segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Joia 2013: líder e zagueiro de faixas, Gerson sonha brilhar na Arena


Zagueiro campeão na base começará 2013 no grupo profissional do Tricolor

Por Hector Werlang Porto Alegre

O que une Hugo de Léon, em 1983, Adilson Batista, 12 anos depois, e Gerson no futuro próximo? Todos são zagueiros, todos viraram capitães, todos foram campeões. No Grêmio. A diferença é que o sangue novo desta safra de líderes começa a migrar a área de atuação. Depois de passar por todas as categorias da base tricolor e da Seleção, com uma faixa no braço e oito colocadas no peito, o jovem de 20 anos começará 2013 no grupo profissional. É uma joia a brilhar na Arena em ano de Libertadores.

gerson grêmio (Foto: Bruno Junqueira/TXT)Zagueiro sonha em jogar na Arena do Grêmio em 2013 (Foto: Bruno Junqueira/TXT)

Quem fala com Gerson, aliás, tem a nítida sensação de que é um menino. Sorri fácil. Brinca. Sabe aproveitar a vida. Percebe que isto não o impede de ser maduro. É responsável, o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos. Pensa no futuro. Estuda, sabe falar três línguas (inglês, italiano e francês), além do português, e só adiou o sonho de ir para a faculdade pela dificuldade de conciliar a vida de atleta com a de universitário. Tem a certeza de que nasceu para liderar. Nas quase duas horas em que esteve com o GLOBOESPORTE.COM visitando o novo estádio, por exemplo, atendeu a três ligações. Do irmão, de um amigo e de outro colega de time. Todas pedindo orientações.

- Sei lidar com isso. É preciso saber ouvir. Entender os companheiros. Só assim se consegue formar um grupo. Liderança não se impõe, se conquista – explica o camisa 3.

Foi assim desde 2000 quando, aos oito anos, chegou ao Olímpico. Começou na escolinha. Passou pelas divisões menos conhecidas até chegar às mais famosas, juvenil e junior. Sempre como capitão. Sempre ganhando. Igualmente com as cores do Brasil. Veste a amarelinha desde 2006 e coleciona taças nas divisões formadas pela CBF: tricampeão da Mediterrenean International Cup, disputada em Barcelona, campeão sul-americano Sub-15 e Sub-17 e campeão e melhor jogador da Sendai Cup de 2009, sediada no Japão.

No currículo, destaca dois momentos individuais marcantes. O primeiro: aos 13 anos, na final do título estadual, no clássico contra o Internacional, no Beira-Rio, fez os gols da vitória do 2 a 1. A conquista do Brasileiro Sub-20, à época com 17 anos, com o 1 a 0 diante do Atlético-MG, improvisado como volante, levantou a torcida no estádio Passo d’Areia ao dar um carrinho e evitar o gol de empate rival.

Sonho em jogar na Arena


gerson grêmio (Foto: Bruno Junqueira/TXT)Gerson vira torcedor e senta nas cadeiras da
Arena do Grêmio (Foto: Bruno Junqueira/TXT)

A relação com a torcida, como se vê, é importante a Gerson. Pisou no gramado da Arena e não demorou a perceber ao vivo uma realidade antes vista apenas pela TV ou nos games do Playstation.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2012/12/joia-2013-gerson-lider-e-zagueiro-das-faixas-sonha-brilhar-na-arena.html

Nenhum comentário: