Em busca do deca, seleção estreia na Liga Mundial nesta sexta-feira, contra Porto Rico. Grupo tem retorno de Serginho e Gustavo e estreia de JP Bravo
Dez anos depois do seu 1º título, Bernardinho buscao deca do país na Liga (Foto:Alexandre Arruda/CBV)
Há pouco mais de dez anos, Bernardinho iniciava sua primeira Liga Mundial pela seleção brasileira. Foi também seu primeiro título com a equipe, depois de bater a Itália na final por 3 setes a 0. Nesta sexta-feira, às 21h30m (de Brasília), o treinador e seus comandados iniciam contra Porto Rico, no Coliseu Roberto Clemente, a luta pelo décimo troféu na competição. O SporTV transmite ao vivo a estreia do Brasil.De coincidências com a Liga Mundial de 2001, a presença dos Estados Unidos no grupo do Brasil e a fase final disputada na Polônia, além de nomes como Giba, Dante, Seginho e Gustavo no time verde e amarelo. No caso do líbero e do meio de rede, esta será a primeira competição após afastamentos de um e três anos, respectivamente, por lesões e razões pessoais.
- Nós conquistamos muita coisa nesses dez anos. Mas os últimos dois, com a seleção já renovada, talvez tenham sido os dois melhores nessa trajetória, porque conquistamos 100% dos campeonatos. Mas tenho convicção que não fizemos nosso melhor ainda. O legado que ficou para os jogadores desses 10 anos de experiência na seleção é a importância do time, mais do que qualquer individualidade. E também que a preparação é a essência de tudo para ter convicção e segurança do trabalho – afirmou Bernardinho.
Sem poder contar com Dante, que pediu mais tempo para ficar com a família, e Murilo, liberado para ficar com a esposa Jaqueline, que perdeu o bebê no início da semana, o Brasil deve entrar em quadra com Bruno, Leandro Vissotto, Giba, João Paulo Bravo, Lucão e Rodrigão, além do líbero Serginho.
Esta será a primeira participação de João Paulo Bravo na competição. Em 2009, o ponteiro sofreu uma lesão no abdômen e, em 2010, foi cortado e nem chegou a se apresentar no CT de Saquarema. Com a oportunidade única de ser titular, já que normalmente seria o segundo reserva do setor, o jogador adotou um discurso humilde e se pôs a serviço do grupo.
João Paulo Bravo (esq) será titular em sua estreia na Liga Mundial (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
- Vestir a camisa da seleção brasileira é uma grande responsabilidade, independente da situação. O Murilo é o melhor jogador do mundo e faz falta a qualquer equipe. Não vou jogar pensando em substituí-lo, mas sim em fazer o meu melhor e ajudar o Brasil da melhor maneira possível – disse.Quem também estreia em Ligas Mundiais é a seleção de Porto Rico, que já enfrentou o Brasil outras nove vezes e venceu apenas uma, contra a Seleção de Novos, em 2010. Apesar de ser, em teoria, o time mais fraco do grupo que também conta com Estados Unidos e Polônia, Bernardinho pede atenção.
- Estados Unidos e Polônia são duas grandes equipes. Uma já está classificada (Polônia, porque vai sediar a fase final) e a outra é campeã olímpica e sempre dificulta muito a vida do Brasil. Porto Rico joga diferente, com muita velocidade, e certamente vai entrar em quadra com a alegria de jogar contra um time de campeões, de líderes do ranking. Eles vão jogar sem muita responsabilidade, e por isso mesmo é preciso ficar atento. Nosso tempo de preparação foi muito curto em função do termino da Superliga, e ainda estamos buscando o acerto ideal – destacou o técnico.
Confira a lista de jogos do Brasil na 1ª fase:
27/05 - 21h30 - Porto Rico x Brasil – Em San Juan
28/05 - 21h30 - Porto Rico x Brasil - Em San Juan
04/06 - 10h00 - Brasil x Polônia – No Rio de Janeiro
05/06 - 10h00 - Brasil x Polônia - No Rio de Janeiro
11/06 - 10h00 - Brasil x EUA – Em Belo Horizonte
12/06 - 09h50 - Brasil x EUA -– Em Belo Horizonte
18/06 - 10h00 - Brasil x Porto Rico – Em São Paulo
19/06 - 10h00 - Brasil x Porto Rico – Em São Paulo
24/06 - 21h00 - EUA x Brasil – Em Tulsa
25/06 - 21h00 - EUA x Brasil – Em Tulsa
29/06 - 15h30 - Polônia x Brasil – Em Kalowice
30/06 - 15h30 - Polônia x Brasil - Em Kalowice
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/05/dez-anos-depois-da-primeira-taca-de-bernardinho-brasil-tenta-decima-liga.html
Um comentário:
O nosso vôlei é fantástico!
Postar um comentário