quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Zagueiro do Botafogo mostra o que mais gosta de fazer na cidade que adotou


‘Meu cantinho no Rio’: Dória se diverte sob o ‘disco voador’ de Niterói

Por Marcelo Courrege e Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Há quem diga que a melhor coisa de Niterói é a vista para o Rio de Janeiro. Para o zagueiro Dória, essa brincadeira não serve. Morador da cidade há 12 anos, o jogador elegeu o local como o seu cantinho no Rio. Nascido em Nova Iguaçu, Dória se mudou para Niterói ainda criança, com seis anos. Desde então, mora no mesmo bairro e não pretende sair de lá tão cedo, mesmo depois de ter ficado conhecido, ao se tornar titular do Botafogo.

- O pessoal quando pergunta onde eu moro e eu digo que é Niterói, já sabe que é bom. Eu gosto muito da cidade. Acho tudo aqui muito bonito, apesar do transito. Gosto de ficar na minha casa e de passear pela cidade.

Nos raros momentos de folga, o jogador passa o maior parte do seu tempo com os amigos e a namorada em seu condomínio, onde vai à piscina, joga totó e dá palpites nas peladas dos colegas, já que não pode brincar também.

Doria zagueiro Botafogo museu (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Dória brinca em  frente ao MAC  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- Não sei fazer outra coisa, que não seja futebol. Tem que jogar futebol no videogame, no totó, em tudo quanto é lugar (risos). Tinha mais peladas, agora deu uma parada. Mas antes rolava direto. Eu não jogo, não. Fico vendo o Henrique (seu irmão) agarrando e cornetando os outros – disse, rindo.

Entre uma partida de totó e uma disputa de revezamento na piscina, Dória ganhou um apelido curioso para um garoto de apenas 18 anos. Em Niterói, ele é conhecido como careca. Um apelido que ele não curte muito, apesar de garantir que não o incomoda.

- Isso aí era quando eu era criancinha, porque tinha muito Matheus (primeiro nome do zagueiro). Devia ter uns cinco Mateus na escola e no condomínio, Um era carequinha, o outro mais pretinho, o outro era gordinho... Aí, era assim que me chamavam.

Dória zagueiro Botafogo jogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Dória brinca de totó com a namorada
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Careca, quer dizer, Dória, gosta de aproveitar os locais bonitos da cidade. O jogador curte ir ao cinema e à praia de Icaraí. Porém, seu local preferido na cidade é o Museu de Arte Contemporânea (MAC), obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Contudo, se engana quem pensa que o zagueiro fica apenas do lado de fora observando a paisagem. Ele curte entrar e tentar decifrar as obras.

- Eu entro lá também. Tem muitas obras difíceis de entender, mas quando você entende tem um valor também. É bastante legal. Tem uns negócios sei lá, uns desenhos difíceis de entender. Aí, tu vai ler lá a legenda e tem uma explicação, Mas é meio complicado. Tem uns arames assim, tu não sabe o que é... (risos). Mas o próprio museu é uma obra de arte também. Muitos falam que é disco voador, outros falam que é panela, um monte de coisas. Mas o que importa é que é bonito.

Dória está com a Seleção Brasileira sub-20 para a disputa do Mundial da categoria. Ao fim da competição, se junta ao elenco do Botafogo para se preparar para o Sul-Americano de futebol.

Dória zagueiro Botafogo piscina (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Dória brinca com a bola até na piscina  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

FONTE:

Nenhum comentário: