terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bota e Flu aprendem lição e viram exemplos

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2010 - SÉRIE A

Na luta pelo título, Fluminense e Botafogo destacam nova rotina carioca: saber jogar o Brasileiro

Em novembro de 2009, Fluminense e Botafogo passavam por batalha que serviu como lição. A improvável fuga do rebaixamento de ambos resultou em planejamento e, um ano depois, a dupla tenta repetir o feito do Flamengo: ser campeão brasileiro nos pontos corridos. Aos poucos, os cariocas começam a ser personagens comuns na parte superior da tabela, resultado de um pensamento inteligente.
Diante de campanhas exemplares, Flu e Bota mostram pequenas mudanças que fizeram a diferença. Nos dois casos, os técnicos foram mantidos como peças importantes nas filosofias de trabalho. Assim como Andrade foi a cara do Fla em 2009, Muricy Ramalho e Joel Santana apontam onde os times pensam. Nos casos, o título.
Para dentro das quatro linhas, mais mudanças. Os rivais enfrentaram problemas por lesões e passaram por cima das dificuldades com um elenco de qualidade. No Bota, Joel destaca que não existem titulares e reservas. Já Muricy sabe trabalhar com as peças que tem.
A fórmula parece simples, mas a lista não conta com contratações equivocadas e salários atrasados.
Se não dá para erguer um moderno CT de um dia para o outro, por exemplo, resta aproveitar fatores mínimos para levar vantagem.
– Lógico que é bom um clube proporcionar estrutura, mas também acho que se deve saber jogar o Brasileiro. O campeonato é equilibrado e precisamos usar nossos trunfos – disse Carlinhos, lateral-esquerdo tricolor.
Para o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, o clube ainda não chegou ao ideal, mas sabe quais são os passos para continuar firme entre os primeiros no futuro:
– Com um planejamento maior, servido por centro de treinamento e divisões de base, o clube vai estar sempre nas cabeças. Sem isso, o topo pode virar apenas algo eventual - afirmou.

Nenhum comentário: