Brasileiro da Ferrari fecha GP da Itália em quarto, logo atrás do espanhol. Pérez surpreende e leva Sauber ao segundo lugar. Bruno termina em 10º
Com a vitória, sua terceira na temporada, Hamilton assume a vice-liderança do Mundial, com 142 pontos, 37 atrás de Alonso. Quinto na prova deste domingo, o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, subiu para a terceira posição na classificação, beneficiado com as quebras das duas RBR, de Sebastian Vettel e Mark Webber.
Felipe Massa não pôde resistir a pressão de Fernando Alonso em Monza, e acabou fora do pódio (Foto: AP)
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A suspensão de Romain Grosjean, da Lotus, por causar o acidente na largada do GP da Bélgica surtiu efeito. Parece que os pilotos aprenderam a lição. Não houve sequer um toque na forte freada da primeira chicane, na estreita pista de Monza. Em terceiro no grid, Massa largou bem, ultrapassou Button e chegou a tentar um bote no líder Hamilton. Na curva chicane seguinte, Button tentou dar o troco, mas o brasileiro fechou a porta. Partindo de décimo, seu companheiro de Ferrari, Alonso, também começou bem. Ganhou duas posições na largada. Outro que ganhou muitas colocações foi Nico Hulkenberg: de último para 18º.
Nas volta inicias, o espanhol ganhou mais duas posições, subindo para sexto. Em seguida, protagonizou com Schumacher um duelo de nove títulos mundiais. Alonso levou a melhor na sétima volta, ao utilizar a asa móvel na reta principal.
Bruno partiu de 13º e ganhou uma posição na largada. Na oitava volta, já brigava com Paul di Resta, da Force India, para entrar na zona de pontuação. No entanto, foi espremido pelo escocês na curva Roggia, foi forçado a passar reto e perdeu a posição para a RBR de Mark Webber.
O primeiro a deixar a corrida foi Jean-Eric Vergne, na nona passagem. A STR do francês apresentou problemas mecânicos e o piloto perdeu o controle do carro na primeira chicane. Enquanto isso, Hamilton abria, aos poucos, vantagem na ponta. O britânico da McLaren colocou 3s sobre Massa em dez voltas. Cinco passagens depois, a vantagem do britânico era de 5s. Em terceiro aparecia Button, seguido por Vettel e Alonso.
Massa começou a reclamar do desgaste dos pneus traseiros de sua Ferrari. O brasileiro começou a perder terreno para Button e, na volta 18, foi ultrapassado, na “Curva Grande”. Logo em seguida, foi para os boxes fazer sua primeira parada.
Enquanto isso, Vettel e Alonso entraram nos boxes juntos. Os dois percorreram o pitlane quase que lado a lado, mas alemão conseguiu se manter à frente do espanhol. A dupla voltou colado em Massa, que havia perdido segundos preciosos ao retornar dos boxes atrás da STR de Daniel Ricciardo. A liderança era de Sergio Pérez, da Sauber, único dos ponteiros que ainda não havia feito o pit stop. Button também fez sua parada e se manteve à frente do brasileiro.
Os dois bicampeões continuaram duelando intensamente pela quinta colocação.
Sedento, Alonso tentou dar o bote, mas teve a porta fechada pelo alemão e saiu com as quatro rodas na grama na “Curva Grande”. Após controlar o carro e voltar à pista, o espanhol perdeu contato com Vettel. Mas o piloto da Ferrari conseguiu se recuperar rapidamente, para ultrapassar o alemão na 30ª volta e assumir a quarta posição, já que, pouco antes, Pérez havia acabado de ir para os boxes.
A manobra de Vettel deixou Alonso irado. O espanhol reclamou muito no rádio e pediu uma punição. Voltas depois veio a sentença da direção de prova: o alemão precisava pagar um drive-through.
Na 34ª volta, mais mudança nas primeiras posições. O segundo colocado, Button, abandonou com problemas no motor da McLaren. Com isso, Massa subiu para segundo, seguido por Alonso. A expectativa era saber se haveria ordens da Ferrari para a troca de posição de seus pilotos. Apesar do jogo de equipe estar liberado, a escuderia italiana foi sutil no rádio e só avisou ao brasileiro: “Fernando está três segundos atrás”, “Fernando está a 0s9 e pode usar a asa móvel”.
E o sonho de Massa em retornar ao pódio acabou na volta 43, quando perdeu o terceiro lugar para o surpreendente Pérez na “Parabólica”. O mexicano apostou em uma parada tardia nos boxes e surgiu com pneus menos desgastados que os rivais. Na sequência, o piloto da Sauber foi a caça de Alonso. Bem mais veloz, superou o espanhol na “Ascari” para assumir a segunda posição. Virando mais de 1s abaixo do líder Hamilton, Pérez tinha seis voltas para alcançar o piloto da McLaren. Enquanto isso, Vettel deixava a corrida, com problemas do motor da RBR, quando estava na sexta posição. Pérez não conseguiu se aproximar de Hamilton, e o piloto da McLaren cruzou em primeiro para vencer a terceira prova na temporada e assumir a vice-liderança do Mundial.
Hamilton comemora a vitória no GP da Itália, seu terceiro triunfo na temporada 2012 (Foto: AP)
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