os braços após o primeiro gol (Foto: 
Agência Reuters)
 
A torcida do Borussia emudeceu e assistiu em seguida ao seu principal reforço para a temporada, o meia armênio Mkhitaryan, perder chance dentro da área, aos 25, e Neuer salvar conclusão de Reus, aos 27.

Quando parecia que a vitória do Bayern seria apenas com requintes de crueldade, o Borussia levou mais dois duros golpes. Aos 40, Dante neutralizou outro ataque aurinegro e tocou para Thiago Alcântara. O reforço contratado ao Barcelona fez ótimo lançamento longo, da intermediária de defesa para o campo de ataque. Robben dominou, avançou pela esquerda e foi fominha para, na saída do goleiro, tocar por cima, com categoria, e confirmar sua fama de carrasco do rival - fez o segundo gol do 2 a 1 na final da Liga dos Campeões e cobrou pênalti que eliminou o adversário da última Copa da Alemanha. Em seguida, ainda antes do apito final, aos 42, Lahm cruzou rasteiro, e Thomas Müller fuzilou da marca do pênalti, aumentando o drama do Borussia.

- Seguimos à risca o que tínhamos preparado para essa partida. Vencemos muito bem o Dortmund e conseguimos um grande resultado fora de casa. Queríamos provar que somos a melhor equipe na Alemanha e o resultado foi importante por isso - afirmou Dante por meio de sua assessoria de imprensa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/11/gotze-faz-gol-dante-brilha-e-bayern-goleia-borussia-no-signal-iduna-park.html

Nenhum comentário: