sábado, 17 de março de 2012

Com céu azul ou nuvens carregadas, raios paralisam a Arena Corinthians

Construtora responsável pela obra contrata serviço para evitar acidentes no canteiro. Já são 24 horas com sinal de alerta em menos de dez dias

Por Leandro Canônico e Sergio Gandolphi São Paulo
O céu está azul, com poucas nuvens, mas toca o telefone de Antonio Zuchowski, gerente de sustentabilidade da obra do estádio do Corinthians. A voz do outro lado faz o alerta: em meia hora, uma tempestade se aproximará da região e aumentará a probabilidade de raios no canteiro. Sinal de perigo em Itaquera.

Em mais ou menos 15 minutos, todos os serviços de movimentação de carga são suspensos. Obra paralisada. Tem sido assim desde o dia 8 de fevereiro, quando a Odebrecht, construtora responsável pelo palco da abertura da Copa, contratou um serviço de alertas de descargas atmosféricas.

Não importa se o céu está limpo ou carregado: chegando o alerta da possibilidade de raios, a obra para, pela segurança dos próprios funcionários. O sistema ainda é novidade no palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, mas dos dias 8 a 20 de fevereiro foram 11 alertas, somando 24 horas de paralisação.

– Fomos buscar esse serviço porque reparamos que a região onde estamos tem uma grande incidência de raios. Ficamos preocupados, porque temos uma área plana, cinco gruas que são maiores do que a maioria dos prédios do bairro. Então, nós resolvemos nos prevenir de qualquer acidente – diz Zuchowski.
Tempestade em Itaquera (Foto: Kleber Naccarato/Odebrecht)No dia 10 de fevereiro, tempestade paralisa a obra em Itaquera (Foto: Kleber Naccarato/Odebrecht)
Esse acompanhamento da incidência de raios é controlado pelo ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), órgão do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A Odebrecht paga um valor mensal para eles e recebe diariamente o controle por email e telefone (confira no fim do texto o relatório recebido pela construtora).
A produção questiona a paralisação. Principalmente quando está sol"
Antonio Zuchowski, gerente de sustentabilidade
– Toda vez que uma tempestade se aproxima nós recebemos um e-mail e uma ligação deles. Mas também temos como ver pelo site. Abrimos a nossa página no sistema e quando os raios se aproximam da nossa região, destacada em vermelho, nós disparamos o alerta para paralisar a obra – acrescentou o gerente.

O alerta contra raios é mais uma prevenção contra acidentes na construção da Arena do Corinthians. E Antonio Zuchowski assegura que as 24 horas de paralisação de 8 a 20 de fevereiro não atrapalharam o andamento da obra, com entrega prevista para dezembro de 2013. Mas a produção questiona sempre.

– Eles questionam direto quando há paralisação. Principalmente quando está com sol. Mas se existe a probabilidade temos de parar. Abrigamos todo mundo nas cobertas e só voltamos a trabalhar quando o ELAT nos envia a liberação – contou.

Não há uma regra para a incidência de raios, segundo Zuchowski. Pode estar sol, com céu azul, e acontecer uma paralisação, como pode estar chovendo e a obra seguir.
documento relatório alerta de descargas Corinthians (Foto: Reprodução)Confira o relatório de paralisações na obra do Corinthians por conta dos raios (Foto: Reprodução)
FONTE:

Nenhum comentário: