Programa relembra confrontos históricos do clássico. Primeiro a goleada do Botafogo em 1982. Depois, triunfo do Vasco com show de Geovani de 1988
>
Show alvinegro com golaço de Geraldo
Primeiro uma goleada alvinegra no Campeonato Carioca de 1982. Com direito a um gol maravilhoso de Geraldo e narração de Galvão Bueno. A partida foi disputada no dia 7 de novembro, no Maracanã. O show do Botafogo começou com uma jogada sensacional de Geraldo, um ponta-direita ágil. Ele pegou a bola no meio-campo, deu uma meia-lua em Celso, outra no vascaíno Serginho e de fora da área, com um toque de categoria na saída de Mazaropi, encobriu o goleiro para fazer 1 a 0. Um dos gols mais lindos da história do Maracanã.
Sem Roberto Dinamite, o Vasco não ameaçava. E ainda teve o zagueiro Celso expulso. Com isso, o Botafogo se aproveitou. Té aproveitou um cruzamento de Perivaldo e fez o segundo de cabeça. Marquinhos, de falta, ainda conseguiu diminuir para o Vasco. Mas o mesmo Té fez o terceiro. E Alemão marcou o quarto aos 45 minutos do segundo tempo ao invadir a área e tocar na saída de Mazaropi. Este gol ficou na memória do torcedor botafoguense. Na comemoração, Alemão correu para a torcida fechou o punho, o beijou e jogou para a torcida.
BOTAFOGO 4 x 1 VASCO
Data: 07/11/1982
Estádio: Maracanã
Público: 77.337
Árbitro: Valquir Pimentel
Competição: Campeonato Estadual
Botafogo: Paulo Sérgio; Perivaldo, Abel, Eraldo e Josimar; Oswaldo, Alemão e Mendonça; Geraldo, Té (Chicão) e Mirandinha (Gaúcho). Técnico: Zé Mário.
Vasco: Mazaropi; Rosemiro, Nei, Celso e Pedrinho; Serginho, Ernâni (João Carlos) e Geovani; Pedrinho Gaúcho, Jérson (Marquinho) e Palhinha. Técnico: Antônio Lopes.
Gols: Té (2), Geraldo e Alemão (Botafogo); Marquinho (Vasco).
Show alvinegro com golaço de Geraldo
Seis anos depois, o Vasco tinha Romário. E comandado por Geovani venceu o clássico do dia 23 de maio de 1988 por 3 a 0. Posteriormente, o Time da Colina iria conquistar o bicampeonato estadual.
O goleiro Gabriel derrubou William na área. Pênalti. E naquela época era sempre muito bem cobrado por Geovani. Bola para um lado, goleiro do outro: 1 a 0. O camisa 8 estava inspirado naquela tarde e fez lindas jogadas no meio-campo. O segundo gol do Vasco veio depois que Henrique lançou Vivinho. Ele passou pelo goleiro alvinegro e tocou para o gol vazio. O terceiro gol saiu após uma tabela entre Zé do Carmo e Geovani. O volante concluiu de cabeça!
VASCO 3 x 0 BOTAFOGO
Data: 14/05/1988
Estádio: Maracanã
Público: 24.009
Árbitro: Carlos Elias Pimentel
Competição: Campeonato Estadual
Vasco: Acácio, Paulo Roberto, Donato (Célio Silva), Fernando, Mazinho, Zé do Carmo, Geovani, Henrique, Vivinho, Romário e Willian. Técnico : Sebastião Lazaroni
Botafogo: Gabriel, Jorge Perreco, Jocimar, Mauro Galvão, Renato, Carlos Alberto, Jéfferson, Paulinho Criciúma, Marinho, Cláudio Adão e Gustavo (Wilson Gottardo). Técnico : Pinheiro
Gols: Geovani, Vivinho e Zé do Carmo (Vasco).
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/e-gol/noticia/2012/03/e-gol-na-memoria-golaco-alvinegro-de-geraldo-e-vitoria-de-gala-vascaina.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário