sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bellucci deixa reação escapar e cai diante de Gasquet em Roland Garros

Brasileiro sai perdendo, ensaia virada, mas falha em momentos importantes

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Depois de ver um inspirado Richard Gasquet vencer os dois primeiros sets, Thomaz Bellucci conseguiu reagir e esboçar uma virada. O número 1 do Brasil e 25 do mundo, no entanto, vacilou quando estava melhor em quadra e perdeu a chance. Gasquet, empurrado pela torcida, se jogou no chão e festejou muito quando fechou a partida por 6/2, 6/3, 3/6 e 6/3, em 2h44m.
Richard Gasquet tênis Roland Garros 3r Bellucci (Foto: Getty Images)Richard Gasquet vibrou intensamente durante a vitória sobre Thomaz Bellucci (Foto: Getty Images)

Com a queda na terceira rodada, Bellucci perderá 90 pontos no ranking, pois foi mais longe no ano passado, quando alcançou as oitavas. Na lista da ATP, o brasileiro, atual 25º, perderá pelo menos quatro postos. Gasquet, por sua vez, espera pelo vencedor do duelo entre Novak Djokovic e Juan Martín del Potro para conhecer seu próximo adversário.
Logo nos primeiros games, ficou claro que o francês estava em dia dos bons. Praticamente perfeito, Gasquet quebrou o saque do brasileiro já no segundo game e abriu 3/0. Bellucci não conseguia impor seu jogo do fundo de quadra, e o tenista fazia valeu sua maior variedade de golpes. Bellucci ainda salvou três break points no sexto game, mas nem conseguiu ameaçar o saque de Gasquet. O francês ainda conseguiu mais uma quebra e fechou a parcial em 6/2, depois de 39 minutos.
O número 1 do Brasil tentava desestabilizar Gasquet com curtinhas, mas a tática não funcionava sempre, e o francês começou o set do mesmo jeito que terminou a parcial anterior: com uma quebra de saque no quarto game. O único esboço de reação de Bellucci foi no quinto game, quando devolveu a quebra, mas o paulista não aproveitou o momento e nem chegou a empatar.
Thomaz Bellucci tênis Roland Garros 3r (Foto: AFP)Thomaz Bellucci demorou a conseguir se impor
na partida desta sexta-feira (Foto: AFP)

No sexto game, jogou uma curtinha na rede e cedeu nova quebra. Gasquet, então, aproveitou para abrir 5/2. O brasileiro ainda confirmou seu saque e forçou o ex-top 10 a fechar o set em seu serviço. O francês não perdoou. Sacou e abriu 2 sets a 0: 6/2 e 6/3.
A consistência assustadora de Gasquet, porém, acabou junto com o segundo set. Na terceira parcial, foi o brasileiro que errou pouco e contou com falhas do tenista da casa. Bellucci saiu de 0/30 no quinto game, disparando três bolas vencedoras seguidas e aproveitou o momento na sequência, quando Gasquet cometeu três erros e cedeu a quebra. Bellucci abriu 5/2 e não deu chances. Sem ceder um break point sequer, fez 6/3 e forçou o quarto set.
O momento, enfim, mudou. O tenista da casa já não se mostrava tão bem fisicamente, e Bellucci aproveitou para conseguiu uma quebra no primeiro game do quarto set. Na hora de abrir vantagem, contudo, o brasileiro jogou dois games muito ruins e deixou que Gasquet devolvesse a quebra.
Enquanto o paulista pediu atendimento médico no pé esquerdo, a torcida enfim acordou para fazer barulho e empurrar seu tenista.
Bellucci passou a confirmar seu saque com mais facilidade que o francês, mas seguia cometendo erros bobos no serviço do rival. O momento era favorável, mas o brasileiro vacilou quando não podia. No oitavo game, o brasileiro usou mal uma curtinha, deu moral ao adversário e não conseguiu sair do buraco. Gasquet conseguiu a quebra e, em seguida, confirmou o saque para fechar o jogo.
Quando sua última paralela de direita entrou sem chances de defesa para o brasileiro, o francês se atirou no saibro da quadra Suzanne Lenglen e vibrou muito - para festa da torcida francesa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/bellucci-deixa-reacao-escapar-e-cai-diante-de-gasquet-em-roland-garros.html

Nenhum comentário: