Dois anos após 'tragédia' em BH, Cruzeiro goleia o Estudiantes pela Libertadores
Cruzeiro goleou o Estudiantes na estreia da Libertadores
Demorou quase dois anos, mas o Cruzeiro pôde dar o troco no Estudiantes nesta quarta-feira. Os mineiros golearam o time argentino - campeão da Copa Libertadores em cima do time celeste em 2009 ­ por 5 a 0 de forma arrasadora nesta quarta e começaram a Libertadores deste ano com o pé direito.

Wallyson e Montillo - duas vezes cada - e Roger fizeram os gols cruzeirenses na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

O time mineiro é temporariamente o líder do grupo 7, já que o Tolima venceu o Guarani-PAR por apenas 1 a 0 no outro jogo da chave, nessa terça-feira.

O técnico Cuca surpreendeu na escalação do Cruzeiro. O zagueiro Léo, o lateral esquerdo Diego Renan, o volante Leandro Guerreiro e o atacante Thiago Ribeiro foram sacados da equipe e entraram o estreante Victorino, o volante Marquinhos Paraná, o armador Roger e o atacante Wallyson. Dessa forma, Gilberto foi deslocado para a lateral esquerda.

O treinador celeste foi extremamente feliz nas alterações que fez na equipe. Prova disso é que Wallyson e Roger, que há algum tempo já tinha sua escalação pedida pela torcida, não perderam tempo e logo deixaram sua marca na partida.
O jogo
O Cruzeiro começou com tudo e, com menos de um minuto de jogo, Wallyson recebeu passe de Wellington Paulista e fuzilou para o gol, a bola ainda desviou em um defensor argentino antes de estufar a reds do Estudiantes e levar a torcida celeste à loucura na Arena do Jacaré.

Sem se intimidar com o gol, a equipe de La Plata foi para cima e, aos oito minutos, depois de uma saída do goleiro Fábio, Verón tentou por cobertura, mas o lateral Pablo aliviou o perigo.

Após abrir o placar, os brasileiros recuaram e o Estudiantes começou a pressão sobre o Cruzeiro. Mas quem chegou ao gol foi novamente o time brasileiro, aos 18. Depois de jogada individual, Roger mandou para o fundo da rede, ampliando o placar no momento em que os argentinos eram melhores na partida.

Com o segundo gol cruzeirense a partida ficou mais aberta, com chances de gol para os dois lados. Aos 22, Montillo arrancou pela direita e chutou rasteiro para a defesa de Orión. O troco do Estudiantes veio aos 33. Depois de cobrança de falta, um desvio de cabeça obrigou o goleiro Fábio a fazer a defesa para o Cruzeiro.

A tática da equipe argentina era forçar as jogadas pela lateral direita, na tentativa de impedir o lateral esquerdo Gilberto de apoiar. Dessa forma, o time celeste passou a explorar as jogadas pela faixa direita do campo, levando perigo ao gol adversário.

Aos 38, depois de jogada de Roger pela esquerda, Montillo recebeu na área, passou pelo goleiro Orión e marcou o terceiro gol do Cruzeiro, levando a torcida ao estado de êxtase total. Após este tento, o Estudiantes não conseguiu reagir e o Cruzeiro foi para o intervalo com uma excelente vantagem.

As duas equipes voltaram sem alterações para a etapa complementar. O panorama do jogo também não mudou muito, com o Cruzeiro dominando as ações e a equipe argentina tentando os contra-ataques. Após os dez minutos, o time mineiro recuou a marcação chamando os argentinos, para assim explorar as jogadas em velocidade.

Aos 14, em tiro de fora da área depois do rebote da defesa, Montillo emendou de primeira para fazer seu segundo gol no jogo e o quarto do Cruzeiro na partida. Com ampla vantagem no marcador, a torcida celeste passou a pegar no pé do armador Verón, responsável em grande parte pelo título de 2009 em cima do Cruzeiro.

Com as suas principais peças anuladas, a equipe argentina pouco produziu na etapa complementar. A melhor chance veio aos 28, com um chute cruzado de Pérez pelo lado direito, que obrigou o arqueiro Fábio a fazer grande intervenção. Aos 37, em um contra-ataque em alta velocidade, Thiago Ribeiro, que havia acabado de entrar, cruzou para área. A bola bateu no peito de Wallyson e foi para o fundo da rede, fechando a goleada do Cruzeiro.

FICHA TÉCNICA:CRUZEIRO 5 x 0 ESTUDIANTES
Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 16 de fevereiro de 2011, quarta-feira
Horário: 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Assistentes: Milcíades Saldívar e Carlos Cáceres (ambos do Paraguai)
Público: 10.955 pagantes
Renda: R$ 370.277,50
Cartões amarelos: Wellington Paulista, Marquinhos Paraná, Henrique e Gil (Cruzeiro); Braña, Desábato, Nelson Benítez e Federico Fernández (Estudiantes)
Gols: CRUZEIRO - Wallyson, a um minuto do primeiro tempo e aos 37 minutos do segundo tempo; Roger, aos 18 minutos do primeiro tempo; Montillo, aos 38 minutos do primeiro tempo e aos 14 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO: Fábio; Pablo, Victorino, Gil e Gilberto (Diego Renan); Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Dudu) e Montillo; Wallyson e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro).
Técnico: Cuca

ESTUDIANTES: Orión; Federico Fernández, Desábato e Re; Gabriel Mercado, Braña, Leandro Benítez (Núñez) e Nelson Benítez e Verón; Pérez e Gastón Fernández (Rodrigo López)
Técnico: Eduardo Berizzo



FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27706599