terça-feira, 9 de maio de 2017

Medina perde na abertura do Rio Pro; Mineirinho avança direto à 3ª fase




MUNDIAL DE SURF


Campeão mundial em 2014 é derrotado por Nat Young na 1ª bateria do evento e terá de disputar o round 2. Adriano de Souza vence bateria 100% brasileira e John John também se classifica

Medina perde na abertura do Rio Pro; Mineirinho avança direto à 3ª fase



Por Carol Fontes, Flávio Dilascio e Gustavo Garcia, 
Saquarema, RJ

Gabriel Medina abriu o Rio Pro 2017 numa bateria extremamente equilibrada. O brasileiro chegou a arrancar aplausos do público, que compareceu em bom número em Itaúna, mas a vitória na bateria 1 ficou com o americano Nat Young. Com 13.84 de somatório (6.17 e 7.67), o surfista dos Estados Unidos mandou o campeão mundial de 2014 para a repescagem - o brasileiro somou 13.10, com um 6.00 e um 7.10 como melhores notas. O outro integrante da bateria foi o havaiano Ezekiel Lau, que fez apenas 10.60 pontos (5.00 e 5.60). Na bateria seguinte, Adriano de Souza, o Mineirinho, derrotou os compatriotas Wiggolly Dantas e Jadson Andre, passando direto à terceira fase.

O campeão mundial John John Florence também confirmou o favoritismo conquistando a vaga para a terceira fase de forma direta. O havaiano, enfrentou os brasileiros Miguel Pupo e Yago Dora, que por muito pouco não desbancou o havaiano. Ao todo, 11 surfistas do Brasil participam do Rio Pro. Derrotados na primeira fase, Wiggolly Dantas, Jadson Andre, Jesse Mendes e Bino Lopes também disputarão a repescagem. Após a primeira fase masculina, a WSL deverá colocar as mulheres na água.

- Eu comecei um pouco devagar, caí bastante no começo da bateria. Quando comecei a aquecer, já era tarde. Mas estou feliz. As últimas ondas me deram confiança para o restante do campeonato. Saquarema tem altas ondas. Infelizmente, não consegui achar, mas estou feliz de estar competindo aqui - disse Medina na zona mista.


As ondas estavam muito pesadas neste início de manhã. Com um minuto de batera, Gabriel Medina surfou uma esquerda, mas a onda fechou, e o brasileiro ganhou apenas 2.33. Instantes depois, Ezekilel Lau respondeu com um 3.00. Mais paciente, Nat Young aguardou uma onda de melhor formação, levando 6.17 de nota com dez minutos de bateria. Empolgado, o americano ainda conseguiu um 4.67 na sequência, disparando na liderança.

  
Gabriel Medina conversa com jornalistas na zona mista após a derrota na estreia (Foto: Carol Fontes)
Gabriel Medina conversa com 
jornalistas na zona mista após 
a derrota na estreia (Foto: Carol Fontes) 


  Precisando de 8.51 para virar, Medina viu Nat Young surfar para um 7.67, deixando-o a uma combinação da virada. A seis minutos do fim, Medina arrancou aplausos do público ao dropar numa onda de longo alcance. A nota do brasileiro foi um 6.00, que o deixou a um 7.84 da virada. A dois minutos do fim, Medina foi para um aéreo, levando a torcida ao delírio. Contudo, a nota foi 7.10, insuficiente para a virada.


Mineirinho manda Jadson e Wiggolly para a repescagem

Melhor brasileiro na elite até este momento, Adriano de Souza saiu na frente na bateria 100% brazuca, com um 3.83, seguido de um 5.93. Campeão em etapa prime do QS em Itaúna em 2014, Wiggolly respondeu com um 3.87, enquanto Jadson surfou para um 5.33, seguido de um 4.83, tomando a liderança de Mineirinho. Adriano não deixou por menos. Numa resposta rápida, ele encontrou uma esquerda, que lhe rendeu 6.33 de nota, o suficiente para retomar o primeiro lugar. A partir de então, o número 4 do mundo passou a administrar a vantagem até confirmar a vitória por 12.26, contra 10.16 de Jadson Andre e 8.97 de Wiggolly Dantas.


 Adriano de Souza passou direto para a terceira fase (Foto: WSL / Poullenot SOCIAL)
Adriano de Souza passou direto para a terceira 
fase (Foto: WSL / Poullenot SOCIAL) 


  - Foi muito bom ter agarrado essa oportunidade de passar direto para o round 3. Eu vi que o Jadson e o Wiggolly também não estavam se achando na água, e o que eu fiz foi suficiente para avançar. Agora vou trabalhar bem a minha concentração, preparar a minha prancha e descansar para a próxima etapa - disse Mineirinho.
Convidado do evento por ser o brasileiro mais bem colocado no WQS deste ano, Jesse Mendes competiu na bateria 4 contra o americano Kolohe Andino e o australiano Josh Kerr. Com um 5.67 e um 6.33 surfados, o brasileiro liderou boa parte do confronto. Precisando de 4.33 para virar, já que tinha apenas um 7.67, Kolohe Andino foi para o tudo ou nada nos minutos finais, assim como Josh Kerr, que estava a um 5.84 da virada. Melhor para o australiano, que encontrou um 8.10 em sua última onda, conseguindo a vitória com 14.27 de somatório.
Outro brazuca convidado para o Rio Pro, Bino Lopes esteve muito perto de vencer o número 2 do mundo, Jordy Smith. O surfista da Praia do Forte vencia a bateria 5 - que teve também o australiano Jack Freestone -até os segundos finais, quando Jordy conseguiu a onda da vitória. Demonstrando personalidade, o brasileiro iniciou a bateria a todo o vapor. Com um 5.33 seguido de um 5.73, o baiano assumiu a liderança, jogando toda a pressão nos dois estrangeiros. Precisando de 4.53 para virar, Jordy Smith conseguiu a onda salvadora no minuto final. Numa valinha para a direita, o sul-africano levou 4.67 dos juízes, vencendo a bateria e mandando Bino Lopes para a repescagem.

John John Florence derrota dupla brasileira
Líder do ranking com 23.000 pontos, Jonh John Florence teve os brasileiros Miguel Pupo e Yago Dora como adversários da primeira fase. Assim como nas etapas da Perna Australiana, campeão mundial tratou de abrir larga vantagem logo no início do confronto. O havaiano abriu a bateria com um 6.50. Pouco depois, o camiseta amarela surfou para um 8.17, melhor nota do dia até então. Miguel Pupo não se abateu e foi buscar um 7.67, seguido de um 5.73.

Yago Dora, por sua vez, obteve apenas um 3.30 na primeira metade da bateria. Nos minutos finais, porém, o novato se agigantou e conseguiu um aéreo espetacular, levando 9.27 de nota para delírio da torcida presente em Itaúna. Contudo, Yago precisava de 9.30, e a vitória ficou mesmo com John John Florence.

1: Gabriel Medina (BRA) 13.10 x Ezekiel Lau (HAV) 10.60 x Nat Young (USA) 13.84
2: Adriano de Souza (BRA) 12.26 x Wiggolly Dantas (BRA) 8.97 x Jadson Andre (BRA) 10.16
3: Owen Wright (AUS) 13.97 x Jeremy Flores (FRA) 14.44 x Leonardo Fioravanti (ITA) 10.10
4: Kolohe Andino (USA) 11.84 x Josh Kerr (AUS) 14.27 x Jesse Mendes (BRA) 12.63
5: Jordy Smith (AFS) 11.20 x Jack Freestone (AUS) 8.16 x Bino Lopes (BRA) 11.06
6: John John Florence (HAV) 14.67 x Miguel Pupo (BRA) 13.40 x Yago Dora (BRA) 14.64
7: Filipe Toledo (BRA), Frederico Morais (PRT), Ethan Ewing (AUS)
8: Matt Wilkinson (AUS), Adrian Buchan (AUS), Ian Gouveia (BRA)
9: Joel Parkinson (AUS), Connor O'Leary (AUS), Joan Duru (FRA)
10: Michel Bourez (TAH), Mick Fanning (AUS), Bede Durbidge (AUS)
11: Sebastian Zietz (HAW), Conner Coffin (USA), Kanoa Igarashi (USA)
12: Julian Wilson (AUS), Caio Ibelli (BRA), Stuart Kennedy (AUS)



VEJA OS VÍDEOS CLICANDO NO LINK DA FONTE ABAIXO



FONTE:

Nenhum comentário: