O Fluminense, atual campeão brasileiro, sofreu em sua estreia no Campeonato Carioca. Mas um gol de Fred, aos 37 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Bangu, no Engenhão, palco da conquista do nacional em dezembro.

Antes do jogo, foi outro atacante que arrancou aplausos dos torcedores. Washington, recentemente aposentado devido a problemas de saúde, foi homenageado pela diretoria do clube. E, mais uma vez, emocionou-se.

Em campo, mesmo com um elenco superior, o clube comandado por Muricy sentiu o peso do início de temporada. Lento em campo, o Fluminense não conseguiu se impor para chegar a uma vitória tranquila.

O gol que salvou o clube das Laranjeiras de um tropeço surgiu quando o Fluminense buscava ­ quase na base do desespero ­ abrir o placar. Depois de jogada de Tartá pela esquerda, Fred cabeceou para o gol, dando fim à agonia do campeão brasileiro.

Na próxima rodada, o Fluminense receberá o Olaria no Engenhão, enquanto o Bangu terá pela frente o Madureira.

O jogo
O Fluminense começou a partida em ritmo muito lento, apesar das tentativas do estreante Souza de dar mais ritmo ao time. Mesmo assim foi a equipe tricolor que criou a primeira grande jogada de perigo aos três minutos, quando, após cobrança de falta, Fred tentou dominar a bola, que sobrou para Deco bater de primeira para defesa parcial do goleiro do Bangu. A bola sobrou para Tartá, que chutou para fora.

O time do Bangu não conseguia passar do meio campo e se preocupava apenas em neutralizar o adversário. Aos nove minutos, outra chance do time dirigido por Muricy Ramalho. Fred recebeu do lado da área e lançou Souza, que penetrava pelo meio, mas o jogador chutou fraco nas mãos de Thiago Leal.

Depois dos 20 minutos, a equipe do Bangu, que contava com o apoio dos torcedores do Botafogo que permaneceram no estádio, começou a se aventurar ao ataque. Aos 23 minutos, uma falha de Diguinho permitiu que Pipico criasse a primeira dificuldade para a defesa tricolor, mas o chute saiu com defeito.

O Fluminense só voltou a aparecer na área do Bangu aos 26 minutos, quando Souza cobrou falta pela direita e Fred subiu mais do que a zaga, mas cabeceou para fora. A resposta da equipe de Moça Bonita foi dada um minuto depois, com um chute de Ricardinho, que passou bem perto do gol.

Aos 30 minutos, o goleiro Ricardo Berna se atrapalhou com uma bola recuada por Mariano, foi pressionado por Somália e acabou mandando a bola para escanteio em lance que valeu grande bronca do técnico Muricy no goleiro. O Bangu seguiu na pressão e, aos 37, mais uma vez Ricardinho arriscou de longe e a bola passou perto da trave esquerda. No lance seguinte, Ricardo Berna teve que sair do gol para impedir que Somália chegasse primeiro na bola.

Se o Fluminense já estava em dificuldades, a situação piorou aos 38 minutos, quando o meia Souza fez falta violenta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Inferiorizado numericamente, o campeão brasileiro preferiu adotar a cautela para não sair derrotado na etapa inicial.

O Flu voltou para o segundo tempo com Carlinhos no lugar de Júlio César mas, logo aos dois minutos, Mariano sentiu e teve que ser substituído, entrando Marquinhos no seu lugar. O Tricolor das Laranjeiras tentava dar mais velocidade às jogadas e fazer que a bola chegasse aos pés dos atacantes Fred e Tartá.

Aos 12 minutos, o Fluminense teve ótima chance para marcar, quando Fred recebeu cruzamento na área, mas cabeceou para fora quando estava livre na área. Logo depois, o zagueiro Raphael, que já tinha cartão amarelo, fez mais uma falta sobre Fred e acabou excluído do gramado, deixando os dois times com dez jogadores cada.

Aos 22 minutos, depois da parada do tempo técnico, o Fluminense desperdiçou mais uma chance com o zagueiro Gum, que cabeceou para fora. A resposta do Bangu provocou calafrios na torcida tricolor. Thiago Galhardo aproveitou cruzamento na área e cabeceou no travessão defendido por Ricardo Berna.

O Bangu mostrava mais objetividade e, aos 27 minutos, quase marcou quando Pipico fez grande jogada individual, batendo três marcadores, e chutou rasteiro, mas Ricardo Berna conseguiu evitar que a bola entrasse.

O jogo continuou aberto e, aos 34 minutos, Valencia foi empurrado por Abílio na área, mas o árbitro nada marcou. Logo depois, o Fluminense marcou o primeiro gol da partida. Aos 36 minutos, Tartá fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Fred, que deslocou o goleiro do Bangu e colocou a bola na rede.

O gol desanimou a equipe banguense, que quase sofreu o segundo gol aos 42 minutos, quando Fred cobrou falta na entrada da área e exigiu defesa difícil do goleiro Thiago Leal.

FICHA TÉCNICA: BANGU 0 x 1 FLUMINENSE Local: Estádio Engenhão
Data: 20 de janeiro de 2011
Horário: 19h30 (Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols
Assistentes: Ricardo Mauricio Ferreira e Eduardo de Souza
Cartões Amarelos: Diego Padilha, Raphael Azevedo, Abílio, China e Josiel(B); Fred, Júlio César, Souza, Leandro Euzébio(F);
Cartões Vermelhos: Raphael Azevedo(B);Souza(F)
Gol: FLUMINENSE: Fred aos 36 minutos do segundo tempo

BANGU: Thiago Leal; China, Raphael Azevedo, Diego Padilha e Fabiano Silva; André Barreto, Joziel, Thiago Galhardo(Tiago Neiva) e Ricardinho(Abílio); Somália(Leandro Costa) e Pipico
Técnico: Gabriel Vieira

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano(Marquinhos), Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar(Carlinhos); Valencia, Diguinho, Deco(Rodriguinho) e Souza; Tartá e Fred
Técnico: Muricy Ramalho

FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27336915