segunda-feira, 9 de abril de 2012

'Que Beleza!' Narrador Milton Leite estreia blog no SporTV.com

Narrador, que hoje estreia seu blog no SporTV, conta como começou a carreira e que muitas vezes é chamado pelo famoso bordão nas ruas

Por Wagner Bordin São Paulo
 
acesse o novo blog do SporTV
Que beleza! Ao ver algum lance bizarro de seu time em campo, com certeza, ao menos uma vez, você já repetiu o famoso bordão criado por Milton Leite. Conectado, o narrador diz que recebe muita corneta pelas redes sociais. Mas, pensando ainda mais em interagir com os apaixonados por esporte, Milton Leite estreia nesta segunda-feira seu blog no SporTV.com. No “Que Beleeeeza!!!”, blog que já esteve ativo no Globoesporte.com entre 2006 e 2007, irá analisar situações do cotidiano do futebol e falar de personagens do esporte.
- Vou escrever muito sobre futebol, mas pretendo de vez em quando colocar textos sobre outras modalidades, porque gosto de esporte, não só de futebol. Gosto mais de analisar situações, falar de personagens. Não sou muito de ficar comentando partidas específicas, até porque não consigo assistir a todos os jogos, nem dar atenção a todas as competições. Para fazer comentário de jogo tem gente muito melhor do que eu.

Header do blog do Milton Leite (Foto: Reprodução)Header do blog do narrador Milton Leite, que estreia nesta segunda-feira no SporTV.COM (Foto: Reprodução)
 
Natural de Jundiaí, cidade próxima a São Paulo, o narrador sonhou em ser escritor ficcionista, mas graças à correnteza, como o próprio diz, encontrou o jornalismo esportivo e hoje é um dos principais locutores do Brasil.

- Quando garoto transmitia meus próprios jogos de botão, mas nem pensava que um dia seria narrador de verdade, nem mesmo quando cresci e tive que escolher uma profissão. Cheguei até aqui mais levado pela correnteza do que qualquer outra coisa. Na adolescência, sempre gostei muito de escrever e sonhava ser escritor, ficcionista. Mas faltava talento. Por isso, resolvi fazer faculdade de jornalismo, porque queria ganhar a vida escrevendo. Na época me via jornalista de jornal, trabalhando em redação, escrevendo - diz Milton Leite.
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo, Milton começou a carreira no Jornal de Jundiaí. Em paralelo com o jornal, trabalhou na Rádio Difusora de Jundiaí, e foi ali onde começou sua carreira como narrador.
Pouco tempo depois, Milton foi para o Estadão, um dos maiores jornais do Brasil. Mas, para escrever sobre economia. Como a correnteza sempre o conduzia para o esporte, foi convidado para fazer teste como narrador na Jovem Pan TV, emissora que estava começando e hoje não existe mais.

Milton Leite apresentado no SporTV (Foto: Arquivo Pessoal)Milton Leite em sua apresentação no SporTV em 2005 (Foto: Arquivo Pessoal)
 
No SporTV desde 2005, o narrador conta que sempre buscou inspiração em grandes locutores esportivos de rádio, como Osmar Santos, Joseval Peixoto, José Silvério.
- Minha geração aprendeu a gostar de futebol muito mais pelo rádio do que pela TV. Aos poucos fui criando minha própria maneira de fazer, mas é claro que Galvão Bueno e Luciano do Valle são referências para qualquer um que siga essa atividade.
No canal, participou da cobertura de duas Copas do Mundo (Alemanha-2006 e África do Sul-2010), dos Jogos Olímpicos de Pequim, e também criou um de seus mais famosos bordões: o 'Que Beleza!'.

Milton Leite em seu início de carreira (Foto: Arquivo Pessoal)Milton Leite em seu início de carreira na Rádio Difusora(Foto: Arquivo Pessoal)
 
- Normalmente, (os bordões) são expressões que uso com meus amigos, ou que amigos usam. Nada foi criado para ser bordão. Às vezes arrisco colocar alguma expressão dessas numa transmissão e dependendo da reação, acaba ficando. Não fico pensando em bordões novos, não me sinto obrigado a colocar os bordões nas transmissões e sempre vou para o jogo preocupado em transmitir direito, acertar todos os nomes, provocar emoção, informar, divertir as pessoas. Os bordões são a cereja do bolo. Quero que gostem do meu trabalho independentemente de eu usar ou não os bordões - ressaltou Milton Leite.
No entanto, apesar de ver os bordões como a cereja do bolo, reconhece que ganhou fãs, e conta que muitas vezes é chamado de 'Que beleza' pelas ruas.

- Tem gente que me chama de Que Beleza! É como coisas como “Pai, olha o Que Beleza ali”. 
“Que beleza, vamos tirar uma foto?”. Eu acho divertido e me sinto lisonjeado - complementou.

De Primeira:
 Ídolo no esporte: Não tenho um ídolo. Mas um time inteiro: a seleção de 70, que me fez ser apaixonado por futebol.
Esportes favoritos: Para narrar, gosto muito de individuais, natação, atletismo.
Música: MPB. Nos últimos tempos, Marisa Monte.
Livro: Gosto muito de biografias. Nos romances, "Cem Anos de solidão" é um dos favoritos.
Filme: Dos antigos, "Blade runner". Mais recentes, "Meia-noite em Paris"
Na folga, prefere: Ir ao cinema com a minha mulher.
Lugar que deseja conhecer: Muitos. De primeira, Berlim (estive lá na Copa, mas sem tempo de conhecer).
Complete a frase "Copa e Olimpíada no Brasil...": ...serão efetivamente maravilhosas se deixarem mesmo um belo legado para a maioria da população das cidades-sede".


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/noticia/2012/04/que-beleza-narrador-milton-leite-estreia-blog-no-sportvcom.html
 

Nenhum comentário: