Jefferson e Lucas, do Botafogo, e Paulinho, Ralf e Martinez, do Corinthians, participaram da vitória brasileira em Goiânia, na última quarta-feira
Lucas e Paulinho: companheiros de Seleção e rivais no Engenhão (Foto: Edit. de Arte/Globoesporte.com)
O Botafogo vive um bom momento no Campeonato Brasileiro com uma série de cinco jogos de invencibilidade, que manteve o time na briga para entrar no grupo dos quatro primeiros colocados. Com tempo para treinar, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por um período de concentração de três dias no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, Região dos Lagos do Rio. Com a volta de Seedorf, ele trabalhou exaustivamente o posicionamento dos jogadores e variações ofensivas. A expectativa é de que uma evolução já seja apresentada agora na busca por uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.
Longe do título, o Corinthians quer afastar qualquer possibilidade de rebaixamento para passar a pensar no Mundial de Clubes, marcado para dezembro, no Japão. Nas contas da comissão técnica, 45 pontos são suficientes para tal. O Timão tem 35 e vai ao Rio de Janeiro embalado pela vitória no clássico contra o Palmeiras.
A equipe dirigida pelo técnico Tite, aliás, ainda não perdeu jogando na Cidade Maravilhosa em 2012. Foram dois empates sem gols contra o Vasco (um pela Libertadores e outro pelo Brasileirão), uma vitória sobre o Flamengo (3 a 0) e outra igualdade com o Fluminense (1 a 1).
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para SP, RS, PR, DF, Goiânia (GO), MT, MS, PE (menos Petrolina), CE, MA (menos Balsas), PA (menos Santarém) e AP. O canal PFC exibe ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.
Botafogo: com a recuperação de Seedorf, o time ganha em confiança, e Oswaldo de Oliveira pode ter mais peças para utilizar no jogo. Lodeiro, por exemplo, ficará no banco de reservas. O time entra em campo com Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel, e Elkeson.
Corinthians: sem Fábio Santos na lateral esquerda, Tite fez uma alteração diferente no Timão. Colocou o lateral-direito Alessandro improvisado no setor. Assim, Edenílson jogará na direita. No meio, sem Danilo, Douglas ficará com a armação. E o ataque, ainda sem Sheik, terá Romarinho, Martinez, de volta após o Superclássico, e Paolo Guerrero. A escalação alvinegra ficou assim: Cássio; Edenílson, Wallace, Paulo André e Alessandro; Ralf, Paulinho e Douglas; Romarinho, Martinez e Guerrero.
Botafogo: Oswaldo de Oliveira ainda tem uma série de desfalques. Antônio Carlos, com um estiramento na coxa direita, está vetado. Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, e Renato, em fase final de recuperação de uma lesão na coxa esquerda, também estão fora. Emprestado pelo Corinthians, Vítor Júnior não joga por questão contratual. Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, só volta em 2013.
Corinthians: O lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o meia Ramírez se recupera de uma lesão na coxa esquerda. Emerson Sheik recebeu gancho do STJD.
Corinthians: Cássio, Guilherme, Ramírez e Romarinho.
Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita a partida, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Clovis Amaral da Silva (PE). Sandro Ricci arbitrou 11 jogos no Brasileirão, marcou 359 faltas (média de 32,6 por jogo), mostrou 53 amarelos (média de 4,8 por jogo) e três vermelhos (média de 0,27 por jogo) e marcou dois pênaltis (média de dois por jogo). O campeonato tem média de 5,01 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,2 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos cariocas e dois dos paulistas na Série A deste ano: Botafogo 4 x 2 São Paulo, pela primeira rodada, Flamengo 0 x 3 Corinthians, pela décima rodada, e Fluminense 1 x 1 Corinthians, pela 20ª rodada.
Botafogo: depois de dois jogos fora do time com uma contratura na coxa esquerda, Seedorf volta ao time. Na última vez em que teve tempo para se preparar, brilhou com dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro.
Corinthians: Romarinho quebrou o jejum de sete partidas em grande estilo. O novo xodó da torcida marcou no clássico contra o Palmeiras e ganha cada vez mais espaço com o técnico Tite. Apesar das opções para o ataque terem aumentado na última semana, o garoto de 21 anos tem sua vaga garantida contra o Botafogo.
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "É um jogo muito importante para as nossas pretensões. Jogamos sempre voltados para vencer. Teremos um adversário muito competitivo pela frente e será necessário um esforço muito grande. Os jogadores estão com um discurso similar e isso é importante para buscar as vitórias em jogos com cara de final".
Cássio, goleiro do Corinthians: “Para nós, esse jogo vale ajudar a chegar em uma pontuação para ter chance zero de rebaixamento. Esperamos um jogo muito difícil, mas vamos tentar vencer no Rio”.
* Computando todos os jogos da história, Botafogo e Corinthians se enfrentaram 99 vezes, com vantagem para a equipe carioca, que venceu 42 jogos, contra 35 vitórias corintianas e 22 empates. O Bota marcou 152 gols, contra 146 do Timão.
* Pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo não derrota o Corinthians no Rio de Janeiro desde 2005, quando venceu por 3 a 1 na Ilha do Governador, gols de Alex Alves (2) e Ramón, marcando Gil para o Timão. Nos últimos cinco confrontos no Rio em Brasileiros, o Timão venceu duas vezes (3 a 2, em 2007, e 2 a 0, 2011) e houve três empates.
* O primeiro confronto entre Corinthians e Botafogo em Campeonatos Brasileiros aconteceu em 9/10/1971, no Maracanã. Naquele dia, 26.971 torcedores pagaram ingresso para assistir à vitória do Botafogo por 1 a 0, gol de Zequinha. A primeira vez que Corinthians e Botafogo se enfrentarm foi há 83 anos, dia 14/4/1929. Em amistoso disputado no Parque São Jorge, o Timão venceu por 4 a 3.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/09/com-cinco-do-superclassico-em-campo-bota-e-timao-duelam-no-rio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário