Ataque brilha de novo, Cruzeiro bate Ipatinga e se recupera no Mineiro
Wellngton Paulista passou em branco, mas Thiago Ribeiro e Wallyson fizeram os gols da vitória
O Cruzeiro mostrou mais uma vez neste sábado sua força ofensiva ao bater o Ipatinga por 2 a 0, novamente com brilho de seus atacantes, em duelo válido pela quarta rodada do Campeonato Mineiro e disputado em Sete Lagoas.

Os gols da equipe celeste saíram dos pés de Thiago Ribeiro, aos seis minutos, e Wallyson, aos nove, ambos no segundo tempo. Na quarta, o segundo há havia deixado sua marca na goleada por 5 a 0 sobre o Estudiantes na estreia pela Libertadores da América.

Thiago Ribeiro, reserva diante dos argentinos, desta vez foi titular e teve atuação de destaque. O mesmo pode-se dizer de Marquinhos Paraná, autor da assistência para o tento de Wallyson.


O triunfo também significa a recuperação do Cruzeiro dentro do estadual apsós a derrota por 4 a 3 no último final de semana para o rival Atlético-MG. Agora, a equipe soma 9 pontos e segue entre as quatro que hoje iriam às semifinais.

O time do Vale do Aço, por sua vez, continua com apenas um ponto ganho em quatro partidas e permanece na lanterna, com o fantasma do rebaixamento já passando a fazer parte do cotidiano.

O Jogo
O Ipatinga começou a partida de forma recuada, o que permitiu ao Cruzeiro dominar as ações no meio-campo. O primeiro chute a gol veio aos quatro minutos, com Marquinhos Paraná em um arremate de fora da área, que parou nas mãos do goleiro Ranieri.

Apesar da maior posse de bola, o time celeste encontrava muitas dificuldades para penetrar na defesa adversária. Até que, aos 11, depois de toque de calcanhar de Wellington Paulista para Dudu, ele recebeu com liberdade e bateu cruzado, mas o arqueiro ipatinguense fez boa intervenção e mandou para escanteio.

A forte marcação da equipe do Vale do Aço obrigava o Cruzeiro a tentar os tiros de fora da área, mas os atletas celestes não estavam com a pontaria em dia. Dessa forma, o lateral-direito Pablo conseguiu arranjar espaço e fez um bom cruzamento para Diego Renan, que na posição de centroavante cabeceou fraco para o gol.

Com alternativa para fugir da marcação, os volantes cruzeirenses começaram a aparecer no ataque. Essa opção surtiu efeito aos 22, com Leandro Guerreiro, que dentro da área bateu cruzado para mais uma boa defesa de Ranieri. Jogando com apenas um homem de frente, o Ipatinga pouco produziu no setor ofensivo, e não levou perigo à meta celeste.

Buscando abrir espaços na defesa do Ipatinga, o técnico Cuca voltou com a equipe do Cruzeiro mais ofensiva para o segundo tempo. Entraram Wallyson e Farías, para a saída de Everton e Wellington Paulista. O time celeste voltou determinado a resolver o jogo nos primeiros minutos da etapa complementar, e várias oportunidades de marcar surgiram.

Aos seis minutos, o atacante Thiago Ribeiro em sua jogada característica, arriscou de fora da área e marcou um belo gol para o Cruzeiro, abrindo o placar na Arena do Jacaré. Aos nove, foi a vez de Wallyson receber uma ótima assistência de Pablo e empurrar a bola para o fundo da rede, ampliando o marcador.

Com uma postura diferente, o Cruzeiro voltou muito melhor para o segundo tempo e não deu chances para o Ipatinga. Aos 21, Farías, que estreou na equipe nesta temporada, recebeu bom passe, mas bateu em cima do goleiro Ranieri.

Em vantagem no placar e com o controle do jogo nas mãos, o Cruzeiro diminuiu o ritmo dos primeiros minutos da etapa complementar, mas continuava ameaçando. Aos 37, Thiago Ribeiro entrou na área driblando e bateu para fora, levando perigo a meta ipatinguense. Após este lance, o time celeste administrou a partida até o apito final.

FICHA TÉCNICA:CRUZEIRO 2 x 0 IPATINGA
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 19 de fevereiro de 2011, sábado
Horário: 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (CBF/FMF)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (CBF/FMF) e Flamarion Sócrates da Silva (CBF/FMF)
Cartões amarelos: Edcarlos, Dudu e Naldo (Cruzeiro); Leanderson e Leandro Brasília (Ipatinga)
Gols: Wallyson, aos seis minutos e Thiago Ribeiro aos nove, ambos no segundo tempo
Público: 1.664 pagantes
Renda: R$ 25.108,13

CRUZEIRO: Fábio; Pablo, Naldo, Edcarlos e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Everton (Wallyson) e Dudu (Pedro Ken); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Farías)
Técnico: Cuca

IPATINGA: Ranieri, Marcelinho, Max e Eron e Luizinho (Léo Medeiros), Leanderson, Leandro Brasília, Rodrigo Antônio, Wanderson (Wanderson Duarte) e Marinho Donizete (Chiquinho); Alessandro
Técnico: Wasterdeyle Lima



FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27736154