sábado, 8 de junho de 2013

Sharapova se esforça, mas Serena vence e leva o bi em Roland Garros

Americana volta a ser campeã do torneio após 2002 ao derrotar pela 13ª  vez seguida a rival, que muda estratégia, força golpes, mas sucumbe

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


serena williams campeã roland garros tenis final (Foto: AFP)Serena ergue pela segunda vez na carreira o
troféu de campeã de Roland Garros (Foto: AFP)

Defendendo o título de Roland Garros na final deste sábado, contra Serena Williams, Maria Sharapova prometeu e cumpriu. Mudou a forma de jogar contra a adversária, principalmente quando tinha o serviço em mãos. Sem medo de arriscar na troca de bolas, a russa atuou com mais potência nos saques, numa tentativa de brecar os fortes retornos da número 1 do mundo. Mas não teve jeito. Mesmo diante de uma Sharapova que deu mais trabalho do que na maioria dos encontros anteriores, a americana se portou bem diante da estratégia da rival e conquistou o Grand Slam francês pela segunda vez na carreira. A líder do ranking venceu o duelo por 2 sets a 0, com a dupla parcial de 6/4.

Quem fez as honras de entregar o troféu para Serena foi a ex-tenista Arantxa Sanchez, tricampeã em Paris.

- Foi muito difícil vencer Sharapova, eu estava nervosa, mas queria muito ganhar. É incrível vencer novamente o torneio depois de tantos anos. É muito difícil falar agora, estou muito emocionada. Vou voltar no próximo ano, adoro Paris, me sinto até uma parisiense - celebrou a americana.

Serena se redimiu com estilo da campanha mais recente em Paris. Em 2012, ela fora derrotada logo na primeira rodada pela francesa Virginie Razzano, 111ª do ranking mundial na época. Em uma decisão entre tenistas top 2 neste ano, o que não acontecia em Grand Slams desde o Aberto da Austrália de 2004, a americana voltou a levantar o troféu de campeã de Roland Garros, após a conquista de 2002.

Com o triunfo, a número 1 ampliou a maior invencibilidade da carreira, agora com 31 jogos sem saber o gosto da derrota. Ela alcançou também o 16º sexto título de Grand Slam.

Em grande momento na temporada, Serena segue sem perder para Sharapova há quase nove anos (13 partidas consecutivas). A última vitória da russa foi em outubro de 2004, no WTA Championship. Contando a final de Roland Garros, a americana tem 14 vitórias sobre a rival, contra apenas duas da russa, no circuito profissional.

- Foi um grande torneio, mas a Serena merece ser a campeã que ela é. Fui melhor no ano passado... Essa quadra me traz boas lembranças, e estar de volta a este lugar é emocionante. Gostei muito de conquistar o título no ano passado e vou buscar repetir o feito em 2014 - prometeu Sharapova.

serena williams campeã roland garros tenis final (Foto: Reuters)Serena comemora intensamente o título de Roland Garros após 11 anos (Foto: Reuters)
Show de quebras no primeiro set

Sharapova prometera mudar o estilo de jogo para tentar superar Serena e demonstrou isso já aplicando mais potência no saque para forçar devoluções erradas da adversária. Arriscando mais, a russa acabou precisando bastante do segundo serviço. A estratégia, porém, nãu deu tão certo.

Maria Sharapova final roland garros tênis (Foto: EFE)Sharapova buscou sacar mais forte para superar
a número 1 do mundo na decisão (Foto: EFE)

De cara, a número 2 do mundo se safou de triplo break point contra para depois lutar e confirmar o serviço no primeiro game de jogo. Ela deu o troco na sequência, alcançou o duplo break point no game seguinte e quebrou com uma cruzada de backhand da rival para fora. Então veio o primeiro revés. A russa teve a quebra devolvida, com direito a break point concedido após ela isolar a bola, atacando com o aro da raquete. No quinto game, Sharapova novamente se viu na pressão do 0-40. Dessa vez ela só conseguiu salvar dois break points e acabou tomando a virada com uma bola para fora.

Se Serena tinha 25% de aproveitamento nas chances de quebra até então, Sharapova aproveitara a única que tivera na partida. Com o 4/3 contra, ela contou com erros não forçados da americana para manter o 100% na estatística e igualar a parcial. Porém, a russa entrou em novo momento de instabilidade, teve pela terceira vez o serviço quebrado e, em seguida, perdeu o set, com a número 1 acelerando o último ponto na paralela.

Serena segura quebra de vantagem e leva o título

O começo do segundo set teve praticamente o mesmo roteiro que o anterior. Sharapova foi esperta em alguns momentos, como quando soltou um slice para quebrar o ritmo de pancadas de um rali e pontuar, mas continuava a pecar nos erros não forçados em pontos decisivos. Apesar da pressão de ter que lidar com cinco break points contra somente no primeiro game, a russa se sobressaiu e confirmou o serviço. A diferença entre o primeiro e o segundo sets é que foi Serena quem conquistou a quebra primeiro. No game seguinte de saque, Sharapova lutou bastante, fez a rival se mexer em quadra, mas, com dois erros não forçados, tomou a quebra.

A americana encontrou o ponto de equilíbrio para se defender, contra-atacar e segurou a vantagem até chegar ao 5/3. Sharapova manteve-se viva ao confirmar o serviço no nono game. Sacando para o jogo, a número 1 do mundo contou até com a sorte num winner de bate-pronto que lhe deu o duplo match-point. Com um ace de 198 km/h, ela se tornou bicampeã de Roland Garros.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/sharapova-se-esforca-mas-serena-vence-e-leva-o-bi-em-roland-garros.html

Nenhum comentário: