Ainda sem estrelas, Flamengo bate América e chega à segunda vitória
Renato Abreu (à esq.) abriu o placar para o Flamengo diante do América-RJ
Enquanto aguarda as estreias de Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo vai cumprindo o seu dever no Campeonato Carioca. Na tarde deste sábado, a equipe rubro-negra derrotou o América-RJ pelo placar de 3 a 1, em Edson Passos, pela segunda rodada da Taça Guanabara.

O time de Vanderlei Luxemburgo abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo. Em jogada ensaiada, Léo Moura rolou para Renato Abreu, que chutou forte. A bola resvalou na defesa e morreu no fundo da rede. O Flamengo ampliou ainda na primeira etapa, aos 32 minutos. Renato levantou na área e David se antecipou ao goleiro e marcou.

Logo no começo da segunda etapa, o time de Luxemburgo ampliou a sua vantagem. Aos 6 minutos, Vander fez boa jogada individual pela direita e cruzou rasteiro na medida para Deivid, que desviu para o gol. Com a vitória praticamente assegurada, o Flamengo relaxou, e o América conseguiu descontar. Aos 21 minutos, Hugo cruzou, Felipe Adão desviou de cabeça e Leandrinho complementou.

Renato Abreu (à esq.) abriu o placar para o Flamengo diante do América-RJ; assista
Crédito: Vipcomm
Com a vitória, o Flamengo chegou aos seis pontos, na liderança do grupo 1 da Taça Guanabara. Na estreia, o Flamengo derrotou o Volta Redonda por 2 a 0. Já o América-RJ segue com um ponto, oriundo do empate com o Boavista.

Na próxima rodada, na quarta-feira, o Flamengo encara o Americano, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. No mesmo dia, o América joga em casa contra o Resende.

O jogoJogando de branco, o Flamengo tomou a iniciativa e levou perigo nos primeiros minutos, após lançamento da direita de Marquinhos e cabeçada de Deivid rente à trave. Com a pressão rubro-negra, o gol não demorou a sair. Após falta sofrida, Léo Moura rolou a bola para Renato encher o pé, 1 a 0 Flamengo, aos 11 da primeira etapa.

Dominando totalmente a partida, o Flamengo seguiu levando perigo à zaga adversária, principalmente pelo lado direito, nas subidas do lateral Léo Moura. Acuado, o América só conseguiu dar o primeiro chute a gol aos 21 minutos de partida, com Leandrinho.

Após o tempo técnico, o América voltou melhor ao gramado e levou algum perigo aos zagueiros do Flamengo. Aos 24, Hugo se livrou dos marcadores, avançou pelo meio e chutou com perigo ao gol de Felipe. Aos 30, em cobrança de falta, Edson chutou com perigo, mas a bola passou longe da meta rubro-negra.

Apesar das investidas do time da casa, quem mandava na partida era o Flamengo. Após Marquinhos ser derrubado perto da área, Renato bateu a falta cruzada e encontrou a cabeça do zagueiro David Braz, que só encostou para o fundo da rede. Era o segundo gol dos rubro-negros, aos 31 minutos de partida.

No final do primeiro tempo, o América ainda tentou diminuir a vantagem do Flamengo, após belos chutes de Hugo, aos 43, e Felipe Adão, no minuto final, mas sem sucesso.

Devido ao forte calor, as duas equipes voltaram para o segundo tempo com menos velocidade nas jogadas de ataque. Tranquilo em campo, o Flamengo conseguiu ampliar o placar logo na primeira jogada de perigo. Após bela jogada de Vander, Deivid conseguiu pegar o cruzamento e tocou para o fundo da rede, fazendo 3 a 0, aos seis da segunda etapa. Foi o primeiro gol do atacante, que vem sendo contestado pelos torcedores, no ano.

Visivelmente entregue em campo, o América encontrava muitas dificuldades na criação das jogadas e esbarrava no bom entrosamento da zaga rubro-negra. Um dos melhores em campo, o rubro-negro Marquinhos infernizava o lado direito americano e era perigo constante. O meia Renato Abreu também era um dos destaques da equipe, até então.

Assim como no primeiro tempo, o América voltou melhor depois do tempo técnico e conseguiu fazer seu primeiro gol na partida. Na confusão dentro da área rubro-negra, após cruzamento de Hugo, o meia Leandrinho conseguiu cabecear e tirar o goleiro Felipe da jogada, aos 22 minutos.

Com os dois zagueiros pendurados, devido ao cartão amarelo, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu reforçar o setor, sacando o meia Vander e colocando o veterano Ronaldo Angelim, aos 33 minutos. Animado com o gol, o América partia pra cima do Flamengo buscando, pelo menos, empatar a partida.

Com a vitória garantida, o Flamengo passou os minutos finais administrando o resultado e tocando passes curtos, principalmente com os laterais Léo Moura e Egídio. A equipe americana tentava, sem sucesso, furar o bloqueio rubro-negro. Sozinho na frente, Felipe Adão não levou perigo ao goleiro Felipe.

FICHA TÉCNICA:AMERICA 1 x 3 FLAMENGOLocal: Estádio Giulite Coutinho, Edson Passos (RJ)
Data: 22 de janeiro de 2011, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca
Assistentes: Ediney Guerreiro e Marco Aurélio dos Santos
Cartão amarelo: Wellinton e David Braz do Flamengo
Gols: América: Leandrinho, 22 do 2º tempo
Flamengo: Renato, 12 e David Braz, 31 do 1º tempo; Deivid, 7 do 2º tempo

AMÉRICA: Mota; Édson (Josimar), Vitor, Ronan e Bruno Santos (Felipe Assis); Rodolpho Fukamati, Ives, Luíz Araújo e Leandrinho (Wellington); Felipe Adão e Hugo.
Técnico: Gilson Gênio

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wellinton, David Braz e Egídio; Fernando, Willians, Marquinhos (Wanderley) e Renato; Vander (Ronaldo Angelim) e Deivid (João Vitor)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo



FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27363659