domingo, 26 de fevereiro de 2012

Bi no Rei da Praia, Alison agradece Emanuel e compara parceiro a Pelé


Doze anos mais novo do que Emanuel, dono da coroa diz que passou a adolescência assistindo o campeão olímpico jogar no Espírito Santo

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

Vôlei Alison vence o Rei da Praia (Foto: Divulgação / Maurício Kaye)Alison vence o Rei da Praia e elogia Emanuel (Foto: Divulgação / Maurício Kaye)
Exausto, e cercado por jornalistas, microfones e câmeras no alto do pódio, Alison ainda custava a acreditar que havia acabado de se igualar a Emanuel como os únicos jogadores a conquistarem a coroa de Rei da Praia pelo segundo ano consecutivo. Na lista de agradecimentos, um amontoado de nomes, entre familiares, integrantes da comissão técnica e amigos. Mas Alison fez questão de enaltecer justamente seu adversário na grande decisão. Fã confesso de Emanuel, o Mamute, como é chamado nas areias, mostrou sua gratidão ao parceiro pelos quatro anos de trabalho duro e o comparou ao maior atleta brasileiro de todos os tempos.

- Eu só tenho que agradecer ao professor que eu tenho do meu lado. O Emanuel é o Pelé do vôlei de praia. Comecei esse ciclo olímpico em 2010 e ele, que está indo para sua quinta Olimpíada, está me ajudando muito a conquistar a vaga para a minha primeira. É muito duro enfrentar um ídolo e um amigo como ele – agradeceu Alison.

Tudo começou no Espírito Santo. Adolescente, Alison não perdia um só jogo do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Na ocasião, aos 12 anos, ele era apenas mais um no meio de centenas de torcedores aglomerados sob um sol escaldante de quase 40 graus atrás de uma foto ou de um autógrafo do ídolo Emanuel.

Alto, determinado e cheio de sonhos, Alison sabia que o caminho era tortuoso e repleto de obstáculos, mas nunca deixou de acreditar que um dia pudesse representar o Brasil dentro de quadra.

- Cresci em Vitória vendo o Emanuel jogar. Não perdia uma etapa sequer. Eu era um daqueles meninos que pediam ficavam pedindo água e sonhavam em um dia estar dentro da quadra. Eu tinha apenas 12 anos e jogar ao lado dele 14 anos depois é mais do que um sonho. Eu sempre digo para as crianças que nunca desistam de seus sonhos e objetivos. Pois nunca deixei de acreditar que um dia eu pudesse representar meu país numa Olimpíada – afirmou o Rei da Praia.

As lições do professor Emanuel, no entanto, não se restringem apenas à parte técnica e tática. Fora de quadra, o campeão olímpico de 38 anos tem passado conselhos importantes ao jovem de 26 anos.

- Tivemos um ano vitorioso em 2011 que poucos atletas tiveram durante toda a carreira, mas o Emanuel sempre me mostra a importância de nunca se acomodar e querer sempre mais. Por isso passamos os últimos seis carnavais treinando em Saquarema. Espero que esse sacrifício seja recompensando mais uma vez em 2012 com uma medalha em Londres – disse.

Mas os agradecimentos pelo título não foram apenas para o ídolo. Escolhido pelo jogador capixaba como parceiro nas decisões de 2011 e 2012, Bruno Schmidt, com quem Alison formou sua primeira dupla, ainda em Vitória, também foi reverenciado.

- O Bruninho me ajudou demais. Ele fez um primeiro set maravilhoso e caiu um pouco de rendimento no segundo. Mas eu disse para ele jogar solto, para não se sentir pressionado em me ajudar e para se divertir em quadra. Ele cresceu novamente na partida e foi determinante no terceiro set – lembrou Alison.

Trabalho com psicóloga
Outro fator determinante destacado pelo bicampeão do Rei da Praia é o trabalho com a psicóloga Samia Hallage, uma das responsáveis pelo ouro da seleção feminina em Pequim-2008. Doze anos mais jovem que Emanuel, Alison lembra que encontrava muitas dificuldades para se comunicar com o parceiro em quadra.

- Eu não sabia como cobrar o Emanuel. Queria ajudar ele de qualquer maneiro e muitas vezes esquecia de fazer o meu jogo. A Samia entrou em ação e foi fundamental para eu aprender a lidar com isso. As vezes ela faz um trabalho individual com cada um e isso faz toda a diferença no nosso desempenho dentro de quadra. Confio nela de olho fechado – elogiou Alison.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/noticia/2012/02/bi-no-rei-da-praia-alison-agradece-emanuel-e-compara-parceiro-pele.html

Nenhum comentário: