quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Barcelona sua a camisa, mas derrota Spartak de virada com dois de Messi


Com boa atuação e gol do ex-vascaíno Romulo, time russo não sente a pressão no Camp Nou e dá trabalho aos anfitriões em jogo do Grupo C

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Um dos grandes favoritos ao título da Liga dos Campeões, o Barcelona estreou com vitória na atual edição do torneio. Mas suou a camisa para isso. Diante de um aguerrido Spartak Moscou, que em nenhum momento mostrou temor por atuar no Camp Nou, o clube catalão venceu por 3 a 2, de virada, com direito a dois de Lionel Messi. O jovem Tello anotou o outro gol dos anfitriões, com o ex-vascaíno Romulo e o lateral Daniel Alves, contra, marcando para os russos que chegaram a sustentar o 2 a 1 a favor até a metade do segundo tempo.

Na próxima rodada do Grupo G, em 2 de outubro, o time de Messi e companhia visita o Benfica que, também nesta quarta-feira, empatou fora de casa por 0 a 0 com o Celtic. No mesmo dia, os escoceses enfrentam justamente o Spartak, em Moscou.

Messi e Tello, Barcelona x Spartak Moscou (Foto: Agência Reuters)Tello e Messi, os heróis do Barcelona (Foto: Agência Reuters)

Piqué sai, mas Tello marca

Se já entrou em campo desfalcado de quatro jogadores (Puyol, Iniesta, Alba e Sánchez – esse último ficou no banco), o Barcelona perdeu mais um nome importante logo no começo da partida. Após dar um chute de mau jeito aos seis, o zagueiro Piqué sentiu o pé esquerdo e foi substituído pelo volante camaronês Song. Com a entrada do ex-atleta do Arsenal, a zaga do Barça passou a ser toda improvisada, já que Mascherano atuava na vaga do capitão Puyol.

Tello Barcelona e Spartak (Foto: Agência Reuters)Tello celebra gol do Barça (Foto: Agência Reuters)

Os desfalques, no entanto, em nada prejudicaram o clube catalão que, como de praxe, impunha seu toque de bola diante de um fechado Spartak Moscou.

E, nesse cenário, o primeiro gol blaugrana não demorou a sair. Aos 14, o jovem Tello dominou na ponta esquerda, deu um corte para dentro – deixando o zagueiro Kirill Kombarov no chão – e chutou cruzado sem chances Dycan, goleiro e capitão do Spartak.
Daniel Alves marca... contra!

Mesmo em desvantagem, o Spartak seguiu fechado atrás e usando os volantes brasileiros Rafael Carioca, ex-Grêmio, e Romulo, ex-Vasco. A dupla, entretanto, sofria tendo que marcar Messi e companhia.

No entanto, em um rápido contra-ataque, o time de Moscou empatou aos 29. O atacante nigeriano Emenike cruzou rasteiro da direita, Song furou e Daniel Alves, tentando evitar que a bola chegasse no brasileiro Ari que vinha por trás, acabou marcando contra o próprio patrimônio.

Daniel Alves e Valdes, Barcelona x Spartak Moscow (Foto: Agência Reuters)Daniel Alves e Valdés lamentam o primeiro gol sofrido na partida Foto: Agência Reuters)

O gol não mudou o ritmo da partida, que seguiu com o Barça tendo o domínio e o Spartak entrincheirado. Mas sem muita intensidade e se mostrando um pouco apático em certos momentos, o time de Tito Vilanova não conseguiu transformar esse controle em chances e foi para o intervalo amargando o empate.

Rômulo e Daniel Alves, Barcelona x Spartak Moscow (Foto: Agência EFE)Romulo disputa jogada com Dani Alves (EFE)
Spartak vira com aniversariante

No segundo tempo, o Barcelona continuou com a total posse de bola e tentando encurralar os russos. Até balançou as redes com Daniel Alves aos cinco, mas o lateral-direito estava impedido.
Os visitantes, entretanto, não sentiam a pressão e, nos contra-golpes, principalmente com Emenike e Ari, ameaçavam a meta de Valdés.

E, em um deles, após a sequencia de um perigoso chute de Messi, acabou conseguindo a impensável virada aos 14 minutos. Ari puxou pela esquerda e tocou na entrada da área para Aiden McGeady que, rapidamente, rolou para o volante Romulo. Aniversariante do dia, o ex-vascaíno, que completou 22 anos, passou fácil pelo compatriota Adriano e bateu na saída de Valdés.

Messi desperta e dá vitória ao Barça

Para evitar o vexame, Tito sacou Daniel Alves e colocou o atacante chileno Alexis Sánchez para dar mais força ofensiva ao Barça. E a substituição acabou dando certo, com Messi, até então apagado, igualando o marcador aos 26 mostrando oportunismo após uma bela jogada de linha de fundo do jovem Tello.

A igualdade animou os anfitriões que, já com o artilheiro David Villa (entrou no lugar de Tello logo após o 2 a 2), sequer dava chances de contra-ataque ao Spartak.

E, nesse ritmo, a “revirada” saiu aos 34. E novamente com Messi. Após cruzamento de Sánchez, o camisa 10 argentino, mesmo no meio dos gigantes russos, conseguiu cabecear para marcar e evitar a primeira grande zebra da Liga dos Campeões 2012/2013.

Messi e Rafael Carioca, Barcelona x Spartak Moscow (Foto: Agência Reuters)Messi levou a melhor no duelo com o brasileiro Rafael Carioca (Foto: Agência Reuters)

FONTE:

Nenhum comentário: