quarta-feira, 11 de abril de 2012

Súmula de Vasco x Fla: letras 'V' ao lado de nomes citados são apagadas

campeonato carioca

Relação de jogadores cruz-maltinos anexada ao documento sofre alterações. Ferj alega que funcionário do departamento técnico errou

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
 A polêmica em torno da súmula da vitória do Flamengo sobre o Vasco, por 2 a 1, no último sábado, continua. Após ter sido publicado nesta segunda-feira, o documento teve uma alteração importante nesta terça. Na parte anexada com a lista dos atletas cruz-maltinos, havia a letra "V" (supostamente, de vermelho) ao lado dos nomes de Fagner, Rodolfo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Diego Souza, os cinco que foram citados pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa na confusão após a partida. Contudo, elas foram apagadas, aparentemente, com tinta corretiva, nesta terça. Segundo a súmula, o quinteto teria sido expulso ainda no gramado, mas o árbitro relatou que não conseguiu mostrar os cartões na ocasião por conta do tumulto generalizado.

MONTAGEM - súmula vasco e flamengo ferj (Foto: Reprodução)MONTAGEM - Relação de jogo mostra alteração nesta terça-feira (Foto: Reprodução)
 
Em nota oficial, a Ferj explicou que não houve alteração na súmula, apenas na relação de jogo enviada pelo Vasco, que é anexada ao documento.  No entanto, no topo desta lista de jogadores está escrito "Súmula Oficial do Campeonato Carioca 2012". Além disso, no documento divulgado no site da Ferj, somente na relação enviada pelos clubes é possível ver as escalações de cada time.
Confira o comunicado da Ferj:
"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro afirma que, diferentemente do noticiado com alarde pela imprensa, não houve qualquer alteração e muito menos "adulteração" da súmula do jogo entre o Club de Regatas Vasco da Gama e Clube de Regatas do Flamengo, válido pela 7ª temporada da Taça Rio 2012, no último dia 7 de abril. A súmula permanece inteiramente como foi elaborada e escrita pelo árbitro. Na relação de jogo do CR Vasco da Gama (que nada tem a ver com a súmula) o funcionário do Departamento de Competições assinalou como rascunho e como faz em todos os casos (vide todos os documentos semelhantes de jogos de todas as categorias), os cartões que entendeu terem sido dados aos atletas. Com o esclarecimento ao mesmo de que não houve expulsões, as anotações rascunhadas de forma indevida foram corrigidas e republicadas, sem nenhuma interferência no que sempre esteve anotado na súmula."
Entenda o caso

O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Jorge Rabello, e o vice jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol, têm intepretações totalmente distintas acerca dos cinco jogadores do Vasco que foram citados.


Jorge Rabello garante que eles não terão que cumprir suspensão automática contra o Nova Iguaçu, domingo, em Moça Bonita, por não terem sido expulsos, de fato, ainda no campo de jogo. De acordo com Rabello, o juiz agiu corretamente ao relatar que "não foi possível a exibição de cartão vermelho na conduta disciplinar dos referidos atletas citados (...) tendo em vista a situação desfavorável dessa aplicação e expulsão de fato de todos, naquele momento, o que poderia gerar, na minha avaliação, um tumulto generalizado com consequências maiores".

Do lado do Vasco, entretanto, o vice jurídico Anibal Rouxinol tem uma interpretação completamente diferente e diz que os cinco jogadores citados cumprirão, sim, a suspensão automática. De qualquer maneira, Diego Souza e Fágner já não poderiam enfrentar o Nova Iguaçu porque levaram o terceiro cartão amarelo contra o Fla.

- O Jorge Rabello diz que o jogador cumpre a suspensão automática se o árbitro mostrar o cartão. Mas eu nunca vi caso idêntico. O cartão vermelho serve apenas para dar publicidade ao fato, para que todos saibam. Nada além disso. Mesmo se o cartão não for dado mas constar na súmula, é preciso cumprir a suspensão automática. O departamento jurídico do Vasco é contra a escalação desses jogadores, essa foi a minha posição passada ao departamento de futebol do clube. Para que não haja qualquer dúvida, eles vão cumprir a suspensão no domingo. Isso somente não vai acontecer se a Federação de Futebol do Rio de Janeiro me disser que é permitido e o faça de maneira oficial - disse Rouxinol, que prometeu ir à Ferj nesta terça-feira para tentar solucionar pessoalmente a questão.

Manual da CBF pede que se evite o uso de corretor de texto
Publicado em 2009, o Manual de Súmulas e Relatórios para Árbitros, da CBF, tem um artigo que fala exatamente sobre o preenchimento da súmula em casos de erro ou esquecimento. No documento, há a indicação da prevenção do uso do corretor de texto.
"Quando houver a necessidade de alterar aquilo que já foi relatado por erro ou esquecimento, apesar de todas as orientações contidas acima, evite usar corretor de texto (liquid paper) ou rasurar a súmula. Nos casos de erro, utilize o termo "digo" ou "(sem efeito)" e prossiga com seu relato normalmente. Para os casos de esquecimento, se a súmula permitir, utilize o termo "em tempo" e relate aquilo que foi esquecido. Caso não seja possível fazer essas correções por faltar espaço, prejudicar a clareza da redação ou já ter sido "fechada" a súmula, o árbitro deve utilizar o "Relatório Anexo", informando tal fato no campo correspondente da súmula."

artigo I.21 - Erro ou esquecimento no preenchimento da súmula (pg.7) (Foto: Divulgação / CBF.com)Artigo I.21  do Manual da CBF (Foto: Divulgação / CBF.com)
 
FONTE:

 

Nenhum comentário: