sábado, 31 de agosto de 2013

Rafael Nadal atropela Dodig e avança às oitavas de final do US Open

Número 2 do mundo não tem dificuldades para bater croata por 3 sets a 0

Por Nova York, Estados Unidos

Ivan Dodig fez o que pôde diante de um Rafael Nadal que tomou as rédeas da partida desde o início. Com muita tranquilidade, o espanhol confirmou a boa fase, venceu o croata por 3 sets a 0 (parciais de 6/4, 6/3 e 6/3) e avançou às oitavas de final do US Open. Com o resultado deste sábado, ele soma 18 triunfos, sendo 13 consecutivos, em quadras duras na temporada.

Tênis Nadal Us open (Foto: Agência Reuters) 
Nadal vence com tranquilidade partida contra croata (Foto: Agência Reuters)
 
Campeão do Grand Slam americano na edição de 2010, Nadal busca seu 10º título nesta temporada. Na próxima rodada, terá como adversário o alemão Philipp Kohlschreiber, que venceu, pelo segundo ano consecutivo, o americano John Isner em uma terceira rodada de US Open. Neste sábado, a maior esperança da casa foi eliminada pelas parciais de 6/4, 3/6, 7/5 e 7/6(5).

O jogo
O número 2 do mundo não demorou para colocar o adversário em situação desconfortável. Conseguiu uma quebra no terceiro game e, logo em seguida, confirmou seu serviço, de zero (4/1). Dodig se esforçava para tentar entrar no jogo. Chegou a ir ao chão para tentar defender uma paralela de Nadal. Sem sucesso. O espanhol ditava o ritmo, sacava melhor (4/2). Dodig tentava reagir. Fez 4/3, recebeu atendimento médico, colocou uma proteção no tornozelo esquerdo e voltou para a quadra. Nadal manteve a postura agressiva e fechou o primeiro set: 6/4.

A situação não mudou no seguinte. O espanhol pressionava. Dodig aceitava. Teve o saque quebrado duas vezes e outro set perdido: 6/3. Além de Nadal, o calor também castigava o croata. Camisa trocada, terceiro set pela frente. Apesar de um ponto muito disputado no primeiro game, com 18 trocas de bola, Dodig não resistiu por muito tempo. O rival saiu na frente. Tinha o controle do jogo. O croata se esforçava, perdia a raquete na tentativa de evitar mais um ponto. Desperdiçava o serviço. Com 4/1, Nadal caminhava a passos largos para a vitória.
Dodig errava mais, balançava a cabeça e não tinha forças para evitar o que estava para acontecer. Nadal sacou para o jogo e pôs um ponto final no confronto: 6/3.

Ferrer avança
David Ferrer também garantiu lugar nas oitavas de final. Neste sábado, depois dois sets sem encontrar resistência, o espanhol viu Mikhail Kukushkin, do Cazaquistão, começar a dar trabalho. Apesar disso, o número 4 do mundo reagiu, vencendo por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 6/3,4/6 e 6/4.  
Depois de perder dois sets, o cazaque precisava reagir. Começou quebrando o serviço de Ferrer, que não escondeu a irritação. Mas os erros bobos frearam a reação. O espanhol devolveu a quebra e voltou a equilibrar as ações. Kukushkin não se abateu. Confirmou seu serviço, fez 5/4 e respirou aliviado quando Ferrer cometeu dois erros não forçados, entregando o set ao cazaque: 6/4.

No seguinte, a resposta veio com a quebra do saque logo no primeiro game. Ferrer obteve duas quebras e abriu 4/1. Não esperava que o rival fizesse o mesmo (4/4). Kukushkin tinha a chance de tomar o comando do placar. Não conseguiu. Teve o serviço quebrado pela terceira e, com um erro não forçado viu Ferrer comemorar a vitória: 6/4.

O próximo adversário de Ferrer será o sérvio Janko Tipsarevic, que derrotou o americano Jamie Sock por 3/6, 7/6(1), 6/1 e 6/2.

FONT:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2013/08/rafael-nadal-atropela-dodig-e-avanca-oitavas-de-final-do-us-open.html

Vitor Felipe encara o ídolo Ricardo em busca de final inédita no vôlei de praia

Paraibano tenta chegar pela primeira vez à decisão de etapa do Circuito Brasileiro. Semifinal começa às 18 horas, na Praia do Pina, no Recife

Por Direto do Recife

Com apenas 22 anos, o paraibano Vitor Felipe vai sentir uma sensação diferente quando entrar em quadra neste sábado pelas semifinais do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia - etapa de Recife. Do outro lado da quadra vai estar o seu ídolo no esporte: o baiano Ricardo - que faz dupla com o cearense Márcio. Mas na companhia do carioca Evandro, ele quer se divertir ao máximo e tentar fazer o melhor jogo possível.

Vôlei de praia, etapa do Recife (Foto: Lucas Barros/Globoesporte.com/pb) 
Vítor e Evandro chegaram à semifinal após vencerem Rodrigo Saunders e Daniel Souza nas quartas de final(Foto: Lucas Barros/Globoesporte.com/pb)
 
Nas quartas de final, Vitor Felipe e Evandro tiveram relativa facilidade para passar pelo cearense Rodrigo Saunders e o carioca Daniel Souza (CE/RJ). Eles fecharam o jogo em 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/16.

- É sempre bom jogar contra Ricardo e sempre tem aquela surpresa. Jogar contra o ídolo traz aquela sensação diferente. Vamos tentar se divertir ao máximo. O bloqueio dele é uma coisa incrível, e com Márcio atrás também defende muito. Temos que tentar superar e aproveitar que estamos na semifinal - afirmou Vitor Felipe, que busca a primeira final em etapas do Circuito Brasileiro de vôlei de praia.

Ricardo, vôlei de praia (Foto: Lucas Barros/Globoesporte.com/pb) 
Ricardo fez questão de elogiar o bom momento da
dupla Vítor Felipe/Evandro na atual temporada (Foto: Lucas Barros/Globoesporte.com/pb)
 
Já Ricardo, de 38 anos, que há menos de um mês formou dupla com Márcio, de 39, apenas para o Circuito Brasileiro, destacou que a falta de entrosamento pesa no desempenho em quadra. Mas para o baiano, a individualidade e a experiência podem fazer a diferença na semifinal.

- Vai ser difícil. É um time que está bem rodado nessa temporada (Vitor Felipe e Evandro).
 Jogaram várias etapas do Circuito Mundial, jogou o fim da temporada passada também no Circuito Brasileiro. É a minha primeira etapa junto com Márcio. Treinamos praticamente dois dias e não é suficiente para fazer um time muito forte. Esperamos nessa competição que a individualidade possa fazer a diferença - garantiu Ricardo.

As semifinais do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia entre Vitor Felipe e Evandro contra Ricardo e Márcio, na Praia do Pina, em Recife, será transmitida pelo SporTV, a partir das 18h.
Campanha de Vítor Felipe/Evandro Campanha de Ricardo/Márcio
2 x 1 Fábio Luiz/Jorge (ES/PB), 21/15, 16/21 e 15/10 2 x 0 Luciano/Márcio Gaudie (ES/RJ), 21/7 e 21/10
2 x 1 Rodrigo Saunders/Daniel Souza (CE/RJ), 21/17, 19/21 e 15/13 2 x 0 Bruno/Hevaldo (AM/CE), 21/15 e 21/12
2 x 0 Rodrigo Saunders/Daniel Souza (CE/RJ), 21/15 e 21/16 2 x 1 Moisés/Gilmário (BA/PB), 21/18, 15/21 e 15/10
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2013/08/vitor-felipe-encara-o-idolo-ricardo-em-busca-de-final-inedita-no-volei-de-praia.html

CBV divulga tabela da Superliga com Cruzeiro x São Bernardo na abertura

Por causa de participação no Mundial, time mineiro tem jogo adiantado e fará primeira partida da competição no dia 7 de setembro, em casa

Por Rio de Janeiro

A participação do Cruzeiro no Mundial de Clubes de vôlei também garantiu ao time a honra de abrir a edição 2013/2014 da Superliga. Como estará disputando o torneio entre os dias 15 e 20 de outubro em Betim, Minas Gerais, a equipe mineira teve uma partida da quarta rodada adiantada e irá fazer a primeira partida da competição nacional contra o São Bernardo, em casa, no dia 7 de setembro.

Com 12 equipes e o Montes Claros confirmado na vaga da equipe de Monte Cristo, de Goiás, a Superliga Masculina terá sua primeira rodada uma semana depois da estreia cruzeirense. Serão cinco partidas no dia 14 de setembro, com o duelo entre Juiz de Fora e Minas adiado para o dia 30 de outubro. Atual campeão, o Rio de Janeiro começa a competição contra o estreante Maringá às 21h30m, no Ginásio do Tijuca, com transmissão do SporTV.

Contando com 14 participantes, a Superliga Feminina terá seus primeiros jogos no dia 27 de setembro, com três confrontos da primeira rodada:. Osasco x Maranhão; Minas x Pinheiros; e Barueri x Brasília. Atual campeão, o Rio de Janeiro estreia no dia 1º de outubro contra o estreante Araraquara, fora de casa. São Bernardo, Campinas, São Caetano, Sesi-SP, Rio do Sul e Praia Clube iniciam suas participações na competição no dia 4 de outubro.

Confira a primeira rodada da Superliga Masculina 2013/2014:
14/09
11h – São Bernardo x Campinas
17h – Cruzeiro x Montes Claros
18h – Taubaté x Sesi-SP
18h – Canoas x Voltaço
21h30m – Rio de Janeiro x Maringá
30/10
20h – Juiz de Fora x Minas


Confira a primeira rodada da Superliga Feminina 2013/2014:
27/09
19h30m – Minas x Pinheiros
19h30m – Barueri x Brasília
21h30m – Osasco x Maranhão
01/10
20h30m – Araraquara x Rio de Janeiro
04/10
19h30m – São Bernardo x Campinas
20h30m – São Caetano x Sesi-SP
21h30m – Rio do Sul x Praia Clube


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/cbv-divulga-tabela-da-superliga-com-cruzeiro-x-sao-bernardo-na-abertura.html

Com pinta de veterana, Duda estreia no Circuito com apenas 15 anos

Apesar da pouca idade, jogadora sergipana já coleciona títulos mundiais e comemora oportunidade de jogar contra as campeãs Bárbara e Ágatha

Por Direto de Recife

Duda vôlei de praia circuito brasileiro Recife (Foto: Túlio Moreira) 
Duda tornou-se uma atração à parte na etapa de Recife do Circuito Brasileiro (Foto: Túlio Moreira)
 
Com 15 anos recém-completados, a jovem Eduarda, a Duda, se tornou uma atração à parte na primeira etapa da temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A timidez comum da idade desapareceu completamente quando a garota entrou em quadra, na sexta-feira, ao lado da parceira Thaís. Com desenvoltura de veterana, a sergipana deu os primeiros passos nas competições adultas, após despontar no cenário internacional com o título do Mundial sub-19, conquistado em julho. A estreia na principal competição do vôlei de praia brasileiro foi possível graças a um convite da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

- Disputar o Brasileiro foi uma oportunidade enorme. A expectativa era alta, porque todas as jogadoras são muito boas, e eu ainda estou aprendendo. Cada vez mais, eu me esforço para aprender o máximo possível. Tento administrar a ansiedade, porque eu sou sempre muito calma. Elas são boas e têm mais experiência, mas a gente tem que entrar firme, esquecer quem está na quadra adversária e mostrar o nosso jogo - disse a jovem.

Filha da ex-jogadora Cida Santos, que mantém um centro de desenvolvimento do esporte em sua cidade natal, São Cristóvão (SE), Duda começou a treinar por incentivo da mãe, que logo percebeu a vocação da menina para o vôlei de praia. Aos oito anos de idade, ela já dominava os principais fundamentos da modalidade, e despontou entre os mais de 50 jovens atletas atendidos pelo projeto comandado por Cida. A consagração veio ao lado da conterrânea Tainá, com quem faturou o título mundial em Portugal, com sete vitórias em sete jogos, sem nenhum set perdido.
Ciente de que precisará abrir mão de muitas coisas típicas da adolescência para seguir no vôlei de praia, a menina não esconde a vontade de continuar trilhando um caminho vencedor no esporte. Agora, a principal preocupação é conciliar a carreira com os estudos. Disputando o Circuito Brasileiro sub-21 e treinando no CT de Saquarema, além de marcar presença em diversas competições internacionais, a garota viaja constantemente. Graças ao apoio de seu colégio, Duda consegue compensar a frequência irregular na sala de aula com os estudos em casa. A ex-jogadora Cida Santos frisou o compromisso da filha em conciliar vôlei e escola.

Duda Vôlei de praia (Foto: Tulio Moreiro) 
Jogadora consegue compensar faltas no colégio com estudos em casa (Foto: Tulio Moreiro)
 
- É um pouco complicado. Foi maravilhoso ter uma filha campeã mundial, é uma coisa perfeita. Mas o que eu mais quero é que ela continue estudando. O primeiro semestre foi complicado, porque ela foi para quatro competições mundiais, e não frequentou direito a escola nesse período. Mas estamos tentando adaptar tudo isso. Sem muita pressão, sem impor que ela jogue demais. Ela também tem que passar pelas coisas da adolescência. Mas a Duda é determinada, acho que ela está conseguindo lidar bem com isso.  Ela sabe administrar tudo, cumprir os horários, é muito compromissada - elogiou a mãe e treinadora.

O convite para disputar a etapa de Pernambuco do Circuito Brasileiro foi bem aproveitado por Duda. Ao lado da carioca Thaís, Duda estreou contra a dupla formada por Érica Freitas e Neide, e precisou explorar todas as suas habilidades em quadra para chegar à vitória. Após fecharem o primeiro set com facilidade, por 21/11, as jogadoras perderam a parcial seguinte por 23/21, e decidiram o duelo no tie-break, vencido por 20/18. Na segunda partida, veio a pedreira. Duda e sua parceira encararam nada menos que as atuais campeãs Bárbara Seixas e Ágatha, e acabaram sofrendo uma derrota por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16). O desempenho da “caloura” rendeu elogios por parte da veterana Ágatha, de 30 anos.

Duda e Thaís Vôlei de praia (Foto: Tulio Moreiro) 
Duda (à esq.) atua ao lado de Thaís no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (Foto: Tulio Moreiro)
 
- Eu acho muito legal ver a nova geração, porque infelizmente estamos com poucas meninas novas no vôlei de praia. E então a gente vê a Duda começando agora, jogando muito bem nas categorias de base, e fica muito orgulhosa. Ela é filha de uma jogadora que todo mundo adora, então eu fico muito feliz. Ela está de parabéns, jogou super bem, vai crescer muito ainda, tem raça, não tem medo. É ótima - derreteu-se a paranaense Ágatha.

A presença de Duda também chama a atenção dos jogadores que disputam o naipe masculino. Campeão olímpico em Atenas 2004 e detentor de oito títulos do Circuito Brasileiro, Emanuel ressaltou a importância de renovar o quadro de talentos do esporte brasileiro, e destacou o trabalho técnico realizado por Cida Santos com jovens atletas, incluindo a filha Duda.

- Eu tenho visto a Duda treinando em Saquarema, e dá para perceber que o trabalho de base que está sendo feito com ela é muito bom. Ela está muito segura para jogar entre as atletas profissionais. Com 15 anos, não é comum ter essa maturidade toda. Então, eu acho que a mãe dela tem um papel fundamental nisso tudo. A Cida faz a diferença, por ter sido uma jogadora muito habilidosa, e também por apontar o melhor caminho para a Duda - disse Emanuel, que disputa o Circuito Brasileiro ao lado de Alison.

Duda Cida Santos vôlei de praia circuito brasileiro Recife (Foto: Túlio Moreira) 
Duda ao lado da mãe Cida Santos: DNA de jogadora (Foto: Túlio Moreira)
 
Enquanto aguarda novo convite para disputar outras etapas da competição principal, Duda volta o foco para a reta final do Brasileiro Sub-21, em que já desponta como uma das favoritas ao título. Ao lado de Tainá, a jovem já venceu as etapas de Cabo Frio (RJ) e Brasília. A competição segue agora para Campinas (SP), de 6 a 8 de setembro, e termina em Curitiba (PR), entre os dias 18 e 20 de outubro.

O SporTV3 transmite ao vivo as semifinais da etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia no Recife, no sábado, a partir das 18h (de Brasília), e também acompanha os jogos decisivos do domingo, a partir das 9h30m.

* O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/com-pinta-de-veterana-duda-estreia-no-circuito-com-apenas-15-anos.html
 

Após tie-break de 32m, Talita/Taiana avança; confira semifinalistas

Dupla garante vaga após duelo acirradíssimo contra as irmãs Maria Clara e Carol. No masculino, Ricardo/Márcio e Alison/Emanuel também avançam

Por Direto de Recife

Alguns duelos do vôlei de praia são decididos em menos de 30 minutos. Mas um dos confrontos das quartas de final da etapa de Recife do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia extrapolou em muito essa média. Apenas o tie-break da partida entre Talita/Taiana e Maria Clara/Carol durou exatos 32 minutos. No total, foram 1h14m de bola rolando até que as líderes do ranking mundial Talita e Taiana conseguissem bater as irmãs cariocas Maria Clara e Carol, que salvaram nada menos que 15 match points no set de desempate.

Taiana e Talita Vôlei de Praia (Foto: Paulo Frank) 
Taiana e Talita derrotam as irmãs Maria Clara e Carol e avançam na competição (Foto: Paulo Frank)
 
Após perderem o primeiro set, Talita e Taiana corrigiram as falhas no saque e melhoraram o bloqueio para impor a reação e garantir a vitória no sufoco, com as parciais de 17/21, 21/15 e 31/19. Nas semifinais, a dupla enfrenta Juliana e Maria Elisa, que passaram fácil por Josi e Raquel, por 2 sets a 0 (21/13 e 21/18). O SporTV3 transmite ao vivo as semifinais a partir das 18h (de Brasília), e também acompanha os jogos decisivos do domingo, a partir das 9h30m.

- Faltou um pouco mais de clareza na hora de definir os contra-ataques, e isso faz com que você tenha um pouco mais de apreensão na hora de finalizar os lances. A adrenalina vai aumentando, eu fui forçar o saque e acabei errando. Elas estão jogando muito bem, era um confronto que qualquer dupla podia ganhar, e no final foi para o nosso lado. Agora não tem moleza, a gente precisa descansar e relaxar um pouquinho para aguardar mais uma partida difícil daqui a pouco - avaliou a cearense Taiana.

Embaladas no Circuito Mundial, com cinco títulos da temporada, Talita e Taiana partem em busca da primeira vitória em uma etapa do Circuito Brasileiro. Elas estrearam a parceria na etapa de Fortaleza (CE) da temporada passada, em janeiro, e ficaram em quinto lugar. Na etapa seguinte, em João Pessoa (PB), subiram ao pódio pela primeira vez, na terceira posição.

Duda Thais e Ágatha Bárbara Seixas Vôlei de Praia (Foto: Túlio Moreira) 
Ágatha e Bárbara Seixas derrotam a dupla Duda e Thaís por 2 sets a 0 (Foto: Túlio Moreira)
 
Ágatha e Bárbara Seixas marcam presença no outro confronto da semifinal feminina, após vencerem novamente as jovens Duda e Thaís, adversárias da primeira fase. As atuais campeãs precisaram suar a camisa para vencer por 2 sets a 0 (21/15 e 22/20). Na segunda parcial, a prodígio Duda, de apenas 15 anos, teve o set point nas mãos, mas não conseguiu colocar a bola no chão. Bárbara consolidou a vitória, com uma sequência de largadinhas decisivas. Em busca de vaga na final, Ágatha e Bárbara encaram Lili e Rebecca, que venceram de virada a dupla Val e Ângela, com parciais de 16/21, 21/12 e 15/11.

Ricardo e Márcio também vencem no sufoco
O naipe masculino também foi marcado por duelos acirradíssimos nas quartas de final da etapa pernambucana. No primeiro duelo do dia, Márcio e Ricardo começaram aguerridos e fecharam o set inicial contra Moisés e Gilmário por 21/18. Mas os medalhistas olímpicos sofreram um apagão na parcial seguinte e, com o bloqueio constantemente furado pelo baiano Moisés, perderam por 15/21. No tie-break, os veteranos conseguiram administrar o clima acirrado e consolidaram a vitória por 15/10. Na semifinal, a dupla encara Evandro e Vitor Felipe, que passaram por Rodrigo Saunders e Daniel Souza por 2 sets a 0 (21/15 e 21/16).

Ricardo Marcio Vôlei de Praia (Foto: Túlio Moreira) 
Márcio e Ricardo vencem a dupla Moisés e Gilmário 2 sets a 1 (Foto: Túlio Moreira)
 
- O Moisés e o Gilmário são jogadores perigosos, estão acostumados a jogar na pressão. Eles vieram com tudo para cima da gente, então a gente precisou se concentrar muito para conseguir reverter a situação. Sem dúvida, essa primeira etapa já está sendo uma grande demonstração do nível altíssimo dos jogadores do Circuito Brasileiro - disse Márcio, medalha de prata em Pequim 2008.

Também medalhistas olímpicos, Alison e Emanuel passaram fácil por Benjamin e Fernandão por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/16. Na semi, os campeões da temporada 2011 do Circuito Brasileiro encaram a dupla convidada Bruno e Hevaldo, que protagonizaram a principal zebra da etapa agora, ao derrotarem os atuais campeões Bruno Schmidt e Pedro Solberg no tie-break, com parciais de 21/16, 16/21 e 15/12. Bruno e Hevaldo foram campeões da etapa de Salvador em 2011. 

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/apos-tie-break-de-32m-talitataiana-avanca-confira-semifinalistas.html

Tevez faz golaço, Hernanes é expulso, e Juventus volta a golear o Lazio

Depois de ganhar a Supercopa sobre o rival há duas semanas, Velha Senhora se impõe novamente e conquista segunda vitória no Campeonato Italiano

Por Turim, Itália

Já virou rotina. Pela segunda vez em duas semanas, o Juventus goleou o Lazio. Depois de vencer a Supercopa da Itália ganhando por 4 a 0 em pleno Estádio Olímpico, o Alvinegro de Turim superou o rival por 4 a 1 neste sábado, em casa, pela segunda rodada do Campeonato Italiano. Vidal fez dois gols, e Vucinic chegou ao 100º no futebol italiano. Tevez encerrou o show com uma pintura.

Hernanes, que vinha sendo o destaque do Lazio, foi expulso por tocar com a mão na bola após um cruzamento. O brasileiro participou do gol de honra: chutou e fez Buffon dar o rebote para o gol de Klose. O Juve chegou a seis pontos e encostou no líder Napoli, que tem a mesma pontuação, mas saldo de gols superior.

carlos tevez juventus gol lazio (Foto: Agência Reuters) 
Tevez faz homenagem à comunidade onde nasceu (Foto: Agência Reuters)
 
Defesa do Lazio dá vitória ao Juventus
O Lazio se encolheu e chamou o Juventus para o ataque. A maior parte do primeiro tempo foi jogada no campo de defesa da equipe visitante. O Alvinegro, apesar de ter o terreno cedido pelo rival, jogava com calma, tocando a bola e esperando encontrar os melhores espaços. Para a sorte dos mandantes, a defesa do time de Roma, apesar de fechada, estava desatenta e os erros custaram caro.

Aos 13 minutos, Pogba tocou por trás da zaga e encontrou Vidal livre de marcação na área. De frente para Marchetti, o chileno chutou rasteiro para abrir o placar. O segundo gol da Velha Senhora também foi feito graças a uma falha dos defensores. Aos 26, Bonucci fez ótimo lançamento para o meia ampliar.

Bem marcado, Hernanes demorou a aparecer. Mas quando passou a se movimentar para buscar mais o jogo, fez a diferença. O Lazio respondeu na jogada seguinte ao segundo gol sofrido. O brasileiro arriscou da entrada da área, Buffon deu rebote, e Klose diminuiu. O volante descobriu uma mina de ouro, e o time finalmente começou a incomodar, tentando vários chutes de longa distância.

Arturo Vidal foi um dos destaques do Juventus (Foto: Agência EFE)
 
Hernanes é expulso, e Tevez faz valer o ingresso
Na segunda etapa, o Lazio pagou novamente pelos seus pecados. No primeiro minuto, Bonucci fez lançamento para Vucinic, livre de marcação, chutar para o gol. Este foi o 100º do atacante montenegrino no futebol italiano. A partida estava equilibrada, mas Hernanes fez mais um favor ao Juve. Aos 17 minutos, ao receber cruzamento, o brasuca, que já tinha amarelo, pulou e tentou tocar na bola com a mão. O árbitro o expulsou.

Sumido, Tevez deu o ar da graça com classe. Aos 26, acertou o travessão com um chute da entrada da área. O argentino confirmou a goleada com um lindo gol. Carlitos driblou Cana de forma humilhante e chutou colocado no cantinho. Na comemoração, mostrou uma camisa para homenagear o bairro Fuerte Apache, local em que foi nascido e criado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2013/08/tevez-faz-golaco-hernanes-e-expulso-e-juventus-volta-golear-o-lazio.html

Loja do Flamengo na sede da Gávea é assaltada por homens armados

Três criminosos invadiram o estoque da loja e levaram cerca de 300 camisas do time, além de dinheiro. Em 2012, tesouraria foi roubada

Por Rio de Janeiro

A Fla Concept, loja que vende produtos oficiais do Flamengo, foi assaltada no começo da tarde deste sábado. Por volta de 13h, três homens armados invadiram o local, que fica na sede social do clube, no bairro do Leblon, e renderam os funcionários e o gerente. Eles invadiram o estoque e levaram cerca de 300 camisas oficiais (vendidas a R$199,90 cada) e dinheiro. A quantia roubada ainda não foi divulgada. O boletim de ocorrência foi registrado na 14ª delegacia de polícia, no mesmo bairro da sede da Gávea, onde o gerente da loja prestou depoimento.

Loja flamengo gávea (Foto: Richard Souza) 
Fachada da loja que vende produtos oficiais do Flamengo na sede da Gávea. Homens armados roubaram cerca de 300 camisas e além de dinheiro depois de render funcionários. (Foto: Richard Souza)
 
Os funcionários do estabelecimento viveram momentos de terror. Enquanto dois homens vigiavam a movimentação do lado de fora, o outro assaltante, apontando a arma para a cabeça do gerente, o levou para a sala onde fica o cofre. Depois de colocar todo dinheiro em uma mochila, os ladrões também pegaram relógios, telefones celulares e dinheiro dos empregados, que foram trancados na sala onde estava o cofre.

Há pouco mais de um ano, a tesouraria do clube passou por situação semelhante. Três homens armados, um deles com a camisa do clube, invadiram o local e renderam funcionários. Pouco mais de R$ 14 mil foram levados. A delegada responsável pelo caso suspeitou do envolvimento de funcionários na época.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/08/loja-do-flamengo-na-sede-da-gavea-e-assaltada-por-homens-armados.html

Baby não resiste, fica com a prata, e 'gigante francês' leva o hexa mundial

Rafael Silva perde a final para Teddy Riner, e Maria Suelen também cai para a campeã olímpica Idalys Ortiz na decisão. Brasil atinge meta e é 4º geral

 

Por Rio de Janeiro

Os gritos de apoio das arquibancadas do Maracanãzinho não foram suficientes para contrariar os números. Com o apoio da torcida, Rafael Silva e Maria Suelen Altheman chegaram às finais do Mundial do Rio na categoria pesado e tiveram pela frente duas feras do judô internacional. Baby encarou o gigante francês Teddy Riner, mas acabou vendo o grande rival conquistar o hexacampeonato do mundo e ampliar sua sequência de vitórias sobre o brasileiro (6 x 0). Já Suelen teve pela frente a atual campeã olímpica. A cubana Idalys Ortiz já a havia vencido em quatro oportunidades. Mais uma vez, ela confirmou o histórico (5 x 0) e levou o ouro no Rio.

Após a conquista de Riner, a torcida ensaiou uma vaia, mas recebeu de volta os aplausos do francês, que também ajudou Baby a se levantar. Daí em diante, muita comemoração e até uma dancinha tímida ainda no tatame do seis vezes campeão mundial.

Rafael Silva Teddy Riner mundial de judô  (Foto: Agência AFP) 
Teddy Riner levanta a mão de Baby após a final (Foto: Agência AFP)
O Brasil termina sua participação na disputa individual do Mundial na quarta colocação geral, com seis medalhas: um ouro, três pratas e dois bronzes. Rafaela Silva (ouro), Érika Miranda, Maria Suelen e Rafael Silva (prata) e Sarah Menezes e Mayra Aguiar (bronze). O título por país ficou com o Japão (três ouros, uma prata e três bronzes), seguido pela França (dois ouros, duas pratas e três bronzes) e por Cuba (dois ouros).

Os seis pódios conquistados pelo Brasil no Mundial do Rio atingem a meta da Confederação Brasileira de Judô, que estabeleceu como objetivo superar o número de medalhas da última edição do torneio, quando o país teve cinco conquistas em Paris 2011.

Neste sábado, os brasileiros voltam ao tatame para a competição por equipes, a partir das 9h. O Brasil encara a Alemanha nas oitavas de final, tanto no masculino quanto no feminino. O SporTV transmite as finais a partir das 16h, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Baby: o caminho até a prata

judô Rafael Silva mundial (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX / Fotocom.net) 
Rafael comemora vaga na final após vitória sobre alemão (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/Fotocom.net)
O dia começou cheio de ippons para Rafael Silva. Cabeça de chave número um, ele encarou o cazaque Iurii Krakovetskii na estreia. Com duas punições a seu favor, Baby teve o controle da luta do início ao fim. O golpe perfeito encaixou, e o brasileiro venceu, fazendo com que a torcida presente no Maracanãzinho gritasse muito para comemorar.

Nas quartas de final, Baby novamente foi preciso. Ele não deixou o japonês Ryu Shichinohe lutar, controlou as ações e esperou o momento certo para entrar e conseguir novo ippon, garantindo presença nas semifinais.

Baby e Andreas Toelzer dividiram o 3º lugar no pódio das Olimpíadas de Londres, no ano passado. Mas neste sábado eles se viram frente a frente para decidir quem iria à final dos pesados. A luta foi dura, truncada e franca. Os dois levaram punições, e o brasileiro começou a tomar mais iniciativa. Foi aí que o alemão foi punido uma segunda vez, dando a vantagem a Baby. Os cinco minutos se passaram, e o placar não se alterou. Vitória de Rafael, e novo encontro marcado com Teddy Riner.

Isso porque do outro lado da chave, a lenda francesa também venceu tudo. Ele passou por Mukhamadmurod Abdurakhmonov, do Tajiquistão; Aliaksandr Vakhaviak, de Belarus; Oscar Brayson, de Cuba; e Adam Okruashvili, da Geórgia.

Os gritos de "Rafael, Rafael..." ecoaram no Maracanãzinho para a última luta do dia. Baby e Riner entraram no tatame ovacionados. A família do francês não ficou para trás e se manifestou: "Riner, Riner!". O campeão olímpico tratou de matar a pegada do brasileiro, jogou Rafael, mas o juiz já havia parado a luta. Na sequência, punição. Não demorou para o gigante encontrar a posição certa e derrubar. Resultado, wazari e imobilização para levar seu sexto título mundial. Na comemoração, aplausos para a torcida e para o rival.

Teddy Riner mundial de judô  (Foto: Agência Reuters) 
Teddy Rines mostra com as mãos o número de títulos mundiais (Foto: Agência Reuters)
Maria Suelen: a campanha até a prata
Nem parecia a primeira competição de Maria Suelen Altheman como líder do ranking mundial dos pesados (+78kg). A brasileira mostrou sangue frio ao derrotar a cazaque Gulzhan Issanova. Administrando a luta de estreia, ela anulou as entradas da adversária. Issanova sofreu quatro punições e foi desclassificada.

Classificada para as quartas de final, Suelen só precisava de mais uma vitória para chegar às finais em casa. E a sul-coreana Eunkyeong Kim não deu nem para o gasto. A paulista garantiu a vaga na semi em 32 segundos. Após derrubar a rival e conseguir um wazari, ela imobilizou e venceu o combate.

A próxima no caminho de Maria Suelen foi a francesa Emitlie Andeol. O resultado de quem disputaria a medalha de ouro só saiu depois de cinco minutos de sofrimento - e por uma diferença mínima. Sob os gritos da torcida de "eu acredito", a brasileira foi mais objetiva, e viu a rival levar um shido. E foi essa punição que deu a vitória e a vaga na decisão para Suelen.

No caminho do ouro, a cubana Idalys Ortiz, atual campeã olímpica. E o retrospecto não era nada favorável. Nos quatro encontros, quatro vitórias para Ortiz. E a história se repetiu. Apesar do apoio da torcida, Maria Suelen não conseguia atacar e levou uma punição. Em seguida, a cubana derrubou a brasileira, marcou um wazari, e finalizou a luta com uma imobilização.

- Queria ser campeã, né. Perdi a final, mas fico feliz pelo jeito que lutei. Peguei adversárias fortes no caminho, mesmo sendo líder do ranking. Na final aconteceu esse deslize, mas ano que vem tem mais um Mundial. A CBJ sempre batalhou para isso, antes era só Japão, Japão... Elas eram imbatíveis. Agora não, saíram com pouquíssimas medalhas. Esse é um trabalho da Confederação, da nossa técnica, e da gente também. É o primeiro ano, as Olimpíadas vão ser em casa, é só o gostinho do que vai acontecer - disse Suelen ao SporTV.

Luciano Correa e Renan Nunes: meio-pesados não vão às finais
Neste sábado, os brasileiros do meio-pesado (100kg) não conseguiram repetir o desempenho dos pesados. Luciano Correa e Renan Nunes foram eliminados ainda pela manhã. O campeão mundial no Rio, em 2007, até venceu por ippon seu primeiro combate, diante do tcheco Michael Horak, mas depois perdeu para o francês Cyrille Maret, por imobilização, e deu adeus ao sonho do bicampeonato, mais uma vez diante da torcida brasileira.

Já Renan Nunes, de 27 anos, foi eliminado logo na estreia. Ele encarou o alemão Dimitri Peters em uma luta truncada. O brasileiro não conseguiu abrir vantagem e, para piorar, levou uma punição do árbitro e um yuko do adversário. Não dava mais tempo, e Renan acabou fora da disputa.

Classificação do meio-pesado masculino (100kg)
1º Elkhan Mammadov (AZE)
2º Henk Grol (HOL)
3º Lukas Krpalek (CZE)
3º Dimitri Peters (ALE)


Classificação pesado feminino (+78kg)
1° Idalys Ortiz (CUB)
2° Maria Suelen (BRA)
3° Megumi Tachimoto (JPN)
3° Jung Eun Lee (COR)


Classificação pesado masculino (+100kg)
1° Teddy Riner (FRA)
2° Rafael Silva (BRA)
3° Andreas Toelzer (ALE)
3° Faicel Jaballah (TUN)

  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/judo/noticia/2013/08/baby-nao-resiste-fica-com-prata-e-gigante-frances-leva-o-hexa-mundial.html

taça bh sub-20 - Vasco bate o Vitória, quebra jejum e leva o tri da Taça BH de juniores

Time faz 1 a 0, gol de Jhon Cley, e conquista seu primeiro título de âmbito nacional na categoria desde 1992. Jordi pega pênalti no primeiro tempo

Por Sete Lagoas, MG

Jhon Cley passou por um curto período pelo time profissional do Vasco. De volta à base, foi o principal jogador na campanha do tricampeonato da Taça BH de Futebol Júnior, conquistado neste sábado após o triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória, na Arena do Jacaré. O meia marcou o gol do jogo em cobrança de falta, no segundo tempo (assista no vídeo).

O Vasco já havia conquistado a competição - a segunda mais importante da categoria no país - em 1991 e 1992, ano em que também faturou a Copa São Paulo. Desde então, não ganhava um título de âmbito nacional. O ex-atacante Sorato, que completa um ano como treinador na semana que vem, comemorou sua primeira conquista na nova função.

A vitória sobre os baianos teve também importante participação de Jordi. O goleiro, salvo um escanteio cedido no fim do jogo em lance de excesso de confiança, defendeu um pênalti ainda no primeiro tempo e teve atuação segura, com boas saídas do gol, tanto pelo alto quanto em lances cara a cara com o adversário.

- Só Deus sabe o que passei. Joguei desde o começo com o adutor machucado, passei muito mal. É Vasco, é Vasco! - vibrou Jordi, esticando a camisa após o jogo.

Comemoração do Vasco contra o vitória taça bh junior (Foto: Rafael Araújo) 
Jhon Cley vibra com o gol do tricampeonato cruz-maltino (Foto: Rafael Araújo)
 
Com o forte calor de Sete Lagoas, os times começaram a partida controlando mais a posse de bola e sem muita correria. Na primeira trama de sucesso do Vitória, aos 11 minutos, o zagueiro Alisson cortou a bola com a mão, e o árbitro Erik Giovanni da Silva marcou pênalti para o time baiano. Jordi defendeu uma cobrança pela quarta vez na competição (veja no vídeo).

Se ele salvou o Vasco na cobrança de pênalti e sobretudo em algumas bolas alçadas na área, o goleiro do Vitória trabalhou menos. Sua primeira defesa foi apenas depois da metade da primeira etapa, em boa jogada de Yago, que cruzou a bola na área.

Já no final do primeiro tempo, Mauri fez boa jogada pela esquerda e bateu forte, mas Jordi segurou bem e não deu rebote. No lance seguinte, o arqueiro saiu da área de carrinho e evitou o primeiro gol do Vitória.

A partida melhorou bastante depois que os times voltaram com mais velocidade para a segunda etapa, mas ambos seguiram pecando na hora de dar último passe e colocar o companheiro em boas condições de finalizar.

Jhon Cley, artilheiro do Vasco na Taça BH, fez boa jogada pelo meio da defesa e rolou para Yago, mas a defesa do Vitória afastou o perigo e evitou o gol. De tanto tentar, Jhon Cley abriu o placar. Ele cobrou falta com extrema habilidade, deslocando o goleiro Guilermo, e fez 1 a 0 Vasco. Foi seu sexto gol no torneio.

O Vitória tentou uma resposta rápida após o gol sofrido. Mauri correu com a bola e arriscou de longe, levando perigo ao gol defendido por Jordi. Na base do abafa, o time baiano teve uma grande chance em cobrança de falta, mas não aproveitou. Na sobra, Léo arriscou de fora da área, e Jordi espalmou para escanteio.

Comandado por Jhon Cley, o Vasco administrou muito bem o resultado e segurou a vitória, garantindo o tricampeonato para a equipe de São Januário.

O Vasco do técnico Sorato entrou em campo com Jordi, Eron, Alisson, Venício e Dieyson; Matheus Batista, Danilo, Jhon Cley e Guilherme Costa (Waldir); Yago (Lucas Toledo) e Talles.
O Vitória, treinado por Carlos Amadeu, teve Guillermo, Guilherme (Léo), Luis Vinícius, Josué e  Ramon (Carlos Jamisson); José Wellison, Alex (Erick), Mauri e  Wellington (Serafim); Marcone e Ágdon.

Vasco Campeão da taça BH junior (Foto: Rafael Araújo) 
Jhon Cley, o melhor em campo ergue a Taça BH (Foto: Rafael Araújo)
 
Torcida Vasco da taça BH junior (Foto: Rafael Araújo) 
 Torcida vascaína faz a festa na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (Foto: Rafael Araújo)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/08/vasco-vence-vitoria-quebra-jejum-e-leva-o-tri-da-taca-bh-de-futebol-junior.html

Andrezinho brilha, e Tianjin quebra invencibilidade da equipe de Conca

Meia ex-Botafogo dá assistência na vitória de sua equipe por 1 a 0 diantedo Guangzhou Evergrande, que não era derrotado há um ano e meio

Por Tianjin, China

frame Gol Andrezinho (Foto: Reprodução) 
Andrezinho: moral em  alta no Tianjin(Foto: Reprodução)
 
Mais um brasileiro que se aventurou no futebol chinês, o meia Andrezinho já anda  em alta na Ásia. Depois de marcar na estreia com a camisa do Tianjin, o ex-Botafogo, neste sábado, deu a assistência para o gol da vitória por 1 a 0 de sua equipe sobre o líder do Campeonato Chinês, o Guangzhou Evergrande, de Conca e Elkeson, que estava invicto há um ano e meio.

- Foi um jogaço, bom demais. A cidade está em festa. Foi um resultado histórico, eles estavam há um ano e meio sem perder na Superliga. E não foi sorte, não. Tivemos chances de ganhar por mais, fizemos um grande jogo e tivemos muito mais chances do que eles - disse o brasileiro, que cobrou falta para Erik Paartalu marcar de cabeça e garantir o resultado para o Tianjin, que deixou a zona de rebaixamento.

Companheiro de Elkeson no Botafogo, Andrezinho conversou com o colega após a partida e soube que o resultado deixou o treinador do Guangzhou Evergrande, Marcello Lippi, chateado.

- Ele me falou que o técnico deles (o italiano Marcelo Lippi) estava muito chateado, falou que foi a primeira vez que a equipe dele foi dominada num jogo desde que chegou aqui na China - afirmou Andrezinho, que também foi eleito o melhor jogador da partida.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/08/andrezinho-brilha-e-tianjin-quebra-invencibilidade-da-equipe-de-conca.html

Marin pede ao STJD punição aos clubes por violência em Brasília

Na visão do presidente da CBF, Vasco e Corinthians têm responsabilidade pelo conflito entre torcedores no estádio Mané Garrincha

Por São Paulo

O presidente da CBF, José Maria Marin, se disse preocupado com a violência nos estádios no Campeonato Brasileiro. Após as cenas da briga entre torcedores de Vasco e Corinthians, no Mané Garrincha, arena de Brasília que será utilizada na Copa do Mundo, o dirigente disse que espera punição rigorosa do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - os dois clubes serão julgados na próxima quarta-feira.
Na visão dele, os clubes têm responsabilidade pelo conflito ocorrido no último domingo, e precisam ajudar a combater a violência.

José Maria Marin  (Foto: Leandro Canonico) 
Marin afirma que CBF está atenta ao caso (Foto: Leandro Canonico)
 
- A CBF está atenta, mas depende muito do STJD. Temos uma justiça esportiva competente, tenho certeza de que providências serão tomadas. Os clubes têm responsabilidade, queremos a colaboração deles. Caso contrário, eles serão os maiores prejudicados porque isso afugenta a criança, que no futuro será o torcedor que vai pagar ingresso - afirmou, durante sua participação no Fórum Nacional do Esporte, em São Paulo, nesta sexta-feira.

Marin pretende formar uma comissão com especialistas para analisar a questão da violência. Entre os integrantes, o presidente citou o nome do deputado estadual Fernando Capez, promotor que na década de 1990 tentou combater as inúmeras brigas protagonizadas por torcidas uniformizadas.

- Pretendo ouvir alguns especialistas porque esse é um malefício muito grande para o futebol brasileiro, não só pela Copa do Mundo, mas pelo momento em que as famílias, crianças e mulheres estão frequentando os estádios.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/marin-pede-ao-stjd-punicao-aos-clubes-por-violencia-em-brasilia.html

Oswaldo elogia o São Paulo, e Botafogo mantém os pés no chão

Adversário está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas jogo de domingo no Maracanã é tratado como grande clássico

Por Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira treino Botafogo (Foto: Marcos Tristão / Agência o Globo) 
Oswaldo de Oliveira tem dúvidas para o jogo de domingo (Foto: Marcos Tristão / Agência o Globo)
 
O Botafogo está na segunda colocação no Campeonato Brasileiro, com 29 pontos, 15 à frente do São Paulo, em 18º lugar, e que tem um jogo a menos. Os dois time se enfrentam domingo, no Maracanã, e sequer a diferença na tabela de classificação muda o respeito entre eles.

Do lado do Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira trata o São Paulo como um grande adversário. O comandante listou os jogadores  importantes do time e desconsidera a má fase do rival.

- O São Paulo é um timaço. Essa questão de não estar bem, amanhã pode estar. Já ganhou o último jogo (do Fluminense). Lá tem Jadson, Luís Fabiano, Ganso, Rogério Ceni e outros. São grandes jogadores, e me preocupo muito com todo o time - comentou o treinador.

O Botafogo entra em campo depois de conseguir uma classificação importante para as quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo com o baque da saída de Vitinho, o time acabou eliminando o Atlético-MG, campeão da Taça Libertadores.

- Pode interferir no ânimo, na confiança. Foi um dos confrontos mais difíceis desta fase da Copa do Brasil. Mas a continuidade já planejada não vai mudar porque passamos pelo Atlético-MG - explicou.

Para esse jogo, Oswaldo ainda não definiu qual será a escalação. Alguns jogadores se ressentem do confronto com o Atlético-MG e o treinador não decidiu quem vai substituir Vitinho. A dúvida é entre Alex, que atuou no último jogo, e Elias, que vinha sendo mais utilizado.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/08/oswaldo-elogia-o-sao-paulo-e-botafogo-mantem-os-pes-no-chao.html

GUIA DA RODADA #17: times na briga por topo tentam superar perdas

Nas oitavas da Copa do Brasil, Bota tira Galo, mas precisa provar que há vida no Brasileiro sem Vitinho. Eliminado pelo Fla, Cruzeiro segue luta por título

Por Rio de Janeiro

A semana foi de fortes emoções para quem briga pela liderança do Brasileirão. Únicos em condições de terminar em primeiro lugar na tabela ao fim da 17ª rodada, que começa no sábado, Cruzeiro e Botafogo vão precisar, sobretudo, levantar a poeira. Pois é. Mesmo no topo, a vida pode não ser tão tranquila assim. Cada um passou por uma perda diferente. As estrelas bordadas nas camisas ganharam um arranhão. E agora os dois vão lutar para não sofrer os efeitos na mais dura competição nacional.

Tudo parecia caminhar bem para o Cruzeiro.  A vitória por 2 a 0 fora de casa sobre a Ponte Preta, no último sábado, casada com a derrota do então primeiro colocado, o Botafogo, para o Atlético-PR, o fez assumir a liderança. Isso depois de ter batido o Flamengo por 2 a 1, no Mineirão, no meio da semana, na primeira partida pelas oitavas da Copa do Brasil,  com direito a barba, bigode, chapéu e golaço de Everton Ribeiro. Mas a postura exageradamente defensiva da equipe no jogo de volta, no Maracanã, aliada à reação rubro-negra, determinou o revés por 1 a 0 e a eliminação. Agora, resta seguir no Brasileiro mantendo o primeiro posto. O próximo teste será o Vasco, domingo, no Mineirão. E é bom ficar atento, porque, comandados por Juninho, os cruz-maltinos, em 11º lugar, mostraram poder de reação contra o Corinthians e arrancaram empate por 1 a 1 no Mané Garrincha, em Brasília.

Segundo colocado na tabela, o Botafogo, após a passagem do Furacão no domingo que lhe tirou a liderança, sofreu abalo sísmico logo na segunda-feira pela perda de sua revelação, o jovem atacante Vitinho, um dos destaques do campeonato, para o CSKA, da Rússia. Dois dias depois, empatou por 2 a 2 com o Atlético-MG, no Independência, que lhe garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil - havia vencido a primeira, em casa, por 4 a 2, justamente numa atuação decisiva do garoto de 19 anos. Agora, contra o São Paulo, domingo, no Maracanã, tentará provar que pode sobreviver bem sem a sensação  Seedorf, Lodeiro & Cia. terão pela frente uma equipe ainda na briga para sair da zona de rebaixamento e embalada pelos 2 a 1 sobre o Fluminense, na qual quebrou jejum de 12 partidas sem vencer.

Pior que Cruzeiro e Botafogo precisam tomar cuidado com a terceira onda. No sábado, alguém próximo vai tentar se aproveitar da situação dos dois para dar um bote. Com 28 pontos, o Grêmio receberá a Ponte Preta embalado pela vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, na 16ª rodada, e pela passagem às quartas na Copa do Brasil, após ter eliminado o Santos por 2 a 0. Um triunfo o deixará em condições de empatar em pontos com os dois primeiros colocados, caso o Cruzeiro perca e o Botafogo vença. No critério de desempate, o time de Renato Gaúcho não tem como roubar a liderança da Raposa por causa da grande diferença no saldo de gols, mas pode terminar a rodada como vice-colocado.

Ainda no sábado, o Atlético-PR, último do grupo da elite do G-4, irá à Arena Pernambuco enfrentar o lanterna, o Náutico, que segue cambaleando. O Goiás, que tirou o Fluminense da Copa do Brasil e continua na competição, receberá o Atlético-MG, que tenta reação. A Portuguesa, no Z-4, espera o emergente Bahia, em sétimo lugar, no Canindé. E Fluminense x Santos, no Maracanã, fazem clássico cujo principal objetivo é esquecer a eliminação da Copa do Brasil e se afastar da zona perigosa.

O domingo reserva, além do bom Coritiba x Inter no Couto Pereira, no qual os dois times tentam se aproximar do pelotão de frente, um duelo entre "nações" no Corinthians x Flamengo, no Pacaembu. O Timão quer entrar no G-4. O Rubro-Negro sonha fugir do flerte com o grupo de baixo. Mesmo objetivo do Criciúma, que vai a Salvador com o objetivo de surpreender o nono colocado, o Vitória. O Brasileirão 2013 segue intenso.

GRÊMIO x PONTE PRETA
GRÊMIO X PONTE PRETA guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30M - ARENA DO GRÊMIO
Em franca ascensão no Campeonato Brasileiro, o Grêmio vai atrás da sua quinta vitória consecutiva na competição. O técnico Renato Gaúcho manterá o surpreendente esquema 3-5-2, que não é comum em sua trajetória, mas vem dando certo no time gaúcho. Recuperados de lesão, Vargas e Zé Roberto devem ficar no banco. A Ponte Preta está na 17ª colocação e abre a zona do rebaixamento. Para sair dessa situação, a diretoria contratou o técnico Jorginho, demitido do Flamengo após a quarta rodada. O atacante Rildo é um desfalque importante da Macaca, que confia no faro de gol de William para vencer em Porto Alegre. Ele é um dos artilheiros do Brasileiro, com dez bolas na rede. É bom lembrar também que o time, durante a semana, avançou na Copa Sul-Americana ao derrotar o Criciúma. Bom combustível...
Cartola FC: Os atacantes Barcos (C$ 20,60) e Kleber (C$11,35) passaram em branco na última rodada e desvalorizaram um pouco. Mas a dupla tem correspondido em casa, e, com o time embalado por quatro vitórias seguidas, motivação não vai faltar para os goleadores reencontrarem o caminho das redes. Portanto, vale apostar neles. Por outro lado, se o cartoleiro pensa em escalar algum jogador da Macaca com características defensivas, uma boa opção é o zagueiro Diego Sacoman, que custa apenas 8.53 cartoletas e tem uma boa média de pontos.
Na TV: SporTV (menos RS) e PremiereFC: Milton Leite e Maurício Noriega.
Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sa (RJ) será o juiz, auxiliado por Katiuscia M Berger Mendonça (ES) e Eduardo de Souza Couto (RJ).
Você sabia que...: Se derrotar a Ponte Preta, o Grêmio alcançará a marca de cinco vitórias seguidas neste Brasileiro 2013, feito inédito na competição deste ano? A equipe não vence cinco jogos consecutivos pelo Brasileiro desde os meses de julho e agosto de 2008. Já a Macaca não ganha uma partida na competição de 2013 há 20 dias. A última vitória aconteceu dia 11/08, pela 13ª rodada (3 a 1 no Criciúma). De lá para cá, foram três partidas pelo Brasileiro, com três derrotas.

GOIÁS x ATLÉTICO-MG
GOIÁS X ATLÉTICO-MG guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30M - SERRA DOURADA
Embalado pela classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, o Goiás deseja confirmar o bom momento diante do campeão da Libertadores. Além da boa fase do atacante Walter, chama a atenção a regularidade de Renan Oliveira. Ele se firmou entre os titulares, mas, emprestado pelo Galo, não vai poder enfrentar o clube. Sem dúvida, fará falta ao meio-campo, setor que preocupa também o Atlético-MG. Eliminado da Copa do Brasil no confronto com o Botafogo, o time dá sinais de recuperação no Brasileiro. A equipe de Cuca, que conquistou sete dos últimos nove pontos disputados, terá o desfalque de Ronaldinho Gaúcho, lesionado. Mas conta com a inspiração da dupla Diego Tardelli/Jô para tentar chegar à vitória.
Cartola FC: Quando se fala de dicas do Esmeraldino para o Cartola FC, o atacante Walter já é uma figurinha carimbada. Também fica difícil não destacá-lo: o artilheiro do Goiás é um dos jogadores que mais finalizam no Brasileirão e tem uma ótima média (5,31). Além disso, já marcou seis gols, e o preço de C$ 8,60 é bem viável para os cartoleiros que estão com pouca grana nos cofres. No Galo, vale investir em Junior Cesar, que desvalorizou e está custando apenas 4,88 cartoletas. Além disso, o lateral-esquerdo tem a melhor média de pontos do time mineiro (4,19).
Na TV: PremiereFC 4: Victor Roriz e Cláudio Rabelo.
Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva (PR) será o juiz, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
Você sabia que...: Pertence ao Galo a maior goleada do confronto entre os times? A partida foi realizada dia 26/10/1975, no Serra Dourada, e terminou com o placar de 5 a 1 a favor dos mineiros, gols de Getúlio (pênalti), Paulo Isidoro, Romeu, Arlem e Reinaldo, para os atleticanos, e Gílson (pênalti), para o Goiás. A maior goleada do Goiás foi 4 a 0, no dia 24/08/1986, em amistoso realizado no Estádio Serra Dourada.

NÁUTICO x ATLÉTICO-PR
NÁUTICO X ATLÉTICO-PR guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30M - ARENA PERNAMBUCO
Na lanterna da competição, o Náutico luta contra a desconfiança de seu torcedor, principalmente após a eliminação da Copa Sul-Americana para o rival Sport. Com apenas um triunfo como mandante, o Timbu precisa vencer a qualquer custo nesta rodada. A equipe deve jogar com três volantes para tentar o resultado numa boa pegada. Invicto nas últimas nove partidas do Brasileiro, o Atlético-PR buscará a sua quarta vitória fora de casa para fincar o seu lugar no G-4. O Furacão não contará com o zagueiro Manoel, suspenso. Em contrapartida, o artilheiro Ederson está confirmado.
Cartola FC: Na última posição na tabela, o Timbu precisa da vitória a qualquer custo, e, para sair dessa situação, o atacante Rogério (C$ 12,26) é uma boa dica. O jogador, que volta a ser escalado no time titular, tem a melhor média de pontuação da equipe pernambucana e costuma sofrer muitas faltas. Se o caso for de arriscar em alguém do Atlético-PR, vale ficar de olho em Dellatorre. O atacante faz os seus golzinhos, dá assistências, e o “seu passe” está barato no mercado do fantasy game: 8,31 cartoletas.
Na TV: PremiereFC 4: Thiago Mastroianni e Mário Flávio.
Arbitragem: Andre Luiz de Freitas Castro (GO) apita, auxiliado por Rodrigo F Henrique Correa(RJ) e Carolina Romanholi Melo (CE).
 Você sabia que...: Apenas duas vezes uma partida entre Atlético PR e Náutico pela Série A terminou empatada? Foi 0 a 0, em 1992, no Pinheirão, e 1 a 1, em 2007, na Arena da Baixada.
 
PORTUGUESA x BAHIA
portuguesa x bahia guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30M - CANINDÉ
Depois de se enfrentarem no meio da semana pela Copa Sul-Americana, Portuguesa e Bahia farão confronto importante, mas pelo Brasileiro. A Lusa está na penúltima colocação e terá como trunfo a presença de Diogo. Nas duas vitórias do time paulista na competição, o atacante balançou a rede. Em momento de maior tranquilidade, o Bahia sabe a importância de um triunfo para voltar a se aproximar da zona da Libertadores. Fernandão e Wallyson formam dupla interessante e que se completa.
Cartola FC: A Lusa tem muitos desfalques, mas o fator casa pode fazer a diferença. Se você pensa em aumentar o seu patrimônio, vale a pena apostar no lateral-direito Luis Ricardo, que teve uma queda no preço (C$ 9,12) e tem se destacado nas roubadas de bola. Pelo time baiano, boa indicação é o atacante Fernandão, que custa C$ 13,98. Além de balançar as redes adversárias, é um jogador que sofre muitas faltas.
Na TV: PremiereFC 3: Odinei Ribeiro e Beletti.
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC) apita o jogo, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG).
Você sabia que...: Recentemente, Portuguesa e Bahia têm se enfrentado com freqüência? Ano passado, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Tricolor baiano eliminou a Lusa após empate sem gols em São Paulo (25/04) e vitória por 2 a 0 em Salvador (10/05), gols de Fabinho e Júnior. No Brasileirão 2012, houve empate sem gols em Salvador (08/08) e vitória do Bahia por 1 a 0 em São Paulo, gol de Souza (04/11). Finalmente este ano mais duas partidas, pela Copa Sul-Americana, todas este mês: Bahia 2 a 1 no Canindé e empate por 0 a 0 na Fonte Nova.

FLUMINENSE x SANTOS
FLUMINENSE X SANTOS guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 21H - MARACANÃ
Cercado de desconfiança da torcida, o Fluminense precisa dar uma resposta rápida para não entrar numa crise ainda pior. A volta de Rafael Sobis ao time titular pode fazer a diferença para o Tricolor carioca, que também conta com os gols de Fred, escassos nas últimas rodadas. O Santos também vive de incertezas neste momento da temporada. Fora da Copa do Brasil, o Peixe aposta na garotada para se recuperar no Brasileiro. Agora efetivado, o técnico Claudinei Oliveira não terá o craque Montillo no Maracanã. Um desfalque e tanto para uma equipe que anda carecida de talento.
Cartola FC: No Tricolor das Laranjeiras, dois jogadores do sistema defensivo são as opções: Diego Cavalieri (C$ 17.08) e Carlinhos (C$ 12,49). Ambos tiveram pontuações negativas na última rodada e, consequentemente, seus preços caíram no mercado. Pode ser um bom momento para escalá-los no seu time, até porque, caso o Fluminense não sofra gols, cada um somará 5,0 pontos e renderá bons frutos aos cartoleiros. Pelo Peixe, um dos destaques do time é Cícero. O meia é o jogador mais caçado do Alvinegro Praiano (23 faltas sofridas) e ainda arrisca muitos chutes em direção ao gol. Ele deu uma valorizada na última rodada e está custando C$ 14.84. Se o cartoleiro pensa em economizar, uma alternativa boa e barata é o goleiro Aranha (C$ 6,26), que tem uma ótima média de 5,85 pontos.
Na TV: PremiereFC 1: Roby Porto e Roger Flores.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) será o juiz, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO).
Você sabia que...: A bola aérea tem sido boa arma do Fluminense neste campeonato? Dos 19 gols marcados pelo Tricolor, oito foram de cabeça, o que torna a equipe líder no quesito, ao lado de Cruzeiro e Portuguesa. Ano passado, já tinha se saído bem, ao ter ocupado o primeiro lugar nas estatisticas, com 13 gols marcados - 19. Já o Santos marcou cinco gols de cabeça neste Brasileirão.

BOTAFOGO x SÃO PAULO
BOTAFOGO X SÃO PAULO guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MARACANÃ
Pelo menos na Copa do Brasil, o time conseguiu, no meio da semana, superar o duro golpe da saída de Vitinho. Seedorf, Lodeiro & Cia. eliminaram o Galo e vão pegar o Flamengo nas quartas. Mas, enquanto esse duelo não chega, o time sonha recuperar a liderança do Brasileirão, perdida para o Cruzeiro após a derrota alvinegra para o Furacão. E tem a seu favor o bom retrospecto em casa, com o segundo melhor aproveitamento como mandante (80,9%). Foram cinco vitórias e dois empates: Mas o Tricolor Paulista, que quebrou jejum com o triunfo sobre o Fluminense, promete embalar de vez para sair da zona de rebaixamento. E o zagueiro Antônio Carlos, recém-contratado do Bota, confessou alívio no reencontro com o ex-clube sem Vitinho. É esperar para ver.
Cartola FC: No Glorioso, dois gringos do meio de campo podem desequilibrar na partida do próximo domingo: Seedorf (C$ 18,56) e Lodeiro (18,23). Tudo bem que a dupla está com o preço alto, mas os números mostram que vale o investimento. Dentre as estatísticas, são os que sofrem mais faltas no time. Também brilham com assistências e finalizações a gol. No Tricolor Paulista, os atacantes Aloisio e Luis Fabiano estão suspensos. Ótima chance para Osvaldo e o jovem Lucas Evangelista mostrarem serviço. O primeiro custa C$ 11,77, e a revelação são-paulina está quase de graça com o preço de 3,06 cartoletas.
Na TV: Globo para São Paulo, Santos e região (SP): Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba. PremiereFC 2: Eduardo Moreno e Edinho
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita a partida, auxiliado por Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).
Você sabia que...: Botafogo e São Paulo já se enfrentaram 29 vezes no Maracanã, com boa vantagem da equipe carioca? Foram 17 vitórias, seis empates e seis vitórias do São Paulo.

CORINTHIANS x FLAMENGO
CORINTHIANS X FLAMENGO guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - PACAEMBU
O duelo das duas maiores "nações" do futebol brasileiro promete. No meio da semana, os dois tiveram bons momentos na Copa do Brasil e avançaram às quartas. O Timão de Sheik passou pelo Luverdense, e o Fla de Elias viveu o seu melhor momento este ano, ao bater no fim do jogo, empurrado pela torcida. o favorito Cruzeiro num Maracanã lotado. Mas no Brasileirão, a tarefa será mais difícil: o Corinthians, em quinto com 26 pontos, não perde há nove rodadas. Levou até susto do Vasco no último fim de semana, mas conseguiu segurar o empate. Se vencer, pode voltar ao G-4. E os rubro-negros continuam irregulares na competição: não têm o gostinho da vitória desde a 13ª rodada, quando ganharam o Fla-Flu. Consequências? Começam a se distanciar do pelotão de cima e veem o de baixo se aproximar.  O Pacaembu pode ferver.
Cartola FC: Dono da melhor defesa do Brasileiro, o Timão não sofre gols em casa há três meses. Do sistema defensivo, três jogadores tiveram uma queda no preço e são boas indicações para a rodada deste fim de semana: o goleiro Cássio, o zagueiro Gil (C$ 13,03) e o lateral-esquerdo Fábio Santos (C$ 10,16).  No Rubro-Negro, Elias é unanimidade e custa 17,17 cartoletas. Apesar do alto preço, o camisa 8 do Flamengo demonstra a cada rodada ser uma excelente opção no fantasy game. Ele é o melhor do time em roubadas de bola, faltas sofridas e finalizações.
Na TV: Globo para SP (menos São Paulo, Santos e região), RJ, MG, ES, PR, SC e Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste: Luís Roberto,  Júnior e Renato Marsiglia. PremiereFC 1: Jorge Vinícius e Ivan Andrade.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS).
Você sabia que...: Este é o 121º confronto da história do clássico mais popular do Brasil? Incluindo amistosos, competições nacionais e diversos torneios, Flamengo e Corinthians se enfrentaram 120 vezes, com vantagem carioca. O Fla venceu 48 jogos, contra 46 vitórias do Timão e 26 empates. Nos gols marcados, os rubro-negros também levam vantagem, com 193, contra 185 do Corinthians.  A primeira partida na história entre os clubes de maior torcida aconteceu no dia 1º de dezembro de 1918, no Estádio da Rua Paysandu no Rio. Um amistoso que terminou com vitória corintiana por 2 a 1, gols de Neco e Amílcar, com Carlos Araújo descontando.

VITÓRIA x CRICIÚMA
VITÓRIA X CRICIÚMA guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - BARRADÃO
Jogo para devolver o ânimo, já que os dois clubes foram eliminados da Copa Sul-Americana no meio da semana - o primeiro, pelo Coritiba, e o segundo, pela Ponte Preta. Após terem voltado juntos para a Série A este ano, se encontram na elite do Brasileirão vindo de resultados diferentes na competição. No último fim de semana, o Leão perdeu por 2 a 0 para o Santos, em São Paulo, e o Tigre derrotou o Coritiba por 2 a 1, em Criciúma.  Se os baianos, em nono lugar, com 22 pontos, precisam ganhar para não se distanciarem do pelotão de frente, os catarinenses, em 16º, com 17, podem voltar para o Z-4 se não arrancarem um bom resultado.
Cartola FC: Jogar contra o Criciúma no Barradão pode ser a grande chance de Maxi Biancucchi deixar de lado seu jejum de gols, que já dura três partidas. Embora custe caro (C$ 19,89), é uma boa opção, pois jogará contra a pior defesa do Brasileirão. Outra dica é Wilson, que vale C$ 13,03 e é o goleiro com maior número de defesas difíceis (38) do Brasileirão. Pelo Tigre, o volante Serginho pode ser boa aposta, pois tem baixo custo (C$ 8,07) e é quem mais rouba bolas no time - 22, em nove partidas. Sua média também é boa: 3,55.
Na TV: PremiereFC 5: Pedro Canísio e Jorge Allan.
Arbitragem: Francisco de Assis Almeida Filho (CE) será o juiz, auxiliado por Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP).
Você sabia que...: O Vitória atuará pela nona vez como mandante neste campeonato e ainda não perdeu nessa condição? Em casa, somou 18 pontos, com cinco vitórias e três empates, 16 gols marcados e nove sofridos, com aproveitamento de 75%. O Criciúma tem o pior desempenho como visitante neste Brasileiro, com apenas um ponto ganho em 21 disputados. Fora de casa, empatou com a Portuguesa e perdeu seis vezes para Inter, Fluminense, Atlético-MG, Vasco,  Ponte Preta e Atlético-PR. Como visitante, o Tigre marcou sete gols, sofreu 17 e tem aproveitamento de 5%.

CORITIBA x INTER
CORITIBA X INTERNACIONAL guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H- COUTO PEREIRA
Sem vencer há quatro rodadas no Brasileiro, o Coritiba perdeu terreno na competição. A equipe, que chegou a ser líder, agora está em sexto lugar, com 26 pontos ganhos. Mas há uma esperança. O craque, o camisa 10, deve voltar. Alex treinou bem e tem grandes chances de reforçar a equipe, motivada também pela classificação na Sul-Americana, na última terça.  Se o time recuperar o caminho da vitória no Brasileirão, dependendo dos outros resultados, pode até voltar ao G-4. Coisa que o Inter não conseguirá, mesmo se arrancar os três pontos fora de casa. Mas um triunfo do time de Dunga, assegurado nas quartas da Copa do Brasil, bem que o deixaria próximo da briga lá no alto. Hoje em oitavo lugar, com 23 pontos, quer pôr fim aos momentos instáveis.
Cartola FC: Num jogo imprevisível como este, quem for ousado - e rico, pois o custo é alto: C$ 18,90 - pode escalar o goleiro Vanderlei, que possui a segunda melhor média do time (5,95) e deve trabalhar bastante contra o persistente ataque do Colorado. Se Alex jogar, não há como não indicá-lo, independentemente do preço (C$ 19,02). Pelo Inter, Forlán pode ser a bola da vez, pois desvalorizou na rodada passada e sua média é ótima (6,08). O único inconveniente é o valor salgado do uruguaio, de C$ 20,01.
Na TV: RBS TV para RS: Paulo Brito e Maurício Saraiva. PremiereFC 4: Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (ES) apita a partida, auxliado por Nadine Schramm Camara Bastos (SC) e Vicente Romano Neto (SP).
Você sabia que...: Uma partida entre Coritiba e Inter não termina empatada em 0 a 0 pelo Campeonato Brasileiro há 26 anos (ou 22 jogos)? O último empate sem gols aconteceu no dia 18/11/87, em partida realizada no estádio Beira-Rio. Portanto, o torcedor que comparecer ao estádio terá grandes chances de ver pelo menos um gol na partida.

CRUZEIRO x VASCO
CRUZEIRO X VASCO guia da rodada (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30M - MINEIRÃO
A notícia boa foi a liderança do Brasileirão obtida na 16ª rodada, com a vitória sobre a Ponte Preta e a derrota do Botafogo para o Furacão. A ruim foi que, quatro dias depois, o time acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo. O que obriga a Raposa a ter como foco única e exclusivamente o campeonato de pontos corridos. Com dúvidas no meio-campo (Souza) e ataque (Borges), o técnico Marcelo Oliveira tenta juntar os cacos para devolver ao time a confiança e motivação para segurar com unhas e dentes o primeiro lugar. Mas a tarefa promete ser dura.  Na última rodada, o Vasco saiu de campo no Mané Garrincha suado mas satisfeito ao obter empate com o Timão e quase virar a partida. A classificação para as quartas de final da Copa do Brasil ainda deve estimular mais a equipe, que terá Juninho no comando das ações no meio-campo.
Cartola FC: O ataque cruzeirense é o melhor da competição, com 33 gols marcados, mas, talvez, quem atravesse fase superior sejam os meio-campistas. Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro são sempre boas pedidas. O primeiro sai barato (C$ 5,75) e já marcou cinco gols na competição. O segundo é o cérebro do time, brilha nas assistências (já foram seis) e custa razoáveis C$ 13,74. No Cruz-Maltino, a esperança dos cartoleiros pode ser depositada em André, que vive boa fase. Com sete gols na competição, ele tem uma das melhores médias do jogo (6,91) e está desvalorizado. O preço de André é C$ 16,86.
Na TV: SporTV (menos MG) e PremiereFC: Rogério Corrêa e Lédio Carmona.
Arbitragem: Flavio Rodrigues Guerra (SP) será o árbitro, auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
Você sabia que...: O Cruzeiro segue invicto desde a reabertura do Mineirão? Após a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG no dia 03/02 pelo Campeonato Mineiro, a equipe disputou 16 jogos no estádio, com 15 vitórias e um empate (0 a 0 Santos), 45  gols marcados e oito sofridos. A última derrota no campo aconteceu dia 12/05/2010, quando perdeu para o São Paulo por 2 a 0 pela Taça Libertadores.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/guia-da-rodada-17-times-na-briga-por-topo-tentam-superar-perdas.html#edicaocampeonato-campeonato-brasileiro-2013