segunda-feira, 6 de março de 2017

Colosso: indústria murcha 50%!




FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/economia/colosso-industria-murcha-50


Cegonhóloga vai ganhar o Premio Ignóbil de Economia-2017!

cemit.jpg
No PiG cheiroso:

Oito segmentos da indústria encolheram mais de 50% em 3 anos


Nos últimos três anos, durante a mais brutal e longa recessão do Brasil, quando o Produto Interno Bruto (PIB) recuou quase 8% e a produção industrial encolheu 17%, um terço da indústria amargou uma crise ainda pior.

Ela foi fulminante (retração entre 50% e 66%) para oito segmentos e grave (retração entre 25% e 49%) para outros 25 subsetores, segundo definições estabelecidas em um estudo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que tomou como base nos dados de produção industrial no país do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda no investimento - público e privado - é o principal fio condutor da forte queda da indústria, diz Rafael Cagnin, economista-chefe do Iedi. (...) O destaque negativo são cabines e carrocerias para veículos automotores e caminhões e ônibus, ambos com queda na casa de 60% entre 2014 e 2016.

O investimento foi afetado tanto pelo ajuste fiscal do setor público como pela aversão ao risco, que restringiu o volume de crédito disponível para o setor privado, além dos efeitos diretos e indiretos da operação Lava-Jato sobre a economia brasileira e o setor de infraestrutura.

Nenhum comentário: