terça-feira, 9 de maio de 2017

Pai do técnico mais novo da Série A, Jairzinho vê filho no patamar dos grandes




BOTAFOGO



Convidado na premiação do Carioca, ídolo do Botafogo lamenta que filho não tenha sido eleito melhor treinador e avisa: "Na hora que tiver um grupo mais forte, ele vai chegar mais longe ainda"


Por Bruno Giufrida, Caio Blois e Thiago Lima, 
Rio de Janeiro



Orgulhoso do filho, Jairzinho Furacão crê que Botafogo brigará pelo título do Brasileiro (Foto: Thiago Lima)
Orgulhoso do filho, Jairzinho Furacão 
crê que Botafogo brigará pelo título 
do Brasileiro (Foto: Thiago Lima)


O Botafogo não foi indicado para as premiações da festa de encerramento do Campeonato Carioca de 2017, realizada na noite da última segunda-feira em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mas teve Jairzinho Furacão como um representante. O ídolo alvinegro foi convidado de honra e participou da cerimônia no palco, mas achou injusto o fato de o filho não ter sido eleito ao posto de melhor treinador. Às vésperas da abertura do Campeonato Brasileiro, o pai do técnico mais novo da Série A vê Jair Ventura, de 38 anos, no patamar dos comandantes já consagrados no país. 

– A sabedoria independe da idade. Senão eu não jogaria na seleção brasileira uma Copa do Mundo com 19 anos. O que vale é poder executar o que a posição exige, e isso ele tem. Sabedoria, conhecimento, experiência... Porque não é a primeira vez, ele está no Botafogo há nove anos. A tendência é só crescer. Pelo plantel que ele tem em mãos, sem nenhum demérito, em relação a Flamengo, Fluminense, Vasco etc., de fato está demonstrando que sua capacidade é extraordinária. E na hora que tiver uma condição de um grupo mais forte, ele vai chegar mais longe ainda.

Confira outros trechos da entrevista com Jairzinho:


PAI DO TÉCNICO MAIS NOVO DA SÉRIE A
Para mim é de fato uma grande alegria, principalmente por tudo que dei a ele: conselhos, orientações... E por ele próprio seguir a linha de um grande desportista. Já que ele não pôde ter tido sucesso por causa da inflamação que teve no púbis, o que ele fez? "Papai, vou estudar". Falei: "Isso mesmo, estuda que você vai ser vencedor". E hoje está dando a resposta para todos nós. E para mim mais ainda, valeu a pena ter orientado e dar a ele essa oportundiade de vir ser hoje um dos maiores técnicos já tão jovem do futebol brasileiro.

QUANDO PERCEBEU QUE O FILHO IRIA LONGE?
Eu comecei a perceber com todos os treinadores que ele trabalhou nesse percurso de nove anos. Por que isso? Os treinadores deram a ele a confiança de fazer o scout de jogo, e ele respondia sempre à altura. E eu presenciei em três palestras que dei no Botafogo ele tendo autoridade do treinador de mostrar como o time joga, como o adversário joga, qual o ponto forte, fraco, o sistema... Então ali já me deixou à vontade para dizer que na hora que assumisse não teria dificuldade. Porque são nove anos de Botafogo, não são nove dias e nem nove meses.

EM QUE O FILHO PRECISA EVOLUIR?
Não sou eu que vou julgá-lo nem dizer o que tem que fazer. Ele já é maior de idade e tem capacidade para continuar mostrando que vai evoluir a cada dia mais. Futebol se joga todos os dias, agora saber jogar... Existe uma grande diferença. E também saber preparar uma equipe, e isso ele demonstrou. O time dele joga de diversas formas, no decorrer do jogo ele muda a maneira de jogar, e vem dando certo.

FALTOU ALGUÉM DO BOTAFOGO NA PREMIAÇÃO?
Não vai adiantar eu falar porque já ocorreu, eles não reconheceram. Não deram valor principalmente ao Jair. Porque pegar um time como ele pegou, Botafogo quase caindo para Segunda Divisão, e levar para a Libertadores... Faltou a conscientização das pessoas que lidam com futebol. Mas não adianta cobrar, é só aceitar.

BOTAFOGO VAI BRIGAR PELO QUE NO BRASILEIRO?
O Botafogo vai brigar igual os outros pelo título. Espero que chegue o mais longe possível na Libertadores, se possível até ganhar. Porque, o que acontece? O caixa melhora. E se você tem caixa, tem condições de fazer contratações. Se não tem fica difícil. Futebol hoje é muito caro. 


FONTE:

Nenhum comentário: