terça-feira, 24 de janeiro de 2012

No milésimo jogo, Federer passa por Del Potro e vai à semi em Melbourne


Suíço disputará uma semifinal de Grand Slam pela 30ª vez na carreira

Por GLOBOESPORTE.COM
Melbourne, Austrália

Pela milésima vez, Roger Federer entrou em quadra em um torneio de nível ATP. E pela 814ª vez, o suíço saiu vitorioso. Com uma atuação digna de uma data histórica, o atual número 3 do mundo fez 6/4, 6/3 e 6/2 em cima do argentino Juan Martín del Potro e avançou às semifinais do Australian Open pela nona vez seguida.
Roger Federer tênis Australian Open quartas (Foto: Reuters)Roger Federer termina uma partida oficial pela milésima vez na carreira  (Foto: Reuters)
Tetracampeão do torneio, o suíço também alcançou a 30ª semifinal de Grand Slam na carreira. A marca é a segunda melhor do tênis na Era Aberta (a partir de 1968), ficando atrás apenas do americano Jimmy Connors, que chegou a 31.
Connors também detém o recorde de maior número de vitórias em Grand Slams, com 233, mas Federer pode ultrapassá-lo ainda em Melbourne - se vencer mais dois jogos e conquistar o título. Ao derrotar Del Potro, o suíço chegou a 232 triunfos.
No jogo desta quarta, Federer entrou em quadra impecável, atacando a esquerda de Del Potro, subindo à rede e usando curtinhas. O argentino, sufocado, cedeu uma quebra no segundo game e teve de salvar break point no quarto para se manter na parcial. Aos poucos, Delpo foi entrando no jogo, e Federer deu uma chance no sétimo game, cedendo a quebra.
Com o placar em 4/4, o primeiro empate depois do primeiro game, Federer brilhou. Disparou uma sequência bolas vencedoras e confirmou o saque. Depois, com duas direitas indefensáveis, chegou a dois set points no serviço de Del Potro. O argentino sentiu a pressão, fez uma dupla falta e perdeu o set por 6/4.
O número 3 do mundo aproveitou o momento favorável e quebrou o saque do sul-americano logo no começo da segunda parcial. Del Potro conseguia atacar com sua potente direita, mas não com a frequência necessária para emparelhar o jogo.
O argentino, porém, teve chances para devolver a quebra quando Federer sacava em 5/3. Foram quatro break points, mas o suíço salvou-se de todos. No último, após um erro de Del Potro, Federer soltou um berro de alívio. Dois pontos depois, finalmente fechou a parcial em 6/3 e se colocou à frente por 2 sets a 0.
O terceiro set foi mais do mesmo. O sul-americano já começou a parcial sem aparentar poder ou ânimo para tentar uma reação, e Federer aproveitou. Como fez no começo, abriu com uma quebra e disparou na frente. O suíço não ficaria mais muito tempo em quadra. Com um backhand na paralela, fechou seu milésimo jogo e passou às semifinais.

Nenhum comentário: