O contrato do técnico Joel Santana com o Botafogo se encerra apenas no fim do ano, mas uma cláusula prevê que as duas partes possam se reunir em maio, tão logo termine o Campeonato Carioca, para definir se o acordo deve ser respeitado ou se uma rescisão amigável acontecerá.

Nos últimos dias, surgiram rumores nos corredores de General Severiano de que o treinador irá anunciar a sua saída do clube, após a disputa do Estadual. O comandante estaria insatisfeito com alguns atletas e se sentindo desgastado após 13 meses de trabalho no Glorioso. Porém, no que depender dos dirigentes, Joel Santana será o técnico do Alvinegro no Campeonato Brasileiro.

Amigo pessoal do treinador, o vice-presidente de futebol do clube, André Silva, garante que a diretoria sequer trabalha com a hipótese de perder Joel para o restante da temporada. "Realmente o contrato prevê essa conversa em maio, mas da nossa parte não existe o interesse em trocar o treinador. Estamos satisfeitos com o trabalho e, no que depender do Botafogo, o contrato será respeitado até o fim do ano", disse André.

Questionado sobre essa cláusula que permite a sua liberação em maio, o treinador garante que o fato,
proposto por ele durante o processo de renovação, não significa que sua permanência será apenas até o fim do Carioca.

"Isso já aconteceu no ano passado, após ganharmos o Estadual, e eu permaneci para a disputa do Campeonato Brasileiro. Mas fiz essa proposta na hora da renovação, pois não seria legal que o contrato permanecesse valendo mesmo com uma das partes insatisfeita. Temos que trabalhar em um regime de democracia e assim tem dado certo no clube".

O ano de 2011 porém está sendo marcado por alguns problemas de relacionamento entre Joel Santana e o elenco. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias, na estreia do Campeonato Carioca, o atacante uruguaio Loco Abreu reclamou do esquema de jogo da equipe. O treinador respondeu que ele quem definia a maneira do time se portar em campo e os ânimos foram tranquilizados. No dia seguinte ao triunfo por 3 a 1 sobre o Olaria, foi a vez do atacante Caio, no Twitter, reclamar de ter que marcar as laterais. Uma conversa na reapresentação do elenco colocou panos quentes, mas a diretoria limitou o uso da rede social - fato que desagradou o grupo.

Mesmo diante deste cenário de reclamações dos jogadores, Joel Santana conta com prestígio junto à maioria do elenco. O próprio Caio se mostrou arrependido das críticas e Loco Abreu demonstra ter muito respeito pelo treinador. Sobre essas polêmicas, o comandante garante que nada vai pesar caso ele decida deixar General Severiano em maio.

"Claro que vai sempre existir as divergências, mas isso faz parte do futebol. O certo é que me dou muito bem com todos no clube, a torcida gosta de mim e meu relacionamento com a diretoria é ótimo", declarou Joel.

FONTE/
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27712727