terça-feira, 3 de abril de 2012

Charme no Horizonte: time aposta em mulheres para conquistar público

Rival do Palmeiras na Copa do Brasil cria torcida 'Amarelinhas' em homenagem às torcedoras do clube, que entram de graça nos jogos

Por Daniel Romeu Horizonte, CE
 
O time do Horizonte-CE, próximo adversário do Palmeiras pela Copa do Brasil, existe há pouco mais de sete anos. Como em todo clube recém-criado, falta de torcida era motivo de preocupação. Por isso, a diretoria horizontina decidiu inovar e tem resolvido o problema: em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, desde março as arquibancadas do estádio Domingão são liberadas para a entrada gratuita de mulheres nas partidas. O decreto deu certo, o público feminino tem dominado os jogos da equipe e a festa nas arquibancadas aumentou. Tanto que a diretoria e a Prefeitura da cidade já estudam incrementar a medida: deve ser criada neste ano a primeira torcida organizada feminina do Horizonte. Ou melhor, as “Amarelinhas”.

treino da torcida feminina do Horizonte, as "Amarelinhas" palmeiras (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Treinamento da torcida feminina do Horizonte
(Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)
O nome não foi escolhido por acaso. É uma homenagem a um grupo especial de torcedoras. Às vésperas do jogo contra o Verdão, marcado para esta quarta-feira, fim do treino da equipe não significa o término das atividades no Domingão, com capacidade para 10 mil torcedores. O carro de som adentra o gramado, a coreógrafa traz os “pompons” e cerca de 20 meninas – todas nascidas na cidade, entre 16 e 22 anos – organizam-se para o treino das cheerleaders do Horizonte, as "primeiras" Amarelinhas. O presidente Paulo Wagner explica a ideia de abrir as portas do estádio para o público feminino e já percebe um aumento geral de espectadores nos jogos do Galo do Tabuleiro, apelido do time.

- As mulheres trazem namorado, marido, filhos, irmãos... Eles vêm junto ao estádio e está dando certo. Vamos ver se pega a ideia de criar uma torcida organizada feminina. Já tivemos jogos com 1.100 mulheres nas arquibancadas. Ajuda na festa, fica mais colorido - disse.

treino da torcida feminina do Horizonte, as "Amarelinhas" palmeiras (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Torcedoras ensaiam para a partida contra o Palmeiras, nesta quarta (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)
Dar um nome ao projeto é uma das dificuldades da diretoria.

- A organizada está em estudo. O apelido do time é Galo do Tabuleiro, fica difícil inventar alguma coisa com esse nome (risos). Estamos pensando em Amarelinhas mesmo. Queremos começar com 100 mulheres, cadastradas com carteirinha. Temos um grupo de interessadas, só estamos tentando fechar. Como é um time novo, não temos torcida grande. A prefeitura queria animar a festa na Copa do Brasil. Pensamos, só tem um jeito: botar mulher de graça - completou o presidente do clube.

A apresentação das Amarelinhas (as cheerleaders) antes do duelo contra o Verdão não será a primeira do grupo. Na Copa do Brasil do ano passado, o Horizonte viveu o “auge” de sua curta existência quando recebeu o Flamengo na cidade. As meninas fizeram apresentação, agradaram e agora devem acompanhar o time até mesmo nos jogos do Campeonato Cearense. Organizadora das Amarelinhas, Adriana Silveira divide o tempo entre a gerência do núcleo de saúde da cidade e os ensaios. Ela comemora o sucesso da iniciativa de dar entrada gratuita às mulheres no estádio e espera que as “Amarelinhas” façam sucesso – tanto a torcida organizada como as animadoras da torcida do time.
- Hoje vemos cinco mulheres para cada homem nos jogos. Mulher arrasta multidões (risos). Estamos planejando uma surpresa das Amarelinhas contra o Palmeiras. Vai ter uma coreografia diferente, com o mascote. São meninas que vêm ao estádio, apaixonadas pelo Horizonte. Vamos montar um grupo firme, dar condições para acompanharem todos os jogos. Elas vão representar a torcida feminina, assim como o Horizonte representa o Ceará - afirmou.

treino da torcida feminina do Horizonte, as "Amarelinhas" palmeiras (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Horizonte terá o apoio das 'Amarelinhas' contra o Verdão (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)
FONTE:

Nenhum comentário: