O Fluminense faz uma de suas partidas mais importantes dos últimos anos nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), quando visita o Nacional no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, pela penúltima rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores. Ganhar é fundamental para o Tricolor manter vivas as chances de se classificar para as oitavas de final.

Apesar de ter melhorado a sua condição ao derrotar o América do México por 3 a 2 na última rodada, o Fluminense ainda vive situação delicada, na penúltima posição com cinco pontos. O Argentinos Juniors lidera com sete pontos, um a mais que os mexicanos. Já os uruguaios, que também jogam a última cartada no torneio continental, seguram a lanterna com quatro pontos. Também nesta quarta-feira o América recebe os argentinos, às 23h50(de Brasília), na Cidade do México. O ganhador praticamente se classifica.

Diante de um quadro pouco animador em termos de tabela de classificação, o técnico interino do Fluminense, Enderson Moreira, acredita que sua equipe tem grandes chances de voltar com um triunfo do Uruguai e aposta na raça e determinação exibidas pelos atletas nos últimos dias. Ele ficou animado após o triunfo por 2 a 1 sobre o Volta Redonda, no último sábado, pelo Campeonato Carioca.

"Acredito que o Fluminense ainda pode se classificar nesta Copa Libertadores e ganhando os dois jogos que restam. Falo isso porque conheço a qualidade do grupo, que se torna muito forte com raça e determinação. Isso não tem faltado e os jogadores estão muito empenhados em provar que vamos disputar as oitavas de final. Nosso foco está no Nacional e confio em um grande resultado", afirmou Enderson.

Os jogadores do Fluminense também adotam um discurso de que a classificação para as oitavas de final é possível. Para o atacante Fred o confronto diante do Nacional deve ser encarado como uma grande decisão.

"Nós estamos cientes do que esta partida representa para o Fluminense e vamos trabalhar para que um grande resultado seja conquistado. O pensamento de todos nós é o de sermos recebidos com festa pelos torcedores no retorno ao Brasil, na quinta-feira. Trata-se de uma decisão e viajamos com o pensamento de ganhá-la", declarou o centroavante.

Fred, assim como o meia argentino Darío Conca, reaparece após ser poupado contra o Volta Redonda. O Tricolor contará ainda com o retorno volante Diguinho, que cumpriu suspensão diante do Voltaço. O volante Edinho segue atuando improvisado na zaga, ao lado de Gum. Isso porque Leandro Euzébio e Digão estão entregues ao departamento médico. O também zagueiro André Luis, reintegrado ao elenco na semana passada, ficará como opção no banco de reservas.

Pelo lado do Nacional, o técnico Juan Ramón Carrasco acredita ter a fórmula ideal para neutralizar os pontos fortes do Fluminense e conquistar a vitória.

"Como toda equipe brasileira o Fluminense tem um bom toque de bola e tenta sair em velocidade pelas laterais. Porém, nosso rival apresenta meias de grande qualidade e neutralizá-los pode ser um grande passo para ganharmos. Se conseguirmos conter os pontos fortes de nosso adversário, teremos grandes chances de fazermos prevalecer o nosso estilo de jogo", disse Carrasco.

Para este jogo, Carrasco prepara algumas mudanças na equipe considerada titular. O zagueiro Alejandro Lembo e o atacante Horacio Peralta, que não estão agradando ao treinador, serão substituídos, respectivamente, por Jadson Viera, que até pouco tempo estava no Vasco, e Jonathan Charquero. O goleiro Rodrigo Muñoz será escalado no posto de Leonardo Burián, uma vez que a comissão técnica vem promovendo um rodízio debaixo do travessão.

Apesar das várias modificações, a equipe vem agradando dentro de campo. No fim de semana o Nacional derrotou o Racing por 3 a 0 e se manteve na liderança do Torneio Clausura do Uruguai, com 19 pontos conquistados.

FICHA TÉCNICANACIONAL-URU X FLUMINENSELocal: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Data: 6 de abril de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Óscar Ruiz (Colômbia)
Assistentes: Rafael Rivas (Colômbia) e Eduardo Díaz (Colômbia)

NACIONAL: Muñoz; Godoy, Viera, Coates e Marques; Cabrera, Píriz, Pereyra e Viudez; García e Charquero
Técnico: Juan Ramón Carrasco

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Souza e Darío Conca; Emerson e Fred
Técnico: Enderson Moreira

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=28267044