Times caem de produção, mas podem atingir objetivos neste domingo: Galo busca a ponta perdida, e Verdão pode deixar a zona da degola
Ronaldinho volta ao Galo, e Obina é esperança
verde (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
verde (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Não há como esconder o nervosismo. O Atlético liderou o Brasileirão por 15 rodadas seguidas. Mas, há quatro sem vencer, patinou na tabela e ficou com 45 pontos, dois a menos do que o novo primeiro colocado, o Fluminense. Agora, precisa vencer e torcer por tropeço do Flu contra o Internacional, em Porto Alegre, para retomar logo sua posição de protagonista.
O Palmeiras vive outro drama, o da possibilidade de rebaixamento. A vitória sobre o Sport deixou a equipe de Felipão com 20 pontos, ainda entre os últimos, mas deu um fio de esperança. Se vencer neste domingo, o Verdão ainda não deixará a zona de rebaixamento, mas poderá ficar apenas um ponto abaixo da linha (se o Bahia perder para o Vasco). Se não é um desempenho dos sonhos, ao menos ajuda a amenizar a péssima fase. O time ficou na zona da degola em 16 das 22 rodadas.
Cuca terá o retorno de Ronaldinho Gaúcho à equipe, aumentando a esperança de gols, que não vieram nos últimos dois jogos. O meia fez elogios ao adversário Luiz Felipe Scolari, com quem conquistou o pentacampeonato mundial, em 2002.
- É um treinador de muita experiência, um dos melhores, senão o melhor, com quem trabalhei. Ele sabe motivar o grupo, está numa situação difícil no campeonato e com certeza vai conseguir motivá-los e por isso encontraremos dificuldades.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, com vídeos, a partir das 18h30m. O SporTV transmite o duelo para todo o Brasil, exceto o estado de Minas Gerais, que pode assistir ao jogo no PFC, pelo sistema pay-per-view.
Atlético-MG: mais uma vez, Cuca tem problemas para escalar o Galo. Se contra o Bahia foram cinco desfalques, contra o Palmeiras serão três. A boa notícia fica por conta dos retornos de Junior Cesar, que ocupa a lateral esquerda, e sobretudo de Ronaldinho Gaúcho, principal articulador da equipe. Desta forma, o time deve ir a campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Rafael Marques e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho, Ronaldinho Gaúcho e Escudero (Guilherme); Leonardo.
Palmeiras: sem Henrique, suspenso, Felipão deve mudar o mínimo possível na formação da equipe, lançando Márcio Araújo na função de primeiro volante. Na lateral direita, Artur deve retomar sua vaga, deixando Correa no banco. O grande mistério é a ausência de Thiago Heleno, que não apareceu na lista de relacionados, e o clube não deu explicações sobre o fato. O provável time é o seguinte: Bruno, Artur, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Juninho; Márcio Araújo, João Vitor, Tiago Real e Valdivia; Luan e Obina.
Atlético-MG: Réver está com a Seleção Brasileira, Bernard está suspenso por ter pegado o segundo jogo de gancho pela expulsão contra o Cruzeiro, e Jô não joga por pelo menos duas semanas por causa de um estiramento na coxa esquerda.
Palmeiras: Henrique cumprirá suspensão automática, Barcos está com a seleção argentina, e três jogadores estão lesionados, todos com operações no joelho - Marcos Assunção, Fernandinho e Wesley. Maurício Ramos não foi relacionado, e o motivo não foi divulgado.
Palmeiras: Artur, Daniel Carvalho, João Vitor, Luan, Márcio Araújo, Obina e Thiago Heleno.
Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Marcelo Bertanha Barison (RS). Leandro Vuaden arbitrou dez jogos no Brasileirão, marcou 353 faltas (média de 35,3 por jogo), aplicou 44 amarelos (média de 4,4 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,4 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos paulistas na Série A deste ano: Sport 2 x 1 Palmeiras, pela terceira rodada, e Palmeiras 1 x 1 Vasco, pela quinta rodada.
Atlético-MG: Ronaldinho Gaúcho desfalcou a equipe na partida contra o Bahia, e o Atlético-MG perdeu muito no que diz respeito ao poderio ofensivo, afinal, o jogador já deu sete assistências e marcou quatro gols neste Brasileirão. Contra o Palmeiras, ele terá a responsabilidade de levar o time a vencer após quatro rodadas.
Palmeiras: Tiago Real vem experimentando ascensão meteórica com a camisa alviverde. Depois de uma boa estreia contra o Grêmio, teve grande atuação na vitória por 3 a 1 sobre o Sport e carimbou uma vaga entre os titulares. O desafio é manter a boa sequência.
Ronaldinho Gaúcho, meia do Atlético-MG: “Agora é o momento em que mais precisamos do torcedor. Reta final, o torcedor com saudade de ver a gente jogar, e nós com saudades de jogar para eles. Juntou tudo, é momento bom. Mas vamos jogar com uma equipe que vive uma situação complica, e isso vai tornar o jogo mais difícil, por isso a torcida será mais importante”.
Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: “Exceção feita a um ou dois jogadores, tenho todo mundo à disposição. Já tenho alternativas melhores do que há sete, oito jogos. Então o jogo deste domingo será um parâmetro. Que a gente consiga um grande resultado lá”.
* Quem mais venceu o confronto? Veja os números no Futpédia
* Galo e Verdão não se enfrentam em Belo Horizonte há três anos. Coincidência ou não, foi também o último empate entre as equipes. Em 12 de agosto de 2009, no Mineirão, houve empate em 1 a 1, gols de Éder Luis, para o Atlético, e Ortigoza, para o Palmeiras.
* O Palmeiras é o pior visitante do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos conquistados em 30 possíveis. O time só venceu uma vez longe de casa: 2 a 1 sobre o Botafogo, no Engenhão.
* O Galo, por outro lado, está invicto em casa, com oito vitórias e dois empates em dez jogos diante do torcedor alvinegro. O aproveitamento de 86,6% é o melhor do Brasileirão.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/09/lideranca-e-fuga-galo-e-palmeiras-miram-reacao-no-independencia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário