sexta-feira, 5 de julho de 2013

Prodígio Chris Weidman é movido por competitividade e espiritualidade

Amigos dizem que adversário do Spider se incomoda com derrota até em jogo de damas. Ele quase perdeu a casa na tempestade Sandy, em 2012

Por Direto de Las Vegas, EUA
 

O Ultimate passou as últimas semanas construindo o "mito" de Chris Weidman, o jovem americano de 29 anos que desafiará Anderson Silva pelo cinturão dos pesos-médios no UFC 162 neste sábado. Poucos fãs conhecem, de fato, o prodígio nova-iorquino que, em apenas quatro anos, começou a competir profissionalmente no MMA e traçou trajetória meteórica rumo a uma disputa de título na principal organização da modalidade no mundo. Ele permanece um segredo bem guardado por sua família e pelo grupo de amigos que o acompanha diariamente nos treinos em Nova York, na equipe Serra-Longo Fight Team.

Foi uma intensa competitividade que impulsionou Chris Weidman desde que era pequeno. Parte disso foi resultado da rivalidade fraterna com seu irmão Charlie, dois anos mais velho do que ele. As provocações de Charlie, que também competia no wrestling (luta olímpica), ajudaram a tornar Chris um garoto mais forte e destemido.

Chris Weidman coletiva UFC 162 (Foto: Evelyn Rodrigues )Chris Weidman na coletiva do UFC 162, em Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues )
 
- Ele sempre foi uma criança legal. Seu irmão mais velho zoava muito ele, mas isso o tornou mais duro, o fez superar qualquer coisa. Seu irmão era muito grande - lembra o lutador do UFC Gian Villante, companheiro de equipe de Weidman e seu amigo desde os 14 anos de idade, quando ambos lutavam por uma escola de ensino médio de Baldwin, em Nova York.

Casa alagada na tempestade Sandy, no ano passado

Chris é um dos caras mais competitivos que já vi. Seja jogando dama, videogame ou  vendo quem sobe escadas mais rápido"
Gian Villante, companheiro de equipe
 
Um episódio triste resume como Weidman ultrapassa barreiras sem medir esforços. Em outubro do ano passado, a tempestade Sandy deixou sua casa completamente alagada em Baldwin, e ele quase perdeu o imóvel.

- Mulher e crianças estão fora da casa, e eu estou ficando aqui para cuidar das coisas - escreveu ele no Twitter na ocasião, para tranquilizar seus fãs.

Chris, no entanto, não perdeu a cabeça:

- Vi muita gente que passou por situações piores. Meus vizinhos tinham um filho de oito anos e não ficaram com nada, não tinham dinheiro...- lembra.

O treinador de trocação (luta em pé) de Weidman, Ray Longo, relembrou a tragédia nos EUA:

- Na época do Sandy, todos nós tivemos problemas. Todos passamos por dificuldades. Foi um pouco pior para ele do que para muitos de nós, mas nós nos unimos para nos recuperarmos. Ele mostrou que tem a determinação para lidar com uma coisa assim. Foi um período louco de tempo, cara, mas parece que se tornou apenas outra coisa que aconteceu. Ele ficou arrasado pelo furacão, mas não aceitou ajuda de ninguém. Nós oferecemos, mas ele é muito focado e muito decidido, queria fazer tudo sozinho.

Casa de Chris Weidman alagada por causa da tempestade Sandy  (Foto: Reprodução/Twitter)Foto postada por Chris à frente de sua casa na época da tempestade Sandy (Foto: Reprodução/Twitter)
A vontade de superar qualquer obstáculo o acompanha desde cedo. Weidman afirmou durante a semana sobre como queria chegar rapidamente à disputa de cinturão para evitar que outra pessoa tirasse o título de Anderson Silva antes de ele ter uma chance de desafiá-lo. E Villante diz que a competitividade do amigo vai muito além disso:

- Ele é um cara divertido, que gosta de fazer muitas piadas, ser descontraído, mas ele também é um dos caras mais competitivos que eu já vi. Seja jogando dama, videogame ou até vendo quem sobe as escadas mais rápido! Se ele não vence, ele vai continuar tentando até vencer.

Ray Longo relembrou outra ocasião que ilustra bem a mentalidade de seu pupilo:

- Eu ensino arte marcial filipina à noite, e nós fazemos sparring com tacos. Teve uma vez que ele me viu dando essa aula e, duas semanas antes de uma luta, quis entrar. Ele é maluco, nunca fez nada disso e quer entrar e ainda vencer. Não importa se vai lutar amanhã ou daqui a duas semanas ou daqui a um mês, ele quer tentar de tudo.

Mosaico_Chris-Weidman (Foto: Infoesporte)Mosaico com fotos de Chris Weidman na infância e na adolescência (Fotos: Reprodução / Facebook)
 
Essa curiosidade e teimosia estavam presentes quando ele começou a praticar wrestling (luta olímpica), aos seis anos de idade. Seu pai, que também se chama Charlie, o colocou num uniforme da modalidade, emprestado pelo treinador, quando o garoto ainda mal sabia o que era. Ele se apaixonou instantaneamente pela roupa nova, de forma que Charlie teve de deixá-lo dormir vestido daquele jeito. Pouco depois, Chris Weidman provou ter talento para a modalidade e foi campeão cadete tanto na luta livre como na luta greco-romana. Mais tarde, se tornaria um All-American, título dado à seleção dos melhores lutadores do país, na primeira divisão do wrestling universitário.

Ele vai trazer um senso de calma e encorajamento. Acho ótimo ele (Weidman) colocar seu pai no córner, é um sinal de respeito"
 Ray Longo, treinador de Chris Weidman
 
Por detalhes, porém, o graduando da universidade de Hofstra não entrou na seleção olímpica americana em 2008. Naquele mesmo ano, decidiu tentar o MMA. Ele já treinava jiu-jítsu e, em 2007, ainda como faixa-branca, havia finalizado todos seus oponentes num torneio nacional sem quimono.

- Na primeira noite que ele veio ao nosso treino, estávamos tendo uma sessão de sparring, e ele veio fazer perguntas, muitas perguntas. Ele foi muito inquisitivo, e tinha muitas coisas legais para dizer. Instantaneamente, nos demos bem. Ele tinha um pequeno entendimento de jiu-jítsu, e na luta em pé ele não sabia muito, mas ele aprende muito rápido. Eu lembro que achei que foi a primeira vez que vi alguém assim na minha vida, e não o entendi até vê-lo em ação. Eu o achei inacreditável - conta Ray Longo, que o considera um dos pesos-médios mais fortes que já viu.

Homem 'família' e religioso terá pai no córner

O pai de Chris Weidman foi quem o levou para a luta, e foi também quem transmitiu ao lutador uma forte espiritualidade, citada por todos os seus amigos e companheiros de equipe. O peso-médio é cristão e frequenta a igreja semanalmente aos domingos. Ele também participa de programas movidos por seu pai de assistência a crianças carentes em Baldwin, sua cidade natal, onde mora até hoje com a esposa, Marivi, e seus dois filhos.

Weidman decidiu retribuir todos os esforços de Charlie ao convidá-lo para estar em seu córner no UFC 162, no lugar do ex-campeão dos pesos-meio-médios Matt Serra, seu treinador, que ainda se recupera de uma cirurgia. O lutador o convidou no Dia dos Pais, e Charlie ficou muito emocionado.

Coletiva UFC 162 Anderson Silva Chris Weidman (Foto: Reprodução)Anderson e Weidman encostam os queixos na encarada da coletiva (Foto: Evelyn Rodrigues)
 
- Ele me levou a todas as lutas de wrestling que tive desde a segunda série. Ele ficou nas arquibancadas, ele e minha mãe, e assistiu a todos os meus torneios, e gastou seu tempo, sacrificou dinheiro e qualquer coisa que eles queriam fazer por eles mesmos para ficar comigo todos esses anos - disse Weidman durante a semana ao jornal "Newsweek".

Apesar de Charlie não ter experiência como lutador ou treinador, seu papel será o de manter a calma e a tranquilidade de seu filho.

- Ele vai trazer um senso de calma e encorajamento. Acho ótimo ele colocar seu pai no córner, é um sinal de respeito. Ele vai ser uma grande adição ao córner e vai ser especial quando (Weidman) ganhar o título e seu pai estiver lá. Eu certamente queria que meu pai estivesse vivo para ver todas as minhas conquistas - afirmou Longo.

+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

O UFC 162 será disputado neste sábado, em Las Vegas (EUA), com Anderson Silva x Chris Weidman como atração principal. Nesta sexta-feira, a pesagem será às 20h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Combate e do Combate.com. No dia do evento, o canal Combate exibirá ao vivo o evento completo a partir de 19h, direto de Las Vegas. O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, o duelo entre Mike Pierce e David Mitchell e acompanhará todas as lutas em Tempo Real. A TV Globo transmite os principais duelos do UFC 162 na madrugada de sábado para domingo com atraso, por força de contrato.

UFC 162
6 de julho de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
Anderson Silva x Chris Weidman
Frankie Edgar x Charles Do Bronx
Tim Keneddy x Roger Gracie
Mark Muñoz x Tim Boetsch
Cub Swanson x Dennis Siver


CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Andrew Craig
Norman Parke x Kazuki Tokudome
Edson Barboza x Rafaello Trator
Gabriel Napão x Dave Herman
Seth Baczynski x Brian Melancon
Mike Pearce x David Mitchell


banner matéria mma ufc (Foto: Reprodução)
 

Nenhum comentário: