terça-feira, 28 de junho de 2011

Ignaczak e Serginho: melhores líberos da Liga em quadra em Brasil x Polôni

Dupla é a mais eficiente na defesa de acordo com as estatísticas da Federação Internacional de Vôlei; no passe, ‘intruso’ Murilo é o mais preciso

Por GLOBOESPORTE.COM Katowice, Polônia

montagem vôlei Krzysztof Ignaczak Serginho (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM) Ignaczak e Serginho: melhores líberos da Liga até o
momento (Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

As dores nas costas foram tão grandes no ano passado que Serginho cogitou abandonar a seleção brasileira. Convencido por Bernardinho e pelos companheiros a continuar no grupo pelo menos até os Jogos Olímpicos de Londres, o líbero de 35 anos tem mostrado na Liga Mundial 2011 que mantém o alto nível de atuações. Quarta e quinta-feira, nos confrontos contra a Polônia no encerramento da fase de grupos, o jogador terá, do outro lado da quadra, um rival à altura em sua função.
Krzysztof Ignaczak, líbero da equipe de Andrea Anastasi, aparece nas estatísticas da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) como melhor líbero e melhor defensor, seguido de perto por Serginho. Entre defesas e passes perfeitos, o brasileiro leva a melhor em números absolutos: 240 contra 229. Mas, a média de sucessos por set do europeu é levemente superior: 6.94 contra 6.86.
- Não tenho costume de olhar estatísticas e não as utilizo como parâmetro. A defesa, na verdade, é reflexo de todo o sistema defensivo da equipe, que inclui também o saque e o bloqueio. Há muitos líberos bons no voleibol mundial, e o polonês e o americano (Lambourne) estão entre eles. São dois jogadores que já possuem alguma experiência. Pensei em deixar a seleção simplesmente porque não sabia como iria voltar da cirurgia que fiz nas costas. Tecnicamente, nunca tive dúvidas das minhas condições - disse Serginho.
Ignaczak tem números mais favoráveis nas defesas mas, no passe, é apenas o 13º mais eficiente. Apesar de deixar o adversário para trás no quesito, Serginho permanece na segunda colocação, desta vez atrás de um companheiro. Com 69.67% de aproveitamento nas 211 vezes em que foi acionado, Murilo encabeça a lista dos melhores na tarefa.
Murilo na partida de vôlei (Foto: Reuters)Murilo se estica pelo passe perfeito: ponteiro tem quase 70% de aproveitamento (Foto: Reuters)

Se na recepção o caçula da família Endres tem desempenho impressionante, ofensivamente ainda está bem atrás dos maiores pontuadores do torneio. Eleito o melhor jogador da competição e do mundo em 2010, o ponteiro tem exatos 100 pontos até o momento, 85 deles de ataque.
- Sempre treinei muito a recepção, e este é um fundamento ao qual damos muita atenção. Como não sou um atacante tão alto, sempre soube que precisaria ser um bom passador. Além disso, sempre gostei - disse Murilo.
O finlandês Mikko Oivanen, com 199 pontos, é quem mais marcou até agora. O polonês Bartosz Kurek, de 22 anos, é o segundo maior pontuador da Liga, com 170 bolas no chão.

Já classificados para a fase final da disputa, Brasil e Polônia cumprem tabela e encerram suas participações do Grupo A nesta quarta e quinta-feira, às 15h30m. O SporTV transmite todos os lances, ao vivo, direto de Katowice.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/ignaczak-e-serginho-melhores-liberos-da-liga-em-quadra-em-brasil-x-polonia.html

Nenhum comentário: